ESPAÇO DE DEVOCIONAL

Seja bem vindo!
Miss.Cacilda Barbosa Santiago

terça-feira, 19 de julho de 2011

Reflexão bíblica sobre AMIZADE. Feliz dia do Amigo!!

No dia do amigo,  quero aproveitar este espaço para agradecer a Deus e a todos os meus amigos de perto e de longe.  Ter Amigos  é um dádiva diária de Deus, ser amigo é uma questão de atitude, de ver no outro alguem tão importante e com sentimentos, qualidades e defeitos como qualquer ser humano. Li um certo pensamento que diz "Encare os defeitos dos outros como você encara os seus", e achei ótimo, pois muitas vezes nos frustramos por querer que os outros sejam perfeitos, quando nós não somos! A Bíblia nos alerta para esta verdade: “tudo que quereis que os homens vos façam assim fazei vós também” . Para ter amigos, é preciso ser amigo. A amizade verdadeira tende a se fortalecer em meio aos momentos mais turbulentos: "Em todo o tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão." Provérbios 17:17. Desenvolver a amizade sincera tras em seu bojo uma comunhão mais profunda do que com o próprio irmão: "O homem de muitos amigos, deve mostrar se amigável,mas há amigo mais chegado que irmão"(Pv 18:24). Ter amigos verdadeiros proporciona força, alegria e motivação. Palavras abençoadoras e sinceras são importantes para o fortalecimento das amizades.
Na Bíblia vamos encontrar algumas amizades que nos apontam alguns ingredientes fundamentais para o fortalecimento de amizades verdadeiras e abençoadas.
1.     CUIDADO -  Rute e Noemi, mulheres vítimas de tragédias, perdas irreparáveis, uniram-se em meio a dor, demonstrando que o verdadeiro amigo nunca abandona em meio da calamidade, portanto a marca desta amizade se define com uma palavra: CUIDADO. O resultado deste cuidado, foi que Deus honrou e prosperou a vida destas grandes amigas. Nesta relação de amizade, fica claro o seguinte princípio “Eu me importo com você, conte comigo!”. Quando nos importamos cuidamos e superamos os obstáculos par levar adiante a dádiva de ser e ter amigos.
2.     ALTRUÍSMO - DAVI E JONATAS , dois amigos, inseridos num sistema de interesses no poder, no entanto, a amizade verdadeira e o amor sincero entre os dois deu-lhes a capacidade de superar o egoísmo e os interesses pessoais, buscando o bem estar do próximo, demonstando que  o segredo é ALTRUISMO, ou seja, se importar com o outro, independente do que digam, o amigo verdadeiro acredita e confia.“E sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como à sua própria alma."(I samuel 18:1). Nesta relação de amizade podemos perceber um princípio fundamental que é “Apesar de tudo conspirar contra a nossa amizade, amo você como a mim mesmo!”
3.     SOLIDARIEDADE – Os 4 AMIGOS DO PARALÍTICO DE CAFARNAUM , superaram as dificuldades, tiveram a fé e a perseverança para estrategicamente levar o amigo numa cama, venceram a multidão, subiram a cama pelo telhado, o resultado: a cura, nesta amizade observamos um segredo:SOLIDARIEDADE. Esta relação de amizade é baseada no seguinte princípio: “Custe o que custar, quero ver meu amigo abençoado!”.
4.     CONFIANÇA – Os amigos do centurião de Cafarnaum(Lc 7.6), Jesus manda um recado para Jesus pelos seus amigos, que Jesus bastava dizer uma palavra e seu criado, que lhe era muito querido, ficaria curado. Os amigos repassaram a mensagem de forma íntegra como se fosse o próprio centurião, não distorceram e sim intercederam, o resultado foi o milagre. Assuntos distorcidos, falta de clareza afastam grandes amigos, o centurião pode confiar aos seus amigos uma importante missão e saiu exitoso. Esta amizade deixa claro o seguinte princípio: ”Sei que posso contar em todos os momentos com sua sinceridade e fidelidade!”  
5.     AMOR VERDADEIRO – Em Jesus temos o maior exemplo do que é ser amigo, Jesus é perfeito, não erra, é o grande e fiel amigo, ao nosso dispor em todos os momentos. “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu Senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo o quanto ouvi de meu pai”(Jo 15, 15). É privilégio ser amigo de Jesus, o nosso exemplo maior de amor incondicional. “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos” (João 15:13). Portanto, obedeçamos a Jesus, nosso fiel amigo que nos deixou um mandamento fundamental para sermos bênçaos nesta terra: “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei” (João 15:12).

Jesus nos deixa o princípio do amor verdadeiro, incondicional pautado no principio da entrega, pois “Nós o amamos porque Ele nos amou primeiro” “Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigenito…”(Jo 3.16)
Nosso grande amigo nos diz “Te amo,e nada poderá nos separar!”
 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”Rm 8:38-39)

Aproveitemos o privilégio e a benção desta amizade tão maravilhosa que temos ao nosso dispor!
Feliz dia do amigo e todos os dias do ano!
Obrigada Meu Senhor Jesus, por ser o  Amigo tão especial que és para mim!
Fraternalmente,
Miss. Cacilda Barbosa Santiago


4 comentários:

  1. Nada como amar o proximo como a sí mesmo.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. OLÁ QUERIDA MISS.CACILDA,A PAZ DO SENHOR!
    HOJE EUVIM AQUI PARA TE DESEJAR UM FELIZ DIA DO AMIGO,OBRIGADA POR SUA AMIZADE,DEUS TE ABENÇOE.
    FICA COM DEUS,BEIJOS...

    ResponderExcluir
  3. Deus continue te abençoando, suas mensagens são maravilhosas

    ResponderExcluir
  4. Amém! Agradeço as visitas e participação de todos vcs neste modesto blog, com mensagens especiais que Deus por Sua misericórdia tem colocado em meu coração!Abçss

    ResponderExcluir