ESPAÇO DE DEVOCIONAL

Seja bem vindo!
Miss.Cacilda Barbosa Santiago

terça-feira, 5 de julho de 2016

O QUE NÃO SE DEVE FAZER NO DIA DA BATALHA (Sl 78)

internet: www.jn.pt
“Os homens da tribo de Efraim, armados com arcos e flechas, fugiram no dia da batalha.”(Sl 78.9)
O Salmo 78 nos traz uma importante reflexão, e a necessidade de um resgate histórico sobre um povo que tinha aliança com Deus, mas que o perigo do esquecimento dessa aliança pelas gerações seguintes  trouxe sérias consequências. “para que pusessem em Deus a sua confiança e não se esquecessem dos feitos de Deus, mas lhe observassem os mandamentos;” (v.7)
Efraim, conforme a narrativa bíblica, foi um dos filhos de José que nasceu no Egito. Nome hebraico que significa  "frutífero". Juntamente com a Tribo de Manassés, formou a Casa de José. Efraim, na divisão do território, ocupava a área montanhosa, o que lhe proporcionava proteção e segurança, era também uma região extremamente fértil, proporcionando prosperidade. A tribo de Efraim era a mais dominante das tribos do Reino de Israel, por sua força e poderio.
No entanto, vemos no relato dos salmos 78, uma reflexão do que leva um povo forte, habilitado, armado e bem preparado a fugir diante da batalha. Aprendemos o que NÃO DEVE ser FEITO por quem quer vencer a batalha. Um exército forte e poderoso  que, mesmo com arcos e flechas recuaram apavorados e envergonhados diante de seus inimigos, quebraram alguns requisitos de sobrevivência e vitória na guerra, levando-os a pior de todas as atitudes de um soldado, virar as costas para o inimigo, tornando-se uma presa vulnerável.
Quais os fatores que levam a esse tipo de constrangimento? Um povo escolhido por Deus fugir numa batalha? Podemos observar as respostas nos versículos seguintes:
1.   QUEBRA DE ALIANÇA COM DEUS- DESOBEDIÊNCIA “Não guardaram a aliança de Deus, não quiseram andar na sua lei;” (v.10). 
2.     ESQUECIMENTO DOS FEITOS DO SENHOR - “esqueceram-se das suas obras e das maravilhas que lhes mostrara.” (v.11)
3.     INSISTÊNCIA NO PECADO - “Mas, ainda assim, prosseguiram em pecar contra ele e se rebelaram, no deserto, contra o Altíssimo.” (v.12)
4.     TENTAR A DEUS AFRONTANDO SEU PODER - “Tentaram a Deus no seu coração, pedindo alimento que lhes fosse do gosto. Falaram contra Deus, dizendo: Pode, acaso, Deus preparar-nos mesa no deserto?”
5.     INCREDULIDADE - “porque não creram em Deus, nem confiaram na sua salvação.”

Portanto, é preciso não apenas ser forte e habilidoso, mas acima de tudo, confiar no Senhor, arrepender-se e retomar a posição no combate, e assim como o Salmista lembrar que “uns confiam em carros, outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus. Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé”. (Sl 20)