ESPAÇO DE DEVOCIONAL

Seja bem vindo!
Miss.Cacilda Barbosa Santiago

terça-feira, 19 de julho de 2011

Reflexão bíblica sobre AMIZADE. Feliz dia do Amigo!!

No dia do amigo,  quero aproveitar este espaço para agradecer a Deus e a todos os meus amigos de perto e de longe.  Ter Amigos  é um dádiva diária de Deus, ser amigo é uma questão de atitude, de ver no outro alguem tão importante e com sentimentos, qualidades e defeitos como qualquer ser humano. Li um certo pensamento que diz "Encare os defeitos dos outros como você encara os seus", e achei ótimo, pois muitas vezes nos frustramos por querer que os outros sejam perfeitos, quando nós não somos! A Bíblia nos alerta para esta verdade: “tudo que quereis que os homens vos façam assim fazei vós também” . Para ter amigos, é preciso ser amigo. A amizade verdadeira tende a se fortalecer em meio aos momentos mais turbulentos: "Em todo o tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão." Provérbios 17:17. Desenvolver a amizade sincera tras em seu bojo uma comunhão mais profunda do que com o próprio irmão: "O homem de muitos amigos, deve mostrar se amigável,mas há amigo mais chegado que irmão"(Pv 18:24). Ter amigos verdadeiros proporciona força, alegria e motivação. Palavras abençoadoras e sinceras são importantes para o fortalecimento das amizades.
Na Bíblia vamos encontrar algumas amizades que nos apontam alguns ingredientes fundamentais para o fortalecimento de amizades verdadeiras e abençoadas.
1.     CUIDADO -  Rute e Noemi, mulheres vítimas de tragédias, perdas irreparáveis, uniram-se em meio a dor, demonstrando que o verdadeiro amigo nunca abandona em meio da calamidade, portanto a marca desta amizade se define com uma palavra: CUIDADO. O resultado deste cuidado, foi que Deus honrou e prosperou a vida destas grandes amigas. Nesta relação de amizade, fica claro o seguinte princípio “Eu me importo com você, conte comigo!”. Quando nos importamos cuidamos e superamos os obstáculos par levar adiante a dádiva de ser e ter amigos.
2.     ALTRUÍSMO - DAVI E JONATAS , dois amigos, inseridos num sistema de interesses no poder, no entanto, a amizade verdadeira e o amor sincero entre os dois deu-lhes a capacidade de superar o egoísmo e os interesses pessoais, buscando o bem estar do próximo, demonstando que  o segredo é ALTRUISMO, ou seja, se importar com o outro, independente do que digam, o amigo verdadeiro acredita e confia.“E sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como à sua própria alma."(I samuel 18:1). Nesta relação de amizade podemos perceber um princípio fundamental que é “Apesar de tudo conspirar contra a nossa amizade, amo você como a mim mesmo!”
3.     SOLIDARIEDADE – Os 4 AMIGOS DO PARALÍTICO DE CAFARNAUM , superaram as dificuldades, tiveram a fé e a perseverança para estrategicamente levar o amigo numa cama, venceram a multidão, subiram a cama pelo telhado, o resultado: a cura, nesta amizade observamos um segredo:SOLIDARIEDADE. Esta relação de amizade é baseada no seguinte princípio: “Custe o que custar, quero ver meu amigo abençoado!”.
4.     CONFIANÇA – Os amigos do centurião de Cafarnaum(Lc 7.6), Jesus manda um recado para Jesus pelos seus amigos, que Jesus bastava dizer uma palavra e seu criado, que lhe era muito querido, ficaria curado. Os amigos repassaram a mensagem de forma íntegra como se fosse o próprio centurião, não distorceram e sim intercederam, o resultado foi o milagre. Assuntos distorcidos, falta de clareza afastam grandes amigos, o centurião pode confiar aos seus amigos uma importante missão e saiu exitoso. Esta amizade deixa claro o seguinte princípio: ”Sei que posso contar em todos os momentos com sua sinceridade e fidelidade!”  
5.     AMOR VERDADEIRO – Em Jesus temos o maior exemplo do que é ser amigo, Jesus é perfeito, não erra, é o grande e fiel amigo, ao nosso dispor em todos os momentos. “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu Senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo o quanto ouvi de meu pai”(Jo 15, 15). É privilégio ser amigo de Jesus, o nosso exemplo maior de amor incondicional. “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos” (João 15:13). Portanto, obedeçamos a Jesus, nosso fiel amigo que nos deixou um mandamento fundamental para sermos bênçaos nesta terra: “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei” (João 15:12).

Jesus nos deixa o princípio do amor verdadeiro, incondicional pautado no principio da entrega, pois “Nós o amamos porque Ele nos amou primeiro” “Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigenito…”(Jo 3.16)
Nosso grande amigo nos diz “Te amo,e nada poderá nos separar!”
 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”Rm 8:38-39)

Aproveitemos o privilégio e a benção desta amizade tão maravilhosa que temos ao nosso dispor!
Feliz dia do amigo e todos os dias do ano!
Obrigada Meu Senhor Jesus, por ser o  Amigo tão especial que és para mim!
Fraternalmente,
Miss. Cacilda Barbosa Santiago