ESPAÇO DE DEVOCIONAL

Seja bem vindo!
Miss.Cacilda Barbosa Santiago

terça-feira, 18 de abril de 2017

DESPERTANDO PARTEIRAS PARA O REINO DE DEUS (Ex 1.15-21)

Despertando as parteiras de Deus! -  7 LIÇÕES DE 2 MULHERES PARTEIRAS (Êxodo 1.15-21) 
imagem retirada do site: https://temosquefalarsobreisso.wordpress.com/2015/08/17/o-sentido-e-as-funcoes-da-dor-de-parto-parte-ii/


Em todas as épocas, mesmo em meio às crises, Nada e ninguém impede o povo de Deus de prosperar.  Deus, o Todo Poderoso levanta instrumentos de vida e esperança para levar o Seu Propósito adiante. Na história do Povo de Israel, relatada no livro de Êxodo, capítulo 1, vemos o cuidado de Deus através de duas parteiras que atuavam na comunidade hebraica.
A parteira é a mulher que assiste uma mãe ao dar luz, essa atividade tem sido cada vez mais rara no tempos modernos. Nos tempos antigos, os deveres da parteira se consistia em ajudar a mulher a dar à luz, encorajando-a e fazendo todos os movimentos necessários para um parto sadio, além de cortar o cordão umbilical, lava o bebê, prepara-o envolto em panos para entregar ao pai e familiares. As parteiras comumente eram pessoas muito próximas das famílias.
Na narrativa bíblica em Êxodo, capitulo 1 versículos 15 a 21, num momento difícil da historia do povo de Israel, fadado a extinção e humilhação de seus opressores, aprendemos algumas importantes lições com duas simples parteiras para uma vida que faz a diferenças mesmo em meio ao e densas trevas da pós modernidade, e assim despertadas como  parteiras de nosso tempo possamos fazer a diferença no Reino de Deus como canais de VIDA e ESPERANÇA! Vejamos algumas dessas lições:
Lição 1.   Se houver  decreto de morte, DEUS LEVANTA PARTEIRAS - SIFRÁ E PUÁ  , foram as  duas parteiras que ajudaram a evitar um verdadeiro infanticídio de crianças hebréias pelos egípcios. Duas mulheres, seus nomes SIFRÁ, que significa "ser justo" "belo" e a segunda, PUÁ, cujo nome em hebraico sifinifica "Esplêndido". Podemos  extrair de seus nomes a junção de duas qualidades para agentes de VIDA, que são JUSTIÇA e BRILHO. Jesus nos nomeou para sermos " inculpáveis e irreprensíveis, reluzir como astros resplandecentes no meio de uma geração corrompida e perversa" (Fp 2.15). Também nos alerta: "Vocês são o sal da terra e a luz do mundo". (Mt 5.13b). Portanto, mesmo em meio ao decreto de morte, exite a esperança de brilhar e não permitir que nada e nem ninguém tire o resplendor diante das densas trevas de mortandade. Não teremos medo da mortandade, pois temos no Altíssimo a nossa habitação (Sl 91.5-6). Agindo Deus, quem impedirá?
Lição 2.  NÃO SE CONFORME COM A SENTENÇA DE MORTE DO INIMIGO “ – As duas parteiras estavam cientes da Lei e de suas consequências, no entanto, não se acovardaram.  "Mais importa obedecer a Deus do que a homens" (At 4.19). E, assim não se amoldar aos padrões impostos pelo sistema do mundo que jaz no maligno. Como alerta-nos a Palavra de Deus "Não vos conformeis com esse mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Rm 12. 3)
Lição 3.      Precisamos fazer escolhas certas, que envolvem  vida ou morte, benção ou maldição -  Deus concedeu ao homem o livre arbítrio, havia nas parteiras o poder de decidir se seriam agentes de vida ou de morte.   “Olha que hoje ponho diante de ti a vida com o bem, e a morte com o mal.  Mando-te hoje que ames o Senhor, teu Deus, que andes em seus caminhos, observes seus mandamentos, suas leis e seus preceitos, para que vivas e te multipliques, e que o Senhor, teu Deus, te abençoe na terra em que vais entrar para possuí-la.” (Dt 30.15-16)  - O INIMIGO VEIO ROUBAR, MATAR E DESTRUIR. JESUS VEIO TRAZER VIDA, E VIDA EM ABUNDANCIA
 Lição 4.    Deus quer que sejamos parteiras TEMENTES AO SENHOR acima de tudo! (v.17) Contudo, Pedro e João propuseram-lhes: “Julgai vós mesmos se é justo diante de Deus obedecer a vós mais do que a Deus. (At 4.19) Ex. DANIEL, ISAQUE SADRAQUE E ABENEGO, JEREMIAS etc.
 Lição 5.       Deus quer que sejamos parteiras que conservam “os meninos” com VIDA! (v. 18) -  Deus nos concede a oportunidade de sermos canais de vida para nossos companheiros. Existe muito para ser preservado e protegido. no TEMOR DE DEUS agir com esse cuidado de agir. Portanto, Não permita que o menino da sua irmã (irmão) morra! Ajude, socorra, fortaleça, motive, faça nascer! ("meninos" representam sonhos, futuro, vida, sequência de uma geração, sacerdócio etc.)
Lição 6. Deus concede estratégias e habilidades para as parteiras que fazem a Sua vontade! (v.19) -  Exemplo nós vemos na narrativa bíblica em Lucas, que HERODES FEZ A SENTENÇA PARA QUE JESUS NÃO NASCESSE. MAS DEUS concedeu a JOSÉ E MARIA A ESTRATÉGIA DE SOBREVIVÊNCIA e preservou, e eles obedeceram as diretrizes estratégicas de Deus.
Lição 7. PARTEIRAS QUE OPTAM PELA VIDA SÃO ABENÇOADAS E RECOMPENSADAS POR DEUS (20-21)
Deus não deve nada a ninguém, e sabe recompensar, sua Palavra relata a recompensa até por "um copo de água..." Deus é maravilhoso, e todo esforço, toda renúncia, toda dor será recompensada por Ele. " Porque Deus não é injusto para esquecer a vossa obra, e do trabalho do amor que para com o Seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis" (Hb 6.10) . VALE A PENA SE DISPOR PARA SER UM(A) PARTEIRA DE DEUS EM PRÓL DO SEU REINO, EM PROL DA VIDA. JESUS É O DONO DA VIDA, NOS OFERECE VIDA, E VIDA EM ABUNDANCIA. e, A recompensa vem dEle! Ele prosperou a vida das parteiras, concedeu casas, um nome, um destaque naquela sociedade em que correram riscos por temerem a DEUS e decidirem ser canais de vida.
" Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na Obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no SENHOR!" (I Co 15.58)