ESPAÇO DE DEVOCIONAL

Seja bem vindo!
Miss.Cacilda Barbosa Santiago

domingo, 10 de março de 2019

Lições de Jael, a mulher bendita sobre as mulheres das tendas.



Lições de Jael, a mulher bendita sobre as mulheres das tendas.
"Que Jael seja a mais bendita das mulheres, Jael, mulher de Héber, o queneu! Seja ela bendita entre as mulheres que habitam em tendas!” (Juizes 5:24) 
A Bíblia relata a história de muitas mulheres,  que em situações de perigo, agiram com coragem para livramento do povo de Israel, dentre elas as parteiras do Egito, a mulher que matou Abimeleque (Jz 9.51-53);  a rainha Ester, Débora e Jael. Nossa reflexão é sobre Jael, que dentre outras, saiu do anomimato do deserto, por um ato de heroísmo em meio a um caos social e econômico. Foi o caso de Jael, que surge na história da juíza Debora. O povo de Israel esta sob a opressão do rei Jabim e do perverso capitão Sísera (que oprimiam a Israel violentamente por mais de vinte anos, com um grande poder bélico, como soldados, carros e armas de guerra. “Mas os filhos de Israel clamaram ao Senhor...”  Jz 4.1-3
O nome Jael: Significa “cabra das selvas”, “cabra dos montes”. Jael tem origem no nome hebraico Yael que significa “cabra das selvas”,. e seu esposo, Héber: Significa "homem, varão", “companheiro”, “guerreiro glorioso”. Essa família tinha se apartado dos demais queneus e do clã dos filhos de Hobabe, sogro de Moisés, e tinha armado a sua tenda perto do Carvalho de Tsaanáim, que localiza-se nas proximidades de Quedes. Viver em tendas, não era  sinal de conforto e mordomia. Mas de peregrinação, lutas e muito trabalho.  Podemos perceber algumas lições poderosas nessa narrativa vitoriosa sobre a Jael. Vejamos:
1º Apesar de estar nas tendas no deserto, Jael estava na mira de uma promessa (Jz 4.9) –  Baraque com medo, teme e informa que só iria para a batalha se fosse acompanhado por Débora, Debóra informa “não será a tua honra... mas pela mão de uma mulher...) - A maior humilhação que um homem poderia sofrer naqueles dias era ser morto por uma mulher (Jz 9.52-54) Ex. Abimeleque. Jael consegui a proeza de matar o mais temível general do exercito inimigo daqueles dias (Jz 4.18-21).  Exemplos: Ruth a moabita ((Rt 4.13-22, Mt 1.5); Maria , da desprezível cidade de Nazaré, mãe do salvador Jesus Cristo (Lc 1.26-35)
2º - Jael, SOUBE APROVEITAR AS OPORTUNIDADES.  Por causa desse ato heroico , Jael saiu do anonimato e entrou para a galeria das mulheres famosas da Bíblia. (Jz 5.24-27).  Mesmo em outro espaço apartado do conforto do seu clã, Jael não se acomodou e soube aproveitar as oportunidades.
1.      Jael foi CORAJOSA E ESTRATEGISTA:
1.1              Cobriu a Sisera com uma coberta.  Ao invés de expor a situação, cubra com ORAÇÃO a situação.  
1.2              Decidiu que o opressor não manda na sua tenda!
·         Sísera pediu agua, e ela lhe deu leite... (não fortaleça, não sacie com vida  o inimigo. O Leite proporciona sonolência.
·        Não obedeça o que o inimigo quer, obedeça a DEUS.  – ELE MANDOU ELA MENTIR... ELA FOI PROCURAR A ESTACA DA TENDA... (v. 20)
3º ESTRATÉGIAS E INSTRUMENTOS DE VITÓRIA NAS MÃOS DE  JAEL  - “O Senhor adestra as nossas mãos para a batalha e nossos dedos para a guerra” (Sl 144.1)
3.1  Estaca da FÉ E CORAGEM - ... e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.1 João 5:4// Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra tem uma recompensa.  2 Crônicas 15:7
3.2   MARTELO (PALAVRA)  (PODER E FORÇA) - "Não é a minha palavra fogo, diz o Senhor, e martelo que esmiúça a penha?" Jeremias 23.29
3.3  ALVO DEFINIDO:  crânio, ALVO definido, OBJETIVOS CERTOS. Com inimigo não se brinca, é preciso destruir. (2Co 2.10 b –11 - “...para que não sejamos vencidos por Satanás, porque não ignoramos os seus ardis.”  
3.3  FOI MANSAMENTE (sabedoria e prudência) - Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas” (Mt 10:16).
4        JAEL , UMA MULHER BENDITA – Soube ser benção!
4.1  Somente Maria, a mãe do Salvador, recebeu um elogio semelhante ao de Jael Maria foi chamada “bendita entre as mulheres; Jael, bendita sobre as mulheres nas tendas.
·        Pv 31.28-29, toda mulher virtuosa é bendita e louvada por sua dignidade e trabalho
·        A mulher virtuosa é coroa de honra para seu marido, mas a de atitudes vergonhosas é como podridão nos ossos dele. (Pv 12.4)
CONCLUSÃO: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; como também nos elegeu nEle antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dEle em amor.(Efésios 1:3-4)
(Miss. Cacilda Barbosa Santiago)

.


3 comentários:

  1. Abençoada!!!
    Que saibamos usar os instrumentos que o Senhor tem colocado em nossas mãos.

    ResponderExcluir
  2. mensagem maravilhosa amiga que fonte Deus te abençõe poderosamente bjs

    ResponderExcluir
  3. Que ensino maravilhoso me ajudou bastante na formulação de uma palestra sobre Jael Deus abençoe grandemente sua vida

    ResponderExcluir