ESPAÇO DE DEVOCIONAL

Seja bem vindo!
Miss.Cacilda Barbosa Santiago

sábado, 13 de agosto de 2011

UMA HOMENAGEM A TODAS AS PÃES…

eu e minha pãe amada
No dia dos pais, parabenizo a todos os papais e rogo a Deus as mais ricas bençãos de graça e sabedoria sobre suas vidas. Mas também quero homenagear em especial as mães  que por algum motivo ou circunstancia da vida também são pais, tendo que assumir dia e noite um duplo papel de ser pai e mãe ao mesmo tempo. Por isso são por muitos  intituladas carinhosamente de “Pães, uma mistura de MÃE +PAI”.  E é para essas mulheres que deixo essa reflexão:
Minha PÃE, Miss. Ruth  Rodrigues Barbosa, é enfermeira, possui uma origem simples,veio dos seringais, mas soube lutar e vencer na vida.Uma mulher sábia que com a ausencia do meu pai soube  conduzir com muita força e determinação a mim e a meus tres irmãos. Sinceramente eu a ” invejo” por sua  força , pois nos momentos mais difíceis, ela leva a sua carga e ainda encontra energia para levar as dos filhos, especialmente as minhas, por isso sou muito grata a Deus pela vida desta PÃE. Uma enfermeira que tem o remédio certo para nossa alma, através da oração e exemplo e palavras de fé.
Ser mãe com todos os seus atributos e atuações já é por si uma árdua tarefa, mas quando esta se amplia ao assumir o papel de pai também, aumenta a responsabilidade e aflora um turbilhão de sentimentos e temores que somente a graça e a força de Deus para preencher e propriciar as habilidades necessárias para desenvolver com sabedoria esta missão desafiadora, daí surgem os temores, os conflitos e as preocupações. Mas se procurarmos as respostas na Bíblia Sagrada, vamos  observar quantas mulheres que mesmo  “sozinhas” responsáveis por  seus filhos, na orientação e cuidado de Deus  tiveram a  provisão  e a graça  para vencerem em tudo,vejamos alguns exemplos:
A viúva de Sarepta, juntando dois cavacos e com um restinho de farinha e azeite,  para fazer o último pão para seu filho,e  depois  morrer,  pois não restava mais esperança, e sim uma dura e cruel realidade, naquele dia era “o dia” do seu limite, no entanto, Deus mandou a saída através do profeta Elias, e aquela pobre mãe aflita,  teve a coragem de ser obediente e fazer segundo a palavra de Deus  primeiro um bolo pequeno para o profeta, e a partir de então usufruiu do milagre da multiplicação e provisão em sua casa.
A viúva, cheia de dívidas e correndo o risco de perder seus filhos aos credores, viuva de um homem temente a Deus, foi ao profeta Eliseu obedeceu a orientação de Deus, pediu vasos emprestados aos vizinhos, conseguiu graças a sua fé, obediencia e ao seu bom testemunho,   fechou a porta de sua casa  e usufruiu do milagre em conjunto com seus filhos.
Porque não falar de Agar, que não era viúva, mas uma vítima de um sistema e atitudes impensadas, e que dada a sua condição social e falhas de relacionamento, foi expulsa e lançada errante pelo deserto, no entanto Deus viu, ouviu e proveu a água no deserto para assim prosseguir junto ao seu filho que foi criado no deserto um tornou-se um flecheiro, as consequencias vieram, mas que Deus proveu o escape para aquela mãe aflita, isso Ele proveu. 
Enfim, teríamos outros e outros exemplos de mulheres, mães, que mesmo não tendo a figura do esposo, pai do seu lado,  tiveram a alegria de verem seus filhos serem agraciados com a bençao de Deus graças a suas atitudes firmes que são os grandes segredos: OBEDIENCIA, DEPENDENCIA, ESPERANÇA e CORAGEM, puderam viver e avançar na força do Senhor, que é o  “Pai dos  do órfãos e juiz das víúvas”… e” faz com  com que o solitário habite em família”. (Sl 68.5-6). Observe que Deus não é o advogado das viúvas, Ele é o Juiz, o juiz avalia e determina a sentença e é um juiz pró-viúva, logicamente àquela que teme ao Senhor e clama pela sua preciosa justiça. Deus providencia que o solitário habite em família, ter o sentimento de através da comunhão fazer parte e ser agraciado com o amor de uma familia.
Temos diversos textos que enfatizam a necessidade de não ter medo, mas coragem e confiançao no Deus que está conosco e nunca nos desampara:
não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça”. (Is 41:10).
 PORTANTO... PARABÉNS AOS PAIS E AS PÃES!!!QUE DEUS VOS ABENÇOE!!

PAI, SAUDADE SOBRE SAUDADE…

Nesta data, me solidarizo com todos os filhos que assim como eu,  se recentem da falta, da ausencia de seu pai, e cuja saudade é intensificada ainda mais em datas especiais. Que Deus nos dê a graça e a força a cada dia.  FICA este TEXTO BÍBLICO DE ESPERANÇA PARA o nosso coração dolorido:
"E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitarão, e eles serão o seu povo, e mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas." (Ap 21:3-4).
Que Deus derrame sobre nós da  Sua graça e do Seu consolo, especialmente aos queridos LUCAS, MATHEWS e JOÃO MARKOS, meus filhos queridos!!



****************************************
"Por muito tempo achei que a ausência é falta. E lastimava, ignorante, a falta. Hoje não a lastimo. Não há falta na ausência. A ausência é um estar em mim. E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços, que rio e danço e invento exclamações alegres, porque a ausência assimilada, ninguém a rouba mais de mim." (Carlos Drummond de Andrade)