ESPAÇO DE DEVOCIONAL

Seja bem vindo!
Miss.Cacilda Barbosa Santiago

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

A FUGA DA ESPERANÇA...

Não aparecendo, havia já a muitos dias, nem sol, nem estrelas, e caindo sobre nós uma não pequena tempestade, fugiu-nos toda esperança de nos salvarmos.”(At 27.20)

No diário de navegação do Apostolo Paulo, um servo de Deus  e então prisioneiro por propagara fé cristã, estava descrita uma implacável e dura realidade: um comandante que preferia acreditar na capacidade do piloto do que na palavra de um servo de Deus, um barco com 276 pessoas a bordo, sem rumo e à mercê das ondas e vendavais, estrelas e sol desaparecidos há dias devido a tempestade, muito trabalho sem resultado, e falta de alimentação, culminando assim num dos pontos cruciais deste texto em que a fé duvida e se esvai, que é quando a esperança desaparece, não  somente perdida, mas foge diante dos nossos olhos... tanta habilidade e esforço para nenhum resultado, pelo contrario, a situação indo de mal a pior.

A fuga da esperança desestabiliza qualquer pessoa, tira a capacidade de acreditar que o sol voltará a despontar entre as nuvens e nem que as estrelas voltaram a brilhar. No Salmo 121, o salmista inicia nessa aflição “Elevo os olhos para os montes de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra”

Paulo entendeu a grandeza de ser servo do Criador, e mesmo enfraquecido emocionalmente e fisicamente, espiritualmente estava forte, (o PODER do Senhor se aperfeiçoa em nossa fraqueza); “...e pondo-se em pé no meio deles disse: bom seria que tivesse me ouvido...mas agora vos admoesto que tenhais BOM ANIMO, porque não se perderá a vida de nenhum de vós, mas somente o navio. Porque esta mesma noite, o anjo de Deus DE QUEM EU SOU, E A QUEM SIRVO, esteve comigo, dizendo: NÃO TEMAS!...”.
Portanto, se a esperança fugir... para reencontrá-la assim como Paulo, é preciso se posicionar através da compreensão de 7 grandes verdades: 1ª. Quem você é a quem você  pertence?; 2ª. a quem você serve?; 3ª. Quem está com você?; 4ª Levante-se sob a ordem de Deus, mesmo que todos estejam prostrados, 5ª. Tenha bom animo e encoraje a outros para que façam o mesmo; 6. Não Tenha medo, e  7ª. Decida ser sempre um canal de bênçãos até mesmo para quem aparentemente não mereça ou não reconheça  seu  valor como servo de Deus.(... crede nos seus profetas, e prosperareis” 2 Cr. 20:20)

 Bendito o varão que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor. Porque ele será como a arvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas sua folha fica verde e no ano da sequidão não se afadiga nem deixa de dar fruto”(Jr 17.17)