ESPAÇO DE DEVOCIONAL

Seja bem vindo!
Miss.Cacilda Barbosa Santiago

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Reflexão de final de ano...“Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos.” (Jr 8.20)



 “Passou a sega, findou o verão e nós não estamos salvos" (Jr 8.20)

Quando o final de ano chega, é comum se fazer um retrospectiva da vida. Para muitos é momento de lembrar  e celebrar tantas conquistas e avanços obtidos no decorrer do ano, celebrar as colheitas, ou quem sabe as sementes plantadas. 
.
A “sega” significa a colheita, e era comum na cultura judaica  uma festa especial para celebrar a colheita da produção agrícola, e no verão é o período do plantio das sementes, esperanças depositadas na terra. 
Esse texto em especial, na versão BJKA  temos: 

" Passou o tempo da colheira, acabou o verão e não estamos salvos."(Jr 8.20) 

O profeta Jeremias neste contexto, encontra-se em um momento de profundo pesar pelo seu povo, por perceber o tempo passar e a situação dele e do povo continuar a mesma, ou até ter piorado, vivenciando condições de lamento e dor, por nem ter colhido e nem mesmo ter semeado. Essa situação reproduz um momento de paralisação no processo natural da vida diante das situações adversas. Ele chega a perguntar “porque não se realizou a cura do meu povo? Não há bálsamo em Gileade, ou não há médico?”. Ou seja, as soluções racionalmente possíveis haviam se esgotado humanamente falando.  

Muitos  enfrentam em suas vidas, sensações semelhantes a do profeta Jeremias, a de ver o tempo passar, o ano terminar e pensar acabou "o verão", ou seja, "acabou o ano" e mais um dia se foi, e não chegou o "tempo" da celebração, e refletir sobre sua vida,  ao ver outros celebrarem suas colheitas e até mesmo as plantações de “esperanças”, mas ao olhar para si mesmo, sentem apenas a  dor e o lamento, por perceberem que a situação continua a mesma ou até mesmo  ter se agravado.
Alguns,  por conta de um relacionamento fracassado e sem expectativa de melhora, um emprego frustrante, uma enfermidade, um diagnóstico, uma afronta de alguém, uma esperança não alcançada, sonhos enterrados, frustrações, traições, decepções  e tantos e tantos motivos que levam a dor de buscar em lamento a cura, assim como clamou o profeta. Quanto essas condições perduram por tempos, a Bíblia nos deixa claro o que acontece: 

“a esperança demorada enfraquece o coração, mas o desejo chegado é árvore de vida” (Pv 13.12). 

Um coração enfraquecido desiste de celebrar e de ter esperança. Por isso, é preciso tomar uma atitude de fé e esperança em Deus, que é poderoso para trazer a existência a resposta como uma "árvore de vida" que brota em meio ao deserto da lamentação. 
Observemos na palavra de Deus que o mesmo profeta Jeremias, que se expressou em tanto lamento e frustração, 

descobriu o segredo da sobrevivência, buscando assim na 

esperança em Deus a sua salvação: 


“A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto esperarei nele. Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR.”(Lm 3.24-26).

Portanto, é possível vencer estes momentos difíceis de dissabores, e e de espera pela vitória de Deus em nossas vidas, seja em que área for, mantendo firme a ESPERANÇA no DEUS que TUDO pode fazer, no TEMPO dEle, conforme SUA Soberana vontade. O SENHOR é do dono do tempo. E, com esta firme esperança, será possível, assim como o profeta Habacuque ADORAR, enquanto isso, e depois também,  ao Deus da  força e  da Salvação:   

" Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide, ainda que o produto da oliveira minta e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas e nos currais não haja vacas; todavia eu me alegrarei no Senhor e exultarei no Deus da minha salvação. O Senhor Jeové é a minha força e fará os meus pés velozes como os da gazela e me fará andar nas alturas." (Hc 3.17-19) 

Desejo a você, leitor deste modesto blog, que chegue em seu favor e de sua família, o tempo da celebração e que muitas sementes de esperanças sejam plantadas, mantendo firme a confiança no SENHOR que dá a semente, a chuva , a colheita, e o tempo! Feliz ANO NOVO! 

Miss. Cacilda Barbosa Santiago
Serva do Deus Altíssimo