ESPAÇO DE DEVOCIONAL

Seja bem vindo!
Miss.Cacilda Barbosa Santiago

quinta-feira, 10 de março de 2011

LIÇÕES SOBRE AGAR, UMA MULHER EMPURRADA PARA O DESERTO

 

(Genesis 21. 14-20)
Em  nossa breve peregrinação na terra, numa jornada que é determinada por Deus, somos agentes das nossas escolhas e decisões, e muitas vezes somos atingidos pela decisao e escolhas de outras pessoas, lembrando que acima está a vontade Soberana de Deus que estabelece e determina todas as coisas a nosso respeito.
Agar foi uma mulher, vítima das circunstancias sociais e pessoais, que no decorrer da vida enfrenta o gosto amargo das consequencias e revés da vida.
Deserto é um lugar  arido, seco, sem água, sem nuvens, sem chuva, sem folhas, sem flores, sem flora, sem fauna, raros arbustos, o deserto é estar no centro do nada, é um ambiente sem vento, de dia é calor e à noite é frio. Não há possibilidade de vida na longo neste habitat, a menos que seja uma especie já organicamente preparada para sobrevivencia. Mas a espécie humana precisa de diversos cuidados para sobreviver…
Percebemos na Bíblia, basicamente 3 formas contextuais de deserto: quando Deus leva para o deserto,  e nos ensina, trata no deserto, quando deliberadamente e decisão própria vai para o deserto, exemplo de Elias, e a terceira forma é quando são empurradas, expulsas por outros para o deserto, que é o caso de AGAR.
A  escrava egípcia Agar, era a mãe de Ismael, filho de Abraão. Ocorre que o menino teve uma contenda com o pequeno Isaque, e cria um mal estar entre as mães, fato este que foi a “gota d’agua” para Sara dizer para expulsá-los, Agar e o filho, do clã de Abraão, o patriarca, que por sua vez sofre com a palavra de Sara, mas em consulta a Deus, tem dEle o seu aval para a decisão. Muitas vezes, Deus permite que sejamos empurradas por outrem ao deserto, afinal tudo está sob o controle de Deus, nada, nada foge ao seu controle, por isso Deus não nos apóia em ficarmos procurando culpados e nos magoando e nos ferindo por causa de “a” ou de “b”, Ele quer que nós o conheçamos, mesmo quando somos EMPURRADOS ERRANTES pelo deserto.
Abraão dá a Hagar um odre de água e pã, suprimento que logicamente não demoraria muito, e o que seria depois?!Aparentemente a morte era certa, no entanto, Deus estava no controle da situação.
Quando tudo parece perdido, Agar joga o menino debaixo de umas árvores e afasta-se para não ver seu filho morrer… e … chorar alto. Mas Deus que ouve tudo, afinal um dos grandes questionamentos é “será que Deus ouve o clamor de alguem no deserto?” Afinal no deserto é dificil de ouvir, é difícil de clamar, pois pela aridez as forças s esvaem…
Deus ouve, e responde e pergunda “o que tens Agar? E dá a primeira palavra de ordem para quem padece em meio ao deserto, sem suprimento, sem forças, pensando qu vai morrer: NÃO TEMAS!! Deus entra com provisão, Deus ouve e atende, até o clamor de uma criança largada pela mae que não qeria vê-lo morrer…
A segunda Palavra do Senhor para aquele mulher aflita foi: ERGUE-TE!!
Ao invés de ficar prostrada, esperando a morte chegar levante a sua cabeça, é do céu que vem o teu socorro, erguer-se requer esforço, ainda mais quando estamos debilitados pela sede e fome, e pela falta de perspectiva de sobrevivência.
Quando ela levanta, com a força do Senhor, Ele abre o seus olhos e ela contemplou a fonte de água perto dela, portanto ABRA OS SEUS OLHOS!! Quando nos dispomos a olhar na perpectiva de Deus, na perspetiva do sobrenatural de Deus, com certeza poderemos contemplar e usufruir do Milagre. Lembra do profeta Eliseu e seu servo Geasi? Cercados pelo exercito da Assiria, Eliseu ora para o Senhor abrir os olhos de Geasi e ele enxerga o sobrenatural e contemplou o exercito muito maior que estava com eles naquele embate.
Portanto, reflita bem: NÃO TEMAS, ERGUE-TE e ABRA SEUS OLHOS, pois  através da ótica de Deus, pois com certeza Ele vai mandar a fonte de agua jorrar no deserto e transformará tudo, porque Ele manda em tudo e em todos!
GRAVE no seu coração esta Palavra do Senhor:
"O pobre e o necessitado buscam água, e não encontram! Suas línguas estão ressequidas de sede. Mas eu, o Senhor, lhes responderei; eu, o Deus de Israel, não os abandonarei. Abrirei rios nas colinas estéreis, e fontes nos vales. Transformarei o deserto num lago, e o chão ressequido em mananciais. Porei no deserto o cedro, a acácia, a murta e a oliveira. Colocarei juntos no ermo o cipreste, o abeto e o pinheiro…”(Is 41.18-20)


