ESPAÇO DE DEVOCIONAL

Seja bem vindo!
Miss.Cacilda Barbosa Santiago

domingo, 1 de maio de 2011

AFINAL, AONDE ESTÁ O OLHAR DE DEUS?

fonte imagem:google
Vamos iniciar uma série de relfexões sobre os Sentidos de Deus em relação aos seres humanos. A Bíblia, como um livro divino e especial, inspirado por Deus, se utiliza  de diversos recursos de linguagem, um deles é o  antropomorfismo, esta figura de linguagem  atribui a Deus características do homem, para que assim nos identifiquemos e entendamos com nossa limitação humana  algumas atitudes de Deus,  afinal Deus é espírito. Logicamente, é impossível humanamente delinear características profundas e insondáveis da grandiosidade de nosso Deus, no entanto, nos propomos à luz de Sua preciosa Palavra trazer uma relampejo reflexivo de características dos sentidos de Deus que são tão relevantes para a nossa sobrevivencia espiritual e o fortalecimento da nossa relação com este Deus, que é tão Poderoso e se importa conosco. Vamos começar com os OLHOS de Deus, onde está focada a sua visão com relação ao homem?
Primeiramente precisamos compreender que Deus vê tudo e todos, sejam seres humanos bons ou maus.E além de olhar,Ele sabe qual o momento e que providencia tomar. “ Os olhos do Senhor estão em todo o lugar, contemplando os maus e os bons.” Provérbio 15:3.
Em segundo lugar o que Deus vê, na ótica de um justo juiz, pois diante dEle será prestado contas dos atos: “E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.”Hebreus 4:13
E Em terceiro lugar, a perspectiva de  Deus é profundamente diferenciada da do homem, pois Deus vê o que está no coração, enquanto o homem vê o exterior: “Porém o Senhor disse a Samuel:Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração”,   1Sm 16: 7.
Mas, quais são os requisitos que atraem o olhar cuidadoso do Senhor  Onipresente, Onisciente e  Onipotente? A resposta está claramente delineada  na Palavra de Deus,  estes  proporcionarão não somente um olhar na perspectiva visual, mas mas um olhar  seguido de ação e providencias divinas:
1º - CONHECIMENTO DE  DEUS – Para contruir uma relação de comunhão é preciso buscar conhecer a Deus, sabendo que este conhecimento é ilimitado e progressivo, “Conheçamos e prossigamos em Conhecer ao Senhor”(Os 3.6). E, através deste conhecimento temos a preservação do Deus a quem servimos: ”Os olhos do Senhor conservam aqueles que têm o conhecimento dele”. Provérbio 22:12
 UM CORAÇÃO INTEIRO PARA DEUS -  Um coração dedicado por completo a Deus, propicia a sua atenção, pois Deus se agrada daqueles que entregam o seu caminho a Ele e confiam NeLE que por sua vez TUDO FARÁ! (Sl 37.3). Ninguem pode servir a dois Senhores, é preciso escolher a um, Deus não se conforma com metade, Ele nos quer por completos. “Os olhos do Senhor passam por toda a terra para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente Dele.” II Crônicas 16:9
4º - TEMOR A DEUS – Esta característica se constitui  numa atitude de sabedoria e depencia de Deus, só teme a Deus quem o conhece, temor é reverencia, é respeito e obediencia ao Senhor, e isto nos traz resultados abençoadores. “Os olhos do Senhor estão sobre os que o temem para abençoar, livrá-lo e dar prosperidade.” Salmo 33:18
5º ESPERA PELA MISERICÓRDIA DE DEUS – As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos. E esta misericordia envolve muitos dos atributos compassivos de Deus para com o homem. A misericórdia do Senhor é nova a cada manhã e não tem fim,  por isso precisa ser a principal esperança de quem depende tanto deste misericordioso e poderoso Senhor (Lm 3.23). “Os olhos do Senhor estao sobre os que o temem e sobre os que esperam na sua Misericórdia.”  Sl 33.18
6º O AFLITO E O ABATIDO DE ESPÍRITO  - Como um pai amoroso e supridor, Deus tem uma atenção especial para com aqueles que passam momentos de aflição e abatimento, clamando assim por esse Deus criador do céu e da terra. “Porque a minha mão fez todas estas coisas, e todas vieram a existir, diz o Senhor, mas o homem para quem olharei é este: o aflito e o abatido de espírito, e que treme da minha palavra.” Is 66:2. Observemos que este aflito e abatido tem o temor de Deus em seu coração ao ponto de TREMER DIANTE DA PALAVRA DE DEUS, que merece nossa reverência e reconhecimento.
7º  FIEL  A DEUS  - Aqueles que buscam ser fiéis a Deus, são alvos do seu precioso olhar, inclusive num processo de procura,  afinal Deus vê o coração. “ Meus olhos procuram os fiéis da terra, e eles habitarão comigo. Somente quem tem vida integra me servirá. (salmos 101-6).
8º - JUSTO – O homem pode ser considerado justo através da sua  fidelidade e   conhecimento de Deus, proporcionado pelo reconhecimento de  Jesus como Senhor e Salvador de sua vida, adquirido pelo sacrifício de Jesus Cristo na Cruz do calvário. “ Os olhos do Senhor repousam sobre os justos e seus ouvidos estão abertos ás suas súplicas”.(Sl 34.15)
Portanto, busquemos apartir de atitudes simples e de entrega por inteiro a Deus, atrair este maravilhoso olhar que muda a história, que levanta, que restaura, que justifica,e que nos faz triunfar para a glória do Seu Nome.Servimos a um Senhor que se alegra em nos abençoar: “Os olhos do Senhor têm prazer em favorecer o seu povo e restituir de todas as bênçãos roubadas.(Jr 24:4-7)
Basta olharmos para Ele e clamarmos como único e suficiente Deus que nos salva onde quer que estejamos. É Ele quem diz em Sua Palavra: “Olhai para mim, e sede salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou o Senhor Deus e não há outro.”( Is.45:22)