ESPAÇO DE DEVOCIONAL

Seja bem vindo!
Miss.Cacilda Barbosa Santiago

terça-feira, 5 de abril de 2011

DEUS ATENDE O CLAMOR,ATÉ MESMO NO FUNDO DA COVA.EXEMPLOS DE SOBREVIVENTES!

 "Da mais profunda cova, SENHOR, invoquei o teu nome. Ouviste a minha voz; não escondas o ouvido aos meus lamentos, ao meu clamor. De mim te aproximaste no dia em que te invoquei; disseste: Não temas". (Lm 3.55-57)
Vamos refetir um pouco sobre as covas e sua eficácia para a maturidade  o crescimento espiritual do cristão, apesar de sua dureza,afinal ninguem gosta de cova, até falar sobre elas nos dar um certo panico e um impacto negativo você não acha?.
Cova significa: buraco, depressão na terra, poço, sepulcro, simbolo de morte, de ponto final, situação sem saída.  A cova é uma crua realidade, e elas sempre fizeram, fazem e irão  fazer parte da nossa rota tão  passageira na terra. As covas  são pontos de parada, são os  clímax de provações e lutas em que ficamos numa situação sem saída, sem perspectiva e sem esperança. A cova é sinonimo de fim, de solidão, escuridão.
Mas como temos um forte redentor, que atende o clamor de um fiel mesmo no fundo da cova, podemos analisar homens de Deus que tiveram essa cruel experiencia, mas puderam ver a luz no fim da cova e serem referenciais para que nós possamos também resistir as adversidades sabendo em quem temos crido.
1º JOSÉ , sobrevivente de uma cova vazia, sem água. – Gen. 37.20,
 Temos a narrativa de um jovem sonhador cuja caractéristica que intrigou seus irmãos foi a sua alegria e capacidade de sonhar, José era temente a Deus, vemos sempre a prosperidade da vida dele porque a Palavra de Deus é enfática ao dizer “E Deus estava com José”.
José vai a Dotã (covas)lugar onde se faziam perfurações em busca de água, seus irmãos o percebem de longe devidos suas vestes coloridas. Sua túnica, feita por seu pai, demonstrava o quanto o amor de seu pai por ele era diferenciado, ao ponto de José possuir uma túnica colorida mais caracteristica dos integrantes da realeza, e não dos pastores e agricultores cujas roupas comumente eram in natura” ores neutras que devido o tipo de serviço, eram mais fáceis para a manutenção e realização de suas tarefas. Mas José tinha uma veste diferente, e antes de ser lançado na cova, seus irmãos a rasgaram e mancharam de sangue para forjar uma morte por animais do campo.
E, devido o ódio e a inveja, os irmãos de José,aqueles que deveriam protegê-lo, o lançam na cova para enterrar ali os sonhos de José.
“… porém na cova não havia água” – Caracterizo esta cova como uma covasem possibilidade de sobrevivencia, afinal sem água é impossível viver. Com certeza sem água vem a sede, temos sede de justiça. Por isso esta cova tem cheiro de injustiça, de inveja, ódio, abandono…
Entretanto em Zacarias Cap. 9.11-12. Nosso Deus nos dá uma resposta para aqueles que estão na cova sem água, vítimas de circunstancias trágicas, e achando que vão morrer:  "Ainda quanto a ti, por causa do sangue do teu pacto, libertei os teus presos da cova em que não havia água. Ó presos de esperança, voltai à fortaleza;também hoje anuncio que te  recompensarei em dobro".
Deus é o nosso refúgio e FORTALEZA. A nossa fortaleza, o nosso socorro vem do Senhor, que desprende a esperança muitas vezes sufocada na cova pela dor da aflição.
2º) Nosso segundo sobrevivente é JEREMIAS, sobrevivente de uma cova de lama.
"Tomaram, então, a Jeremias e o lançaram na cisterna de Malquias, filho do rei, que estava no átrio da guarda; desceram a Jeremias com cordas. Na cisterna não havia água, senão lama; e Jeremias se atolou na lama".  Jr 38.6
Jeremias, foi um Profeta de Deus, que ousou defender a Verdade em nome do Senhor. Enquanto o sistema impunha um modus operandi, em que todos tinham que falar o que o rei ou o povo queriam ouvir, Jeremias com o seu COMPROMISSO COM DEUS, se impôs falando sempre a verdade, o que lhe custou uma grande cova, ou cisterna. Esta cisterna subterranea era um tipo de reservatório de água da cidade. Era um poço profundo, tanto que Jeremias foi descido por cordas, e quando chega no final… “a cova não tinha água, mas LAMA, e Jeremias atolou-se na lama”.