16 comentários:

  1. Seja bem-vindo ao UBE. Gostaria de ser seu amigo.Pode acompanhar as minhas notícias e se tornar membro do meu blog no:
    http://radiowebblog.blogspot.com/

    Qualquer coisa estamos por aí.

    Marivan.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns minha amiga mais uma vez Deus lhe usou com este artigo tão abençoado. Cada vez mais minha admiração por você só aumenta. Te amo muito. Verônica Brilhante Bjsssss

    ResponderExcluir
  3. que benção! coloquei no meu blog E DEI OS DEVIDOS CRÉDITOS AO SEU BLOG. ESPERO QUE NÃO ACHE RUIM SE NÃO PUDER EU TIRO.BJShttp://anotacoesdabiblia4.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. É muito mportante seguir as orientaçoes de DEUS obedecer w confiar ,por conta da precipitação de Sara ouve tantas complicaçoes e transtornos ,Quando Deus dá uma palavra sobre nos com promessas temos q aguardar e,esperar o resolver de Deus ,Bom saber q apeasr de tudo Deus sempre entra em açao e resolve as coisas parar nós .

    ResponderExcluir
  5. A paz do SENHOR JESUS tudo bem

    ResponderExcluir
  6. Tudo bem graças a Deus!Agradeço a visita de vcs bem como a participação neste blog de mensagens! Deus é Fiel e socorre aos que clamam por Ele.Que Deus vos abençoe!!
    abçs

    ResponderExcluir
  7. adoro essa passagem sobre agar, aquela que era uma simples escrava mas contemplou o sobrenatural de Deus. Deus ama a todos.. Amém

    ResponderExcluir
  8. Amo essa passagem que fala sobre Agar uma simples escrava que pra muitos tinha pouco valor na sociedade mas para Deus valia muito. Ela é lembrada até hj pois essa escrava foi diferente, pode contemplar o sobrenatural de Deus.

    ResponderExcluir
  9. Amém hagar foi uma grande escrava egípcia que venceu a tribulação e foi convertida a esperança através da sua fé ela venceu o deserto criou o seu filho Ismael que se casou no deserto viveu 40 anos e fez seu grande reinado Amém se você está passando por esse deserto não desanime que Deus pode transformar o seu deserto em uma grande esperança Creia ergue a cabeça e confie em Deus lhe dará Vitória.

    ResponderExcluir
  10. Amém fica aqui história de hagar que possamos transformar o nosso deserto de atribulações em grandes esperanças porque se creres verás a glória de Deus construir a sua história como hagar e Ismael seu filho fizeram a 40 anos no deserto amém.

    ResponderExcluir
  11. DEUS CONTINUE TE USANDO. QUE CONHECIMENTO ENRIQUECEU MEU CONHECIMENTO.

    ResponderExcluir
  12. Muito boa essa mensagem apredi muito

    ResponderExcluir
  13. Amei. Perfeito! Deus ouve os aflitos.

    ResponderExcluir
  14. Amados Missionária e demais irmãos... Sem dúvida uma bênção de artigo e revelações bíblicas. No entanto, é bom considerar que: AGAR morava num Palácio, usufruindo de toda regalia, tão incomum para um escravo. E ainda teve o privilégio e permissão para ter um filho com o seu senhor, nada mais nada menos do que Abrãao, amigo de Deus. E o que ela faz então: ZOMBA e DESPREZA a sua senhora. Então é lançada num deserto que A MESMA PROCUROU. Mais tarde ISMAEL seu filho REPETE O FEITO DA MÃE, zombando de Isaque, sendo novamente lançados ao deserto. Esse deserto não é o de Deus, mas o que o próprio homem procura, pois está escrito: "Quem abre uma cova, cairá nela..."

    Graça e Paz de Cristo a todos desse Ministério

    ResponderExcluir