ESPAÇO DE DEVOCIONAL

Seja bem vindo!
Miss.Cacilda Barbosa Santiago

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Vencendo o desafio da incompreensão para alcançar os propósitos divinos

“Moisés pensou que seus irmãos entenderiam que Deus o estava dirigindo para libertá-los, mas eles não o compreenderam.” (At 7.25)

Em nosso dia a dia, é inevitável  enfrentarmos incompreensões, elas nos causam frustração e desanimo, em especial quando vindas dos próprios irmãos, sendo agravadas quando  geradas por mal entendidos quanto a boa-fé, a boa intensão.
Vemos essa experiência na de Moisés, e nos identificamos em frustração, quando estamos fazendo a coisa certa, pensando que nossos irmãos terão a mesma perspectiva,  no entanto eles  não entendem, não nos compreendem.
Moisés, um homem culto, inteligente, preparado em toda ciência adquirida no palácio do Egito, filho da realeza, quando tinha 40 anos resolve visitar seu povo de origem, sentindo de perto suas dores e dilemas. Nessa visita, ainda em sua capacidade humana e racional, resolve fazer justiça com as próprias mãos, matando um egípcio e esconde o corpo, mas como diz a Bíblia: “porque não existe nada oculto que não seja revelado”, Moisés até pensou que não havia testemunhas, foi  descoberto e até mesmo denunciado para Faraó. O assunto vem à tona, quando cheio de boa vontade, Moisés tenta conciliar, pacificar um conflito entre seus irmãos. No texto, percebe-se que Moisés estava  consciente que Deus estava os dirigindo para libertá-los. “Moisés pensou que seus irmãos entenderiam que Deus o estava dirigindo para libertá-los, mas eles não o compreenderam.” (At 7.25).
Após a denúncia de seus irmãos e a mobilização de Faraó, começa a sua fuga de Moisés, uma fuga direta para o centro de treinamento de Deus: o DESERTO, a  mais eficiente academia ministerial de liderança espiritual. 
Ora, ser o libertador do Povo, um príncipe entre os seus irmãos,  era o objetivo traçado no plano de Deus, para um tempo posterior, dentro do propósito divino. Este propósito, foi motivado pela falta de compreensão de seus irmãos. Mas é preciso, enxergar mais alto, acima da situação que causa a dor, pois muitas vezes, a incompreensão, a perseguição, a inveja, apesar de serem armas nocivas, podem servir de molas propulsoras para a conquista de sonhos e propósitos divinos. Temos como exemplo o jovem  José, que empurrado pelo ódio de seus irmãos, tornou-se de auxiliar de serviços gerais de sua família, um  auxiliar direto de Faraó e um grande administrador em tempos de crise, em uma época de grande prosperidade da civilização Egípcia.   
Em sua experiência de vida no deserto, após 40 anos,  Moisés adquiriu um aprendizado de excelência, que o capacitou para ser o Libertador do Povo,  agora nos padrões de Deus. O padrão de Deus, é esvaziar-se de si mesmo, e se encher de Deus. No deserto, o aprendizado de Moisés, superou qualquer aprendizado humano entre os mais elevados padrões que ele teve a oportunidade de adquirir enquanto no Egito. Com seu rebanho atrás do deserto, no monte de Deus (Ex 3.1). O líder Moisés, encontra o anjo do Senhor, e evidencia a essência do que aprendeu:
Disse o SENHOR ”Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito. Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?  E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte.” (Ex 3.10-12)
Foi no deserto, dentre muitas coisas, que Moisés  aprendeu a não criar expectativas sobre si mesmo em relação aos seus irmãos, mas mudou o foco, criou expectativas sobre o que pensariam de DEUS:, o “EU SOU” me enviou a vós. No deserto, ele aprendeu preocupar-se com o que Deus pensa, e o que Deus planejou. A companhia de Deus que garantiu” Certamente eu serei contigo” fez toda a diferença na superação de Moisés para enfrentar o universo da incompreensão, da perseguição e do ódio.
Somente o Deus que chama, que capacita, que envia e que garante a Sua Poderosa companhia é que nos motiva a enxergar além das circunstâncias humanas. Pois esse Poderoso Deus  é pensa e projeta muito além do que qualquer compreensão humana.
 “ Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.  Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.”  (Is 55.8-9)