ESPAÇO DE DEVOCIONAL

Seja bem vindo!
Miss.Cacilda Barbosa Santiago

domingo, 10 de março de 2019

Lições de Jael, a mulher bendita sobre as mulheres das tendas.



Lições de Jael, a mulher bendita sobre as mulheres das tendas.
"Que Jael seja a mais bendita das mulheres, Jael, mulher de Héber, o queneu! Seja ela bendita entre as mulheres que habitam em tendas!” (Juizes 5:24) 
A Bíblia relata a história de muitas mulheres,  que em situações de perigo, agiram com coragem para livramento do povo de Israel, dentre elas as parteiras do Egito, a mulher que matou Abimeleque (Jz 9.51-53);  a rainha Ester, Débora e Jael. Nossa reflexão é sobre Jael, que dentre outras, saiu do anomimato do deserto, por um ato de heroísmo em meio a um caos social e econômico. Foi o caso de Jael, que surge na história da juíza Debora. O povo de Israel esta sob a opressão do rei Jabim e do perverso capitão Sísera (que oprimiam a Israel violentamente por mais de vinte anos, com um grande poder bélico, como soldados, carros e armas de guerra. “Mas os filhos de Israel clamaram ao Senhor...”  Jz 4.1-3
O nome Jael: Significa “cabra das selvas”, “cabra dos montes”. Jael tem origem no nome hebraico Yael que significa “cabra das selvas”,. e seu esposo, Héber: Significa "homem, varão", “companheiro”, “guerreiro glorioso”. Essa família tinha se apartado dos demais queneus e do clã dos filhos de Hobabe, sogro de Moisés, e tinha armado a sua tenda perto do Carvalho de Tsaanáim, que localiza-se nas proximidades de Quedes. Viver em tendas, não era  sinal de conforto e mordomia. Mas de peregrinação, lutas e muito trabalho.  Podemos perceber algumas lições poderosas nessa narrativa vitoriosa sobre a Jael. Vejamos:
1º Apesar de estar nas tendas no deserto, Jael estava na mira de uma promessa (Jz 4.9) –  Baraque com medo, teme e informa que só iria para a batalha se fosse acompanhado por Débora, Debóra informa “não será a tua honra... mas pela mão de uma mulher...) - A maior humilhação que um homem poderia sofrer naqueles dias era ser morto por uma mulher (Jz 9.52-54) Ex. Abimeleque. Jael consegui a proeza de matar o mais temível general do exercito inimigo daqueles dias (Jz 4.18-21).  Exemplos: Ruth a moabita ((Rt 4.13-22, Mt 1.5); Maria , da desprezível cidade de Nazaré, mãe do salvador Jesus Cristo (Lc 1.26-35)
2º - Jael, SOUBE APROVEITAR AS OPORTUNIDADES.  Por causa desse ato heroico , Jael saiu do anonimato e entrou para a galeria das mulheres famosas da Bíblia. (Jz 5.24-27).  Mesmo em outro espaço apartado do conforto do seu clã, Jael não se acomodou e soube aproveitar as oportunidades.
1.      Jael foi CORAJOSA E ESTRATEGISTA:
1.1              Cobriu a Sisera com uma coberta.  Ao invés de expor a situação, cubra com ORAÇÃO a situação.  
1.2              Decidiu que o opressor não manda na sua tenda!
·         Sísera pediu agua, e ela lhe deu leite... (não fortaleça, não sacie com vida  o inimigo. O Leite proporciona sonolência.
·        Não obedeça o que o inimigo quer, obedeça a DEUS.  – ELE MANDOU ELA MENTIR... ELA FOI PROCURAR A ESTACA DA TENDA... (v. 20)
3º ESTRATÉGIAS E INSTRUMENTOS DE VITÓRIA NAS MÃOS DE  JAEL  - “O Senhor adestra as nossas mãos para a batalha e nossos dedos para a guerra” (Sl 144.1)
3.1  Estaca da FÉ E CORAGEM - ... e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.1 João 5:4// Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra tem uma recompensa.  2 Crônicas 15:7
3.2   MARTELO (PALAVRA)  (PODER E FORÇA) - "Não é a minha palavra fogo, diz o Senhor, e martelo que esmiúça a penha?" Jeremias 23.29
3.3  ALVO DEFINIDO:  crânio, ALVO definido, OBJETIVOS CERTOS. Com inimigo não se brinca, é preciso destruir. (2Co 2.10 b –11 - “...para que não sejamos vencidos por Satanás, porque não ignoramos os seus ardis.”  
3.3  FOI MANSAMENTE (sabedoria e prudência) - Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas” (Mt 10:16).
4        JAEL , UMA MULHER BENDITA – Soube ser benção!
4.1  Somente Maria, a mãe do Salvador, recebeu um elogio semelhante ao de Jael Maria foi chamada “bendita entre as mulheres; Jael, bendita sobre as mulheres nas tendas.
·        Pv 31.28-29, toda mulher virtuosa é bendita e louvada por sua dignidade e trabalho
·        A mulher virtuosa é coroa de honra para seu marido, mas a de atitudes vergonhosas é como podridão nos ossos dele. (Pv 12.4)
CONCLUSÃO: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; como também nos elegeu nEle antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dEle em amor.(Efésios 1:3-4)
(Miss. Cacilda Barbosa Santiago)

.