ESPAÇO DE DEVOCIONAL

Seja bem vindo!
Miss.Cacilda Barbosa Santiago

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

7 Lições da Casa do Luto (Eclesiastes 7.4,6)

 

"Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, pois naquela se vê o fim de todos os homens; e os vivos que o tomem em consideração.(...) O coração dos sábios está na casa do luto, mas o dos insensatos, na casa da alegria”(Ec 7.2,4)

Com certeza ir na casa onde há luto, não é um programa que gostaríamos de ir, tendo em vista mexer tanto com nossas emoções e sentimentos e confrontar nossa impotência, fragilidade diante da morte. A morte é uma realidade na vida das pessoas. Ir na casa onde há alegria, humanamente parece ser um convite bem mais agradável. Mas nosso sábio autor de Eclesiastes nos convida à apreciarmos e usufruirmos na vida das lições de uma momento de dor e lamento em que vemos o fim de nossa vida passageira, que choramos a dor de uma perda de um ente querido. 

Não pretendemos exaurir um assunto que trás valiosíssimas lições, mas iremos destacar para nossa reflexão apenas 7 lições da casa do luto que nos ajudem a viver com mais atenção, e assim como o Salmo 90.12 pedirmos ao Senhor "ensina-nos a contarmos os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios". 

1.  Na casa do luto:

  Chegamos com mais sensibilidade e empatia ao sofrimento do outro, pensamos mais no que falamos para respeitar o ambiente e a dor que envolve o momento.

2.  Na casa do luto,

    lembramos fortemente que que somos TODOS IGUAIS, todos nascem e todos morrem, independente da classe, cor ou nível de conhecimento... a MORTE É DEMOCRÁTICA. 

3.  A vida é muito breve, tudo passa como um vento, portanto aproveite cada minuto e não perca tem com coisas mesquinhas; O tempo voa...é veloz como um cavalo selvagem, portando precisamos saber domá-lo com paciência, força e equilíbrio.

4.   O Ser humano é frágil e mortal, não há nada que mude essa realidade. Não somos nada, nem ninguém diante do ciclo da vida, diante da morte.

5.  A nossa maior riqueza são as pessoas que amamos e não devemos perder as oportunidades para expressar e declarar esse amor; Lembramos que deveríamos ter amado e declarado esse amor com mais frequência.

6.  Sejamos gratos e generosos em elogiar e reconhecer as qualidades! Na casa do luto, há elogios e gratidão... mas infelizmente muitas vezes até tardios...

7.  É  muito melhor ser do que ter. O maior legado são as marcas de amor, caráter, e de relacionamentos fortes construídos ao longo da vida. 

Melhor é o fim das coisas do que o seu princípio; melhor é o paciente do que o arrogante” (Eclesiastes 7:8)

Portanto,

  Ame, aproveite, viva! A vida é breve! Não sabemos a hora do ponto final aqui na terra...

(Miss. Cacilda Barbosa Santiago) Mensagem em vídeo no CANAL YOUTUBE : CACILDA BARBOSA 

Se inscreva!! 

 https://www.youtube.com/watch?v=peRoUugOWjA