ESPAÇO DE DEVOCIONAL

Seja bem vindo!
Miss.Cacilda Barbosa Santiago

terça-feira, 1 de março de 2011

JUNTO AO POÇO TEM MILAGRE!!


No Contexto geográfico dos tempos bíblicos (região oriental) é comum a citação de poços, pois eram a base de suprimento de água para as cidades. Era o ponto de encontro dos viajantes, dos pastores, agricultores, mulheres etc. Eram e são lugares com muitos desertos cujo poço da água é símbolo de sobrevivência e rerigério para alma. 
Nossa reflexão traz 4 experiencias de pessoas que tiveram suas vidas marcadas, quando na encruzilhada da vida, decidiram ir para perto de um poço. Dizia Carlos Drumond “ no meio do caminho havia uma pedra, havia uma pedra no meio do caminho...” Vamos analisar no prisma, no meio do caminho havia um poço, mas o que será que esse mananacial de águas, lugar de refrigério e de alivio pode nos ensinar?
JUNTO AO POÇO...
1. ELIESER DESCOBRIU QUE DEUS ATENDE A ORAÇÃO  (Gn 24.10-14) – Ao fazer esta oração a Deus, cansado e responsabilizado, Elieser tem a resposta e a confirmação do Senhor, que enviou a linda Rebeca, filha de Naor(irmão de Abraão, a qual aceitou casar com Isaque e foi bençao para a sua vida; Gênesis Capitulo 24. 10-14 – O servo de Abrão, Elieser, tem a nobre tarefa de encontrar a esposa para Isaque, e encontrou após fazer um pedido a Deus, após ajoelhar seus camelos junto a um poço, a moça que eu disser inclina o cântaro para que eu beba; e ela responder, bebe e darei ainda para os teus camelos, seja a que designastes para o teu servo Isaque, e nisso verei que usaste de bondade para comigo.
2.  JACÓ DESCOBRIU QUE PARA PROSSEGUIR PRECISAVA TIRAR A PEDRA
Jacó após enganar seu pai, e seu irmão Esaú, obtendo aassim todas as bênçãos da primogenitura, fugiu de Berseba para Harã, no caminho teve o sonho com a escada e recebeu as promessas do Senhor. Seguindo o seu caminho e se foi a terá do povo do oriente e olhou e avistou um poço no campo e tres rebanhos de ovelhas deitados junto dele.  
Gênesis 29 – Poço de Harã, na beira deste poço, que supria os tres rebanhos de povos diferentes, foi o lugar onde Jacó encontrou o recomeço de sua história, era um poço com uma pedra grande, todos que iam suprir seus animais precisavam tirar a pedra. Com Jacó não foi diferente, além de neste lugar tomar informações sobre a direção de sua família, foi onde viu Raquel pela primeira vez e de lá seguiu para a casa de Labão seu tio.
Jacó apesar de ser novato no grupo, ao saber pelos demais que sua família estava no quarto rebanho e só retirava a pedra quando todos chegavam, ele foi quem tirou a pedra e abasteceu de água o rebanho de Raquel. (TIRAI A PEDRA, os embaraços, os atrapalhos, disposição de servir a Deus) para ser SERVO é preciso coragem e disposição.
1.3 MOISÉS DESCOBRE  O VALOR DA  JUSTIÇA E HUMILDADE   
Êxodo 2.15-22 “ Ouvindo pois Faraó este caso, procurou matar Moisés; mas Moisés fugiu de diante da face de Faraó, e habitou na terra de Mídia e assentou-se junto a um poço. E o sacerdote de Mídia tinha sete filhas, as quais vieram tirar água, e encheram as pias para dar de beber ao rebanho de seu pai. Então vieram os pastores e lançaram-nas dali; Moisés porem defendeu-as e abeberou-lhes o rebanho.
Moisés tem um recomeço, é acolhido pelo sacerdote de  Mídia (Jetro) e casa-se com sua filha Zípora.Sete mulheres
4.  – A SAMARITANA DESCOBRE QUE JESUS É A ÁGUA DA VIDA QUE SACIA A SEDE
João Cap. 4 – Jesus assenta-se junto a fonte de Jacó (os farizeus estavam perseguindo porque tinham ouvido que Jesus fazia e batizava mais do que João, embora Jesus não batizava e sim seus discípulos).Era necessário passar por Samaria (v.4)
Cidade de Samaria chamada Sicar (herdade que Jacó tinha dado a José seu filho).Os samaritanos não falavam com os judeus, por questões de religião, cultura e política...
Jesus estava cansado e assenta-se a beira do poço, Quase a hora sexta, (equivalente ao meio dia)
Veio uma mulher de Samaria tirar água. Jesus, estratégico na evangelização, puxa a conversa com um pedido um tanto estranho para a diferença cultural “Da-me de beber”, com certeza Jesus tinha conciencia que era uma pergunta de impacto.
Ela imediatamente estarrecida pela quebra no paradigma cultural responde “como sendo tu judeu, pede-me água que sou uma samaritana?”
Jesus pacientemente responde-lhe “mulher se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: dá-me de beber ,tu lhe pedirias, e ele te daria água viva”.
Ora uma das coisas de grande validade no usufruto das riquezas naturais é a água viva!
Jesus está pronto para saciar nossa alma e aplacar a nossa sede de Deus. “Como a corça suspira pelas águas, assim Senhor suspiro eu”Sl 42.1
Que possamos lançar nossas frustrações e a nossa sede de justiça, sede de sobrevivencia, sede de superação diante de Jesus, o único que pode saciar e preencher por completo as nossas vidas pois Ele é a ÁGUA VIVA!
Que Deus vos abençoe!