ESPAÇO DE DEVOCIONAL

Seja bem vindo!
Miss.Cacilda Barbosa Santiago

domingo, 19 de junho de 2011

QUANDO O AMANHECER ESTÁ ESCURO COMO A NOITE

(Imagem:fonte-internet)
 “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer”Sl 30.5
Ao  raiar de um novo dia,  temos a possibilidade de refletirmos e vivenciarmos uma nova oportunidade que Deus nos dar para sermos bençãos, afinal “as suas misericórdias são novas a cada manhã”(Lm 3). Mas surgem situações tão adversas que podem influenciar esta perspectiva de levantar-se pela manhã  e ir à luta, nos direcionando a um outro olhar, ou até mesmo a nenhum, oque pode nos impedir e nos desprover da  força para levantar-se, tornando-se um pesado desafio encarar a dura realidade do novo dia,afinal foi um amanhecer escuro, neste momento precisamos refletir sobre a misericórdia e a graça de Deus para não sermos aprisionados pela melancolia e até mesmo a depressão.
Nós seres humanos temos uma tendencia imediatista, até mesmo quando lemos certos textos bíblicos inconscientemente já absorvermos a priori a idéia do “fast”, do agora, da interpretação literal do tempo. No entanto,é preciso entender  a realidade dos fatos, e que a Bíblia é a verdade, e portanto nem tudo está no cronometro humano, mas no divino. “O choro pode durar UMA NOITE”, esta noite pode durar dias, meses ou até mesmo anos. Muitas vezes o dia (natural) amanhece,mas quando percebemos que ele não trouxe a mudança, e alegria almejada, temos a sensação, e até mesmo tentação de não levantar mais da cama e apenas esperar a noite chegar de novo, quem sabe o outro dia e assim a vida vai passando sem sentido.
Quanto tem durado e como tem sido a noite da provação, do vale, da dor, das lutas, quantas lágrimas, suspiros e até mesmo gemidos da alma  diante de Deus. Mas temos a esperança que até mesmo os suspiros são compreendidos pelo nosso Senhor que prometeu estar conosco, e o Espírito Santo intercede por nós com gemidos inexpremíveis. No Salmo  5, vemos uma oração feita pela manhã de quem está na aflição de uma noite de aflições:
 Senhor, ouvi minhas palavras, escutai meus gemidos.  Atendei à voz de minha prece, ó meu rei, ó meu Deus. É a vós que eu invoco, Senhor, desde a manhã; escutai a minha voz, porque, desde o raiar do dia, vos apresento minha súplica e espero”.
Além de pedir para Deus ouvir suas palavras, ainda vai além e também pede que escute seus gemidos, e mesmo em meio ao pranto, Davi apresenta sua oração ao REI, o único que pode resolver toda situação. Portanto, mesmo que ao acordar, a situação continue da mesma forma, ou até mesmo algumas tenham piorado, continue invocando o nome do Senhor e esperando nEle, porque somente dEle vem a nossa vitória e a graça para viver. Pois a noite pode até demorar na nossa perspectiva, mas não será para sempre, o amanhecer vai chegar, e quem nos dá a Esperança é o Senhor que tem Todo Poder no céu e na terra.
Ao acordar, no amanhecer do dia, devemos direcionar nossos pensamentos para o Senhor, a nossa esperança e expectativas devem estar nEle, pois somente Ele nos ajuda a levantar, a nos erguer, a encarar mais um dia que aos olhos naturais está muitas vezes ensolarado, mas aos olhos da nossa alma, está cinzento e sem graça nenhuma.  Mas esperando no Senhor, obtemos uma força sobrenatural para superarmos nossas próprias fragilidades e manter firme a fé no Deus que é Soberano e  tem o dominio sobre o tempo e sobre as nossas vidas.
Que nosso dia, mesmo escuro como a noite seja um dia de reflexão e de adoração ao Senhor que atende o clamor do aflito e dá graça aos humildes.  Jesus nos alertou : “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo.”(Jo 16:33).
No Salmo 13, podemos verificar uma oração, de quem não via as coisas acontecerem, e tem uma conversa franca com Deus, clama por sua providencia e louva ao Senhor confiando no seu poder e controle sobre todas as coisas:
 Até quando, ó Senhor, te esquecerás de mim? para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto? Até quando encherei de cuidados a minha alma, tendo tristeza no meu coração cada dia? Até quando o meu inimigo se exaltará sobre mim? Considera e responde-me, ó Senhor, Deus meu; alumia os meus olhos para que eu não durma o sono da morte; para que o meu inimigo não diga: Prevaleci contra ele; e os meus adversários não se alegrem, em sendo eu abalado. Mas eu confio na tua benignidade; o meu coração se regozija na tua salvação. Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem.”
CREIA QUE O AMANHECER VAI CHEGAR! E Mesmo que em meio a escuridão pareça que Deus esqueceu, que Ele está ignorando, devemos confiar na sua benignidade e louvar ao Seu precioso nome. Que tenhamos um dia cheio da graça e da força do Senhor para continuar prosseguindo, olhando para o Senhor que nos livra, pois Os olhos do Senhor voltam-se para os justos e os seus ouvidos estão atentos ao seu grito de socorro”(Sl 34.15). Temos a garantia de que Ele está cuidando dos seus, mesmo àqueles que estão fragilizados e se sentido esquecido:“Eis que eu estou convosco TODOS OS DIAS, até a consumação dos Séculos (Mt  28.20)

REFLEXÃO...
 REFLEXÃO ...
Quando não chega o amanhecer
Dias se passam, a noite chega
O choro e a dor continuam
Porque a noite não passa?
Por que os dias são como contos ligeiros?
E, por que a noite torna-se tão eterna?
Apelamos para o dono do Tempo
Na Sua mão está a força e  o poder
Poder para curar, para fazer o vaso novo
Na Sua Soberania está o querer e o efetuar
Portanto, a saída é adorar, clamar e confiar
Pois o Senhor, Criador do ceús e da terra
trabalha para aquele que nele esperar!

Fraternalmente,
Miss. Cacilda Barbosa Santiago
Serva do Deus Altíssimo