ESPAÇO DE DEVOCIONAL

Seja bem vindo!
Miss.Cacilda Barbosa Santiago

quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Lições das Estações do ano e da vida. A primavera chegou! (Ct 2:12)

 

Porque eis que passou o inverno; a chuva cessou, e se foi; Aparecem as flores na terra, o tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra.” (Ct 2.12)   

É ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes. Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz. (Dn 2:21-22) 

A vida é feita de fases, ciclos, dias bons e dias maus. Dias de alegrias, dias de tristezas, mas em tudo Deus está no controle. Ele é o Senhor todo tempo e que muda o tempo e estações. Há um tempo para todo propósito debaixo do céu. (Ec 3:1). Situações, paisagens, circunstâncias não são estáticas. A vida é um constante movimento. Nascemos, crescemos e morremos... Mudamos de casa, de emprego, profissão, de percepções, de opiniões, de sentimentos. Apesar desta mutabilidade circunstancial na vida, não podermos relativisar o que deve ser sempre estático, e o que nos norteia, a Palavra de Deus, Lâmpada para nossos pés de luz para nosso caminho (Sl 119:105). Nosso Jesus, Salvador e Senhor  nunca mudou nem mudará. "Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente." (Hb 13:8)

No ciclo da terra, temos as  Estações do ano, que são subdivisões baseadas em padrões climáticos, representando os períodos do ano. Existem quatro estações: verão, outono, inverno e primavera. As estações do ano existem em decorrência da inclinação da Terra em relação ao Sol. O movimento de translação, em que a Terra gira ao redor do Sol, é responsável pela existência das estações do ano. Já o movimento de rotação, em que a Terra gira em torno do seu próprio eixo, possibilita a ocorrência do dia e da noite. Como o movimento de translação faz com que a incidência solar seja diferente nos dois hemisférios, as estações do ano não ocorrem de maneira uniforme e simultânea nos Hemisférios Norte e Sul. 

1.  VERÃO -  Estação do ano que sucede a primavera e antecede o outono. É caracterizado por altas temperaturas e dias mais longos do que as noites. Essa estação costuma apresentar altos índices pluviométricos.   

1.1   No VERÃO...

a)      FIQUE ATENTO ÀS SUAS RAÍZES PONTENCIALIZE A ÁGUA NA SUA ESTRUTURA.

·          e outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda. /  Mas, vindo o sol, queimou-se e secou-se, porque não tinha raiz.” (Mt 13.5-6)

·         Mas bendito é o homem cuja confiança está totalmente depositada em Yahweh, cuja fé está no SENHOR. 8Ele será como uma árvore plantada junto às boas águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Uma árvore que não se afligirá quando chega o calor, porque as suas folhas estão sempre viçosas; não sofre de ansiedade durante o ano da seca nem deixará de dar seu fruto!” (Jr 17.7-8)

b)      CONTINUE ADORANDO! “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente.” (Hc 3.17-19)

2.      OUTONO  - Estação do ano que sucede o verão e antecede o inverno. É o período do ano no qual as temperaturas começam a cair, exceto nas regiões que se localizam próximas ao Equador. Nessa estação, as folhas das árvores apresentam tonalidades amareladas e caem, indicando a mudança de uma estação para outra. O outono é considerado, portanto, um período de transição. 

Nessa estação, que vem depois do verão e antes do inverno, os dias começam a ficar mais curtos, a temperatura começa a esfriar gradativamente e as folhas das árvores sazonais começam a cair.

2.1   Lição do Outono, período da transição... Da “podagem” . Resista com fé as perdas e transições que a vida proporciona.  Frutifique com as podas seja através do vento, do clima ou da “tesoura” do lavrador,  esse é o propósito de Deus, a nossa frutificação.

*NO OUTONO, suporte o processo, o propósito é FRUTIFICAR. 

 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. Vocês já estão limpos, pela palavra que tenho falado”

3.      INVERNO - Esta estação, que vem depois do outono e antes da primavera, é a mais fria do ano, além de que os períodos de sol mais curtos e as noites mais longas.  Nessa época, é comum a migração de espécies de animais para regiões em que as temperaturas estão mais elevadas. Em diversas localidades, ocorrem geadas e nevascas nessa estação. (POR SE MULTIPLICAR A INIQUIDADE o amor de muitos esfriará...)

3.1   Nos tempos de frio, aqueça o seu ambiente, um dos deveres de uma grande mulher é ter o vestuário preparado para o clima frio do inverno. Considerando que a maioria dos orçamentos familiares não comportam todas as compras de uma só vez, uma mulher sábia planeja com antecedência e começa a adquirir os itens de vestimentas muito antes da chegada da primeira neve.  

   * Não temerá, por causa da neve, porque toda a sua casa anda forrada de roupa (Pv 31.21)

  1. PRIMAVERA - Estação do ano que sucede o inverno e antecede o verão. Caracteriza-se por temperaturas mais amenas e agradáveis. Nessa estação, os dias começam a alongar-se, e a noite a encurtar-se. Caracteriza-se também pelo reflorescimento da flora terrestre.

4.1 Lição da primavera. Ela é linda e bela, aproveite o canto dos pássaros e a beleza da paisagem, mas não esqueça que tudo passa, seja prevenido.

4.2  Reflexão sobre a passagem das estações e “a primavera que chegou”.  Porque eis que passou o inverno; a chuva cessou, e se foi; Aparecem as flores na terra, o tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra.” (Cantares 2.12)

NA PRIMAVERA, LEMBRE-SE

1.      Passou o inverno: Deixe o Passado no lugar dele. NÃO SE APEGUE AOS INVERNOS DA VIDA... Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. (2 Co  5:17) /“visto que andamos por fé e não pelo que vemos.” (2 Co 5.7)

2.      A CHUVA não tem a última palavra! Abra SEUS OUVIDOS ESPIRITUAIS para ouvir o NOVO de DEUS. Considere os ciclos encerrados e se aproprie do novo de Deus. Isaías 43:19 ARC - Eis que farei uma coisa nova, e, agora, sairá à luz; porventura, não a sabereis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo.

3. Aparecem as flores na terra... Abra os OLHOS e VEJA o novo de DEUS!  "Porque o Senhor consolará a Sião. Consolará todos os seus lugares assolados, e fará o seu deserto como o Éden, e a sua solidão como jardim do Senhor, gozo e alegria se achará nela, ação de graças, e voz de melodia". (Is.51.3)

4. o tempo de cantar chega, “o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” (Sl 30.5b) “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.”( Ec 3:1)

5.      APROPRIE-SE DO NOVO TEMPO DE DEUS PARA SUA VIDA E CANTE!

·          e a voz da rola ouve-se em nossa terra.” De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Rm 10.17) . Há um cântico novo para os nossos lábios na primavera “..e pôs um novo cântico na minha boca, um hino de louvor ao nosso Deus...’( Sl

  1. ACALME SEU CORAÇÃO E OUÇA A HARMONIA  DE UM NOVO TEMPO!

·          É ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes. Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz.” (Daniel 2:21-22 NAA)

·        
Na tua mão, estão a força e o poder, e não há quem te possa resistir” (2 Cr 12:6)

·         Existe alguma coisa impossível para o Senhor? Na primavera volta­rei a você, e Sara terá um filho". Gênesis 18:14

·         Pois a visão aguarda um tempo designado; ela fala do fim e não falhará. Ainda que demore, espere-a; porque ela certamente virá e não se atrasará. Hc 2:3