ESPAÇO DE DEVOCIONAL

Seja bem vindo!
Miss.Cacilda Barbosa Santiago

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Saia da caverna, vença o deserto!(I Rs 19.1-11)

imagem:google
Na  vida surgem momentos difíceis em que as afrontas, ameaças e opressões levam-nos a um atitude de fuga, de auto-defesa,o que  é denominada por alguns estudiosos como “síndrome da caverna”. Parece que a melhor e única saída é retirar o “time de campo” e ficar em “stand by” por um tempo, e de preferencia que este tempo seja a vida toda. Mas essa não é a escolha de Deus para seus servos, esta não é a sua vontade, o que  nos distancia do centro da sua vontade, trazendo consequencias e sentimentos destrutivos.
O profeta Elias, foi protagonista de grandes feitos sobrenaturais de Deus, sendo  uma  referencia num ministério de muita autoridade divina. Mas estava suscetível às fragilidades humanas quando  após uma grande e estrondosa vitória contra o sistema de Acabe e Jezabel, quando clama pelo fogo do céu, e destroi os 450 profetas de Baal, se vê temeroso e amedrontado pelas ameças de morte da pervesa Jezabel, razão que o leva a fugir pelo deserto e esconder-se numa caverna.
Desertos são caminhos árduos que levam às cavernas, que por uma perspectiva são  abrigos seguros,  de proteção e refúgio, no entanto possuem  outro lado, e  é um lugar de esconderijo de animais ferozes com o leão e o urso, e também de criminosos. O que deixa esse aparente ambiente de proteção, um lugar muito perigoso.
A caverna é escura, úmida, fria e solitária. Elias fugiu porque se sentiu fragilizado, amedrontado e cansado de lutar contra um poderoso sistema opressor. Mas servia a um Deus que acompanhava seus passos. No deserto proveu o alimento para dar-lhe a capacidade de caminhar mais 40 dias até chegar ao monte de Deus. A Caverna é um dos ambiente mais atrentes quando estamos vulneraveis e fragilizados, é como se tivesse uma placa vela de neon atraindo a todos e dando boas vindas dizendo”aqui é o melhor lugar para você!”, “aqui você está seguro, ninguém vai te ferir!” e outras mensagens atraentes, que só a misericórdia e graça de Deus para nos livrar. Voltanto ao profeta Elias, a  caverna estava no monte de Deus, mas Deus  não queria o seu servo dentro da carverna, ao ponto de questioná-lo “que fazes aqui Elias?.. “Saia da caverna!...” Quando Elias saiu, Deus começa um diálogo com ele e apresenta-lhe os passos seguintes em seu ministério. Elias justifica suas razões e argumentos humanos que o levaram a refugiar-se, a isolar-se a pedir a própria morte. No entanto, Deus que vê além das nossas razões e argumentações, mostra que tem o controle da situação e que quer Elias em ação á marcando território e fazendo a diferença.
Mesmo que surjam momentos tão difíceis que nos levem a perder de vista principios essenciais para mantermos uma fé inabalável, devemos com a graça de Deus não perder de vista, que somente Deus detém na sua mão o poder sobre montes, vales, mares, desertos e  cavernas. “ A voz do SENHOR faz tremer o deserto.”Sl 29.9. E Ele  sempre tem como resposta o milagre: “Eis que estou para fazer uma coisa nova; agora sairá à luz; porventura não a   conhecereis? Farei um caminho no deserto, e rios no ermo”.(Is  43.19); ELE NUNCA NOS ABANDONA, seja em que lugar formos:  “Se  subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu  ali estás também”. Salmos 139:8

Nesses momentos que estamos procurando refúgio, a nossa torre forte está no Senhor Jesus que nos prometeu que  SEMPRE estará CONOSCO, nesta maravilhosa promessa devemos descansar e usufruir do Seu amor e graça, afinal ele nos diz:”Eis que estarei convosco TODOS OS DIAS até a consumação dos séculos”Mt 28.20
Portanto, erga-se, tome uma atitude hoje, e SAIA DA CAVERNA, ou quem sabe aos que estão sendo tentados… NÃO ENE NA CAVERNA, pois tenha certeza, que ela não é o lugar que Deus quer você!
No amor de Cristo Jesus,
 Missionária Cacilda Barbosa - 'Uma Sobrevivente…"
Imagem: caverna/google- blog:tecendoconquistas.blogspot.com