ESPAÇO DE DEVOCIONAL

Seja bem vindo!
Miss.Cacilda Barbosa Santiago

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Falando de raízes. Cuidado com a raiz de amargura


Quando falamos de raízes, logo nos reporta a ideia de origem, de base, de estrutura.  Existem vários tipos de raízes, muitas delas são boas, e quanto mais profundas e frondosas forem, mais fortes e estruturadas são as plantas/árvores e capazes de sobreviver as tempestades e vendavais da natureza. Por outro lado, existem as raízes ruíns, raízes com baixa qualidade de absorção dos nutrientes do solo, e causam a instabilidade da planta. E, por mais bela que seja a planta, logo por conta da sua raiz ruim, virá a secar-se e a cair. Raízes ruins comprometem totalmente o avanço do desenvolvimento e consequentemente a sobrevivência  da planta.
No campo da vida e das emoções inerentes a ela  não é diferente. Se nos fundamentarmos em raízes sadias, com os nutrientes certos poderemos até enfrentar adversidades, mas temos todas as chances de sobrevivência e frutificação.  A palavra de Deus, nos alerta ao segredo dessa raiz sadia, é a Palavra de Deus. 
Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.  Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.” (Salmo 1.1-3) 

As raízes que buscam seus nutrientes no ribeiro das águas da Palavra de Deus, terão suas folhas serão permanentes, e prosperidade. 

No entanto, quando as raízes são alimentadas por sentimentos nocivos, causará uma raiz de amargura, que surgem como resultado das feridas abertas por conta dos relacionamentos, dores, frustrações ou perdas
Diz a Palavra do Senhor: tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.”(Hb 12.15)
As relações humanas envolvem lidar e superar os conflitos, eles, sem dúvida farão parte do processo de ajustamento social. Por isso, em tudo é preciso CUIDADO para não se privar da GRAÇA de Deus. E que através das raízes que surgem haja perturbação e contaminação. 
Quando essa raiz ruim chamada amargura "brota" já é um grande sinal de alerta. Pois ela tem uma capacidade avassaladora de crescimento e destruição de relacionamentos, em todos os aspectos: com Deus, consigo mesmo e com o próximo. 
Com a raíz de amargura brotada no coração surge a desestruturação de relacionamentos e uma contaminação do amor. Muitos são contaminados pelos maus pensamentos, a desconfiança, a barreira, o ressentimento afasta as pessoas. 
A raíz, muitas vezes está escondida, às vezes está disfarçada pelo tempo, pelas aparências. E, Deus, o nosso Poderoso lavrador é o Deus da VERDADE. "e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". Jesus é o Caminho, a verdade e a vida! 
Uma pessoa amargurada tem sutil e algumas bem expostas capacidade de ofender as pessoas. E, se utilizam até da expressão "sinceridade" para expor sua amargura, para vomitar seus ressentimentos no próximo. Isso é algo danoso, que prejudica ambas as partes, e deve ser tratado com urgência pelo Senhor que cura. "Jeová Rafá" aquele que cura, que restaura, que torna tudo novo. Só através do reconhecimento de que há um mal que precisa ser extirpado, de que há algo que precisa ser tratado. E entregue nas mãos de quem sabe resolver, o Senhor Jesus é que haverá sem dúvida a restauração. O Senhor falou ao paralítico no tanque de  "Tu queres ficar são?" em outra ocasião perguntou "Que queres que eu te faça?". Precisamos expor ao Senhor a nossa necessidade, e o quanto precisamos que o "Lavrador" arranque as ervas daninhas enraizadas em nosso coração que causam tantos males. Mas, Ele só opera se encontrar disposição para que faça a Sua Obra. Além de reconhecer o problema, é preciso atitude, dentre elas a disposição para liberar Perdão. Isso não é fácil, mas com a ajuda do Senhor, que conhece as fraquezas de cada um, é possível vencer o orgulho, a raiva o rancor. 
“ Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.” (Mt 6.14-15) 
Para extirparmos a raiz de amargura, e para arrancá-la precisamos deixar que  que a verdade de Cristo inunde o nosso viver,  e seja um emoliente que umedeça com a ação do Espírito Santo o solo árido e sombrio de um coração amargurado. Disse Jesus: "vinde a mim todos vós que estás cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei". O Senhor Jesus liberta-nos da opressão da raiz de amargura,depende de nossa decisão, de nossa escolha. Se boas raízes na Palavra, ou se raízes nos pensamentos ruíns que alimentam a amargura e o ressentimento. 
Portanto, confie no Senhor, Espere no Senhor, Busquemos aprofundar nossas raízes  na força do Senhor e na Sua Palavra e veremos as promessas da Palavra de Deus sendo alcançadas, mesmo que enfrentemos as aflições e dores nas situações adversas.
Bendito o varão que confia no SENHOR, e cuja esperança é o SENHOR. Porque ele será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se afadiga nem deixa de dar fruto” (Jeremias 17.7,8).