ESPAÇO DE DEVOCIONAL

Seja bem vindo!
Miss.Cacilda Barbosa Santiago

sábado, 26 de abril de 2014

Como lidar com o Silêncio de Deus?!...

O Senhor está no seu santo templo, o trono do Senhor está nos céus; os seus olhos estão atentos, e as suas pálpebras provam os filhos dos homens.” (Sl 11.4)

A nossa trajetória nesta terra nos possibilita muitas experiências algumas doces , outras amargas, dias bons e dias maus. Mas uma das situações que proporciona certa inquietude e desalento é quando nos dias amargos e maus temos como resposta o silêncio de Deus, quando suas “pálpebras se fecham” e nos provam.
Nos deparamos com o Silêncio de Deus, quando Ele se cala a nosso respeito ou a algo que temos pedido. A  impressão humana que sentimos é de abandono, nos sentimos esquecidos, desamparados, desprestigiados, o que  favorece um ambiente de  frustração e  consequentemente uma confrontação direta para com a nossa FÉ em Deus.
A dimensão do  silencio em um texto escrito é dimensionada através dos sinais de pontuação como a virgula, o ponto e virgula, dois pontos, reticências,  ponto continuando e até um ponto final. 
Na vida também enfrentamos  as pausas  breves, longas, definidas, continuáveis etc. Embora, a  quando se fala da dimensão do silencio de Deus, por mais que seja breve, ecoa como uma eternidade, como um abismo, um vazio em que se ouve apenas o eco da própria voz em meio a um vale.

O patriarca  Jó passou por esta aflição em meio a sua dor e extrema provação chegando a expressar:
"Ah quem me deram um que me ouvisse! Eis que o meu desejo é que o Todo-Poderoso me responda, e que o meu adversário escreva um livro."(Jó 31.35)
 O Salmista Davi por sua vez,  em várias ocasiões de angústia e espera expressou em seus cânticos a sua dor diante do silencio de Deus:
“Ó Deus, não estejas em silêncio; não cerres os ouvidos nem fiques impassível, ó Deus”.( Sl 83.1); “Até quando  me esquecerás, SENHOR? Para sempre? Até quando sofrerei com preocupação e tristeza no coração, dia após dia? Até quando prevalecerá o inimigo contra mim?”(Sl 13.1-2) 

A mulher siro fenícia clamando por Jesus, obteve como resposta um silencio dilacerador, e como agravante o descaso e rejeição dos discípulos: “Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós “. (Mt 15:23).

Em todas essas situações como em muitas e muitas outras citadas na Bíblia Sagrada, vimos que Deus entrou com a devida providencia no tempo dEle. Deus ouve, mas a resposta está relacionada à Sua Soberania. E em meio ao silencio, não podemos esquecer da Soberania de Deus. Soberania significa governo, e a soberania de Deus significa que Deus governa sua criação com absoluto poder e autoridade. Ele determina o que vai acontecer, e acontece. Ele faz o que quer, como quer, quando quer e para quem Ele quer, isso é Soberania.
O Soberano Deus decidiu silenciar, Ele conhece a estrutura de cada pessoa, sabe até quando suportamos. “Conhece a nossa estrutura e se lembra que somos pó”.
Nesta hora de Silencio, precisamos ser sensíveis a presença de Deus, por mais que não fale, que não aconteça, mas Ele está conosco, é o tempo do silêncio, e não do abandono e do desprezo, porque Deus jamais desampara os seus filhos.
Jó, Davi, a mulher siro-fenícia e tantos outros, frágeis como nós,  entenderam perfeitamente como lidar com o Silencio de Deus, compreendendo  o princípio  da Sua Soberania, expressaram seus sentimentos e apelos ao Senhor, mas fizeram algo a mais neste momento, algo que demostra superação,  Eles ADORARAM ao Senhor, O Senhor que está nos céus, o Senhor que tem os seus olhos atentos, ao Senhor que tem todo Poder nos céus e na terra. O TEMPO está sob o seu comando e nada nem ninguém impede o AGIR de Deus.
Portanto, se você está na pausa, no silencio de Deus na tua vida, na tua história, ESPERE,  e  ADORE, ADORE, ADORE ao Senhor que Reina, e toda amargura, frustração será dissipada e substituída pela CONFIANÇA no Deus que Governa e Reina para Sempre!

Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera". (Is 64.4)

Um comentário: