ESPAÇO DE DEVOCIONAL

Seja bem vindo!
Miss.Cacilda Barbosa Santiago

domingo, 21 de agosto de 2011

O QUE DEUS PENSA SOBRE NÓS, E EM QUE NÓS DEVEMOS PENSAR

 (Texto de Miss. Cacilda Barbosa Santiago)
imagem colhida na internet
em 22.08.11 às 00:26h(pensamento)

Deus é Soberano, grande e tremendo. Devido a pequenez do ser humano, há uma tendencia a limitar em muito a perspectiva dos pensamentos de Deus em relação ao homem, obviamente nem todos os livros da terra definiriam a grandeza dos seus pensamentos. No entanto, a Bíblia nos apresenta pontos vitais dos pensamentos de Deus e como deve ser os pensamentos do homem para manter o equilíbrio e saúde física, mental e espiritual, e abordaremos alguns relampejos destes pensamentos divinos.
“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais”.(Jr 29.11)
1.     DEUS SABE MUITO BEM TUDO A NOSSO RESPEITO . É preciso compreender que Deus tem convicções nos seus pensamentos “Bem sei eu”,ou seja, Deus conhece muito bem, não tem dois pensamentos, ou inclinações duvidosas, Deus sempre sabe muito bem quais os pensamentos que tem a respeito de seus servos, e por si só isso redunda em segurança, pois é muito bom sabermos que quem pode todas as coisas sabe o que está pensando e consequentemente fará a nosso respeito
2.     DEUS TEM PENSAMENTOS DE PAZ E Não de MAL. Muitas vezes, pela limitação do homem bem como de sua fé, há uma tendencia de achar, principalmente em circunstancias adversas, que Deus quer o mal, no entanto Sua palavra é fiel: Ele pensa a PAZ e nunca o mal.Todos os pensamentos de Deus são valiosos para cada vida que se entrega a Deus, como afirmou o salmista: “E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grande é a soma deles!“.(Sl 139.17)
3.     NENHUM PENSAMENTO DE DEUS É INEXECUTÁVEL . Além de saber, os pensamentos de Deus são certos e nunca são mal executados, já afirmou o catedrático e provado patriarca Jó, que até teria razões aparentes para dizer que Deus formulou mal os seus pensamentos, no entanto concluiu:  “Bem sei eu que TUDO PODES, e nenhum dos TEUS PENSAMENTOS pode ser impedido”(Jó 42.2)

4.     OS PENSAMENTOS DE DEUS SÃO MAIS ALTOS QUE OS NOSSOS. “Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.”(Is 55.9).Por mais que o ser humano tenha a capacidade de pensar, de organizar suas idéias e projetos, Deus está sempre acima, e anos luz de distancia do maior ou melhor dos pensamentos que se tenha. É tão alto que o apóstolo Paulo afirmou: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito...”.I Co.2.9

E em contra partida, em que deve o servo de Deus pensar?O ser humano, com toda a sua capacidade de racionalizar e obter centenas de pensamentos por minuto, precisa tomar algumas medidas quanto aos seus pensamentos. Como disse Martinho Lutero: ”Eu não posso impedir que os pássaros voem sobre a minha cabeça, mas posso impedir que eles façam ninho nela.”Pensar é uma das capacidades de maior liberdade do ser humano, pois ninguem pode impedi-lo de pensar, no entanto, pode-se pensar coisas boas que façam bem, ou coisas ruins , que trarão angustias e ansiedades. Por isso a Bíblia nos apresenta alguns princípios de como lidar com os pensamentos:
1.     Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra.(Colossenses 3:2)
Acima de tudo está Deus, isso não quer dizer uma vida alienada, sem conexão com os compromissos terrenos, mas que o Primeito Lugar seja de Deus”Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e todas as demais coisas vos serão acrescentadas”
2.     MANTENHA PENSAMENTOS CONVICTOS: A indecisão, a falta de objetivo e insegurança tras a duvida e a inércia na caminhada. O profeta Elias dar uma palavra ao povo que não tinha um pensamento definido a respeito do Deus, ele queria mostrar-lhes a grande diferença entre o Deus verdadeiro e os falsos deuses que o rei deles adorava. "Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: "Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o" (1 Reis 18:21). e. Na Epístola a Tiago diz o resultado desta duplicidade de pensamento: "O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos". Tg. 1.8; outra versão diz: "O homem de mente dobre é um homem com mente dividida".
3.     REVISTA-SE DA PAZ DO SENHOR: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.( Filipenses 4:7). Somente com a Paz do Senhor reinando na vida de uma pessoa, poderá os sentimentos serem preservados em Deus, mesmo que esta paz não tenha a minima razão de ser humanamente falando, no entando quando provém de Deus, tudo faz a diferença.
4.       MANTENHA O FOCO EM PENSAMENTOS BONS: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. (Fl4.8). Para manter este equilíbrio de pensamento a fonte está no amor de Deus, por isso e salutar registrar o mandamento de Jesus:” Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças. (Mc 12.30)

PORTANTO, manter o FOCO em Deus que é a fonte de todo o bem,que é a fonte da esperança e da graça para confiarmos sempre que os seus pensamentos são de paz e o que Ele espera é que o dos seus filhos também sempre glorifiquem o nome do Criador.

Miss. Cacilda Barbosa Santiago