Esta cova tem característica de ingratidão (Jeremias falava para o bem do povo e não para o mal), também de perseguição,  imposição e privação(não havia pão na cidade)
Jeremias atolado, com fome no fundo do poço por ser verdadeiro, quantos questionamentos não surgiram na sua mente, mas a sua convicção lhe deu coragem para superar e esperar o livramento do Deus que atende ao clamor. Até que  Deus incomodou o eunuco, que falou com o rei, e  com mais trinta homens tiraram Jeremias do fundo do poço. Deus incomoda quem for para livrar aqueles que clamam por Ele.
" Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos. E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no SENHOR".Sl 40.1-3
a)      A palavra "inclinar-se". Esta palavra vem do termo hebraico "hjn" – natah e tem como significado "inclinar-se", "dobrar-se", "curvar-se para baixo".
b)      A palavra "ouvir", que vem da palavra hebraico "emv" – shama, que traz o significado de "entender", "perceber", "ouvir com atenção", "conceder pedido".
c)      A expressão "colocou os meus pés sobre uma rocha", nos leva a compreender o livramento de Deus. Aquele que estava atolado numa cisterna lamacenta ou em um pântano perigoso, é livrado por Deus e seus pés são colocados sobre numa rocha firme.: JESUS CRISTO! Por isso vale a pena confiar no Deus que nos ouve e nos atende!
3º) Nosso terceiro sobrevivente é DANIEL, o  sobrevivente da cova do leão.
“Nisto passou o rei as ordens, e trouxeram a Daniel, e lançaram-no na cova dos leões. Ora falou o rei e disse a Daniel: O teu Deus, a quem continuamente serves, te livrará.”(Dn 6.16)
Observe que todos Deus não livrou da cova, mas na cova. Muitas vezes queremos que situações extremas sejam evitadas para não sofrermos, mas através destas situações o nome do Senhor sempre foi e será glorificado.
Daniel tinha uma marca principal: FIDELIDADE, era fiel a Deus ao ponto de evocar sua sinceridade quando os leões não ousaram devorá-lo. Sua fidelidade era percebida pelo seu testemunho em todo o reino ”Daniel, o Deus a quem tu continuamente serves…”.
Na cova dos leões, talvez até tivesse a água, mas ela tinha donos fortes e selvagens, além do mais ainda foi colocada uma pedra na boca da cova, o que nos dá uma impressão de completa impossibilidade de superação.
 Esta cova tem característica de armação, conspiração, destruição. Daniel estava crescendo no Império, sua existencia tornou-se um obstáculo que precisava ser removido. Mas quando Deus coloca, pode vir a armação ou cilada que for, Deus intervem e proporciona o livramento e a vitória.
Mas o Deus poderoso a quem servimos, e que nada impede o seu agir fechou a boca dos leões e mudar o quadro para a destruição dos seus próprios perseguidores.  O meu Deus enviou ao seu anjo, e fechou as bocas aos leões; eles não me fizeram mal algum; porque foi achada em mim inocência diante dele; também diante de ti, ó rei, não tenho cometido delito algum”. (Dn 6.22)
O Salmista deixa claro em sua canção o cantico do coração de Daniel, que pode ser o meu e o seu também:  Armaram uma rede aos meus passos a minha alma está abatida. Cavaram uma cova diante de mim, porém eles mesmos caíram no meio dela.  (Sl 57.6)
Deus é fiel, se você esta na cova CLAME, se sobreviveu, ADORE e glorifique ao Deus que atende o clamor do fundo do poço, e nos ajuda a contar o testemunho para a glória e honra do nome dele. Posso lhe afirmar, que Deus é real, é poderoso, e não existe cova que ele não possa entrar e te tirar de lá. Portanto, ao invés de querer que lhe enterrem ,olhe para cima, olhe mais além e CLAME, porque “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”Sl 46.1
Que Deus nos AJUDE A VENCER EM NOME DE JESUS!!
Miss. Cacilda Barbosa Santiago

Um comentário:

  1. olá amada lindo seu blog e linda postagem estarei seguindo seu blog,visiteos meus blogs e siga,será um prazer Paz.http://diaconisafatima.blogspot.com e http://fatinhafilhadodeusaltssimo.blogspot.com

    ResponderExcluir