ESPAÇO DE DEVOCIONAL

Seja bem vindo!
Miss.Cacilda Barbosa Santiago

terça-feira, 7 de junho de 2011

QUANDO A DOR NA ALMA NOS DESAFIA...

A dor é um sinal de alerta , é sinal de que algo não está dentro da normalidade, e que precisa ser detectado e solucionado com a medicação ou conduta adequada (e este é o seu lado positivo). Mas, quando falamos da dor na alma, das feridas, suas consequencias tudo torna-se ainda  mais complexo e até mesmo  assustador  requerendo uma graça sobrenatural, um esforço pessoal e a interferencia divinal. Esse tema e sentimento é tão presente em nossas vidas, quando falado ou até mesmo escrito,  parece tão dinamico e  engrenado,  é como se a dor fosse tão rápida e já surgisse a ferida ou o diagnóstico da doença como evidencia concreta, no entanto, muitas vezes o quadro é bem diferente,a dor pode demorar, ser tão intensa e sufocante, tornando-se uma realidade palpável que pode nos engolir e  nos deixar totalmente paralisados e num coma emocional e consequentemente espiritual.
A dor emocional, seja ela por perder alguem que muito se amou, seja para a morte, seja por outro tipo de separação, a dor da traição, da frustração, a dor do desengano, do medo, são tantas as causas que podem nos causar dor. Sua sequenla e intensidade varia de pessoa para pessoa, pois  além de ser um sentimento universal é ao mesmo tempo individual, é algo  tão profundo, que se absorve conforme a estrutura emocional de cada um para poder obter alguma resposta, seja a curto, médio, longo prazo, ou até mesmo durante toda uma vida.
E Por que será que a dor nos torna tão pequenos? Porque ela senta na nossa sala de visitas e não quer mais se retirar? Por que será que a dor nos deixa tão vulneráveis e fragilizados, a ponto de acharmos que Deus não está vendo e não tem a noção deste sentimento tão estarrecedor?
No entanto, a nossa lâmpada em meio a escuridão da dor, da dúvida e do temor que é a Palavra de Deus, nos deixa claro e evidente que o Senhor sabe, vê e se importa conosco.Ele conhece a nossa estrutua, sabe que a dor é uma realidade, sabe o quanto ela nos faz sofrer.
Afinal Jesus passou pela agonia da dor da morte no Getsemane, na cruz do Calvário, e a profecia em Isaías já apontava para o seu perfil de dor e sofrimento “homem de dores…” Jesus identificou-se totalmente com este sentimento para poder nos dar o exemplo de superação e de que Ele pode nos ajudar, de que Ele nos compreende e tem ao nosso dispor o Santo Espírito Consolador que passa o remédio nas nossas feridas, afinal Deus é Jeová Rafá, o Senhor que Cura, que sara, que restaura,que torna tudo novo.
Através da morte e ressurreição de Cristo foi nos dada a garantia de que Ele passou por todo sofrimento para nos aliviar: “Ele foi moido por nossas transgressões e moído por nossas iniquidades… as nossas dores levou sobre si…”(Is 53.4)
Mesmo que a dor esteja nos sufocando, seja de forma intensa direta, ou de uma forma oscilante, como aspiral, a saída é clamar por JESUS, suplicar dEle a cura,a restauração e a graça para  viver na força do Senhor, de fé em fé ,confiando que a “Sua graça nos basta, porque o Poder se aperfeiçoa em nossa fraqueza!”.(II Co 12.9)
O bálsamo, que é a Palavra de Deus deve ser o alimento, o nosso analgésico espiritual para olharmos para dentro de nós, mesmo com dores angustiantes, as lágrimas é que tornam-se o mantimento assim como Davi dizermos: “ As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, enquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus?” Salmos 42:3. Às vezes esse questionamento não vem de fora, de pessoas, às vezes ela está dentro de nós mesmos…
Mas, na força de Deus devemos retornar o nosso olhar e o nosso coração para a Palavra e assim como Davi fazermos a seguinte oração:
“Contudo o SENHOR mandará a sua misericórdia de dia, e de noite a sua canção estará comigo, uma oração ao Deus da minha vida.
Direi a Deus, minha rocha: Por que te esqueceste de mim? Por que ando lamentando por causa da opressão do inimigo?
Com ferida mortal em meus ossos me afrontam os meus adversários, quando todo dia me dizem: Onde Está o teu Deus? Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus.” (Sl 42.8-11)
Fiquemos na graça do Senhor!!...
Miss. Cacilda Barbosa Santiago
 (Imagem: google)

REFLEXÕES SOBRE A DOR

“A dor é suportável quando conseguimos acreditar que ela terá um fim e não quando fingimos que ela não existe.”
(Allá Bozarth-Campbell)

“Às vezes, quando sentimos a falta de alguém, parece que o mundo inteiro está vazio de gente.” Lamartine