ESPAÇO DE DEVOCIONAL

Seja bem vindo!
Miss.Cacilda Barbosa Santiago

sábado, 12 de novembro de 2011

Lições da BICICLETA para a vida cristã

(Autor: Pr. Hélio Duarte  - Adapt. Miss. Cacilda Barbosa)

Achei esta comparação feita pelo Pr. Helio Duarte (RJ) muito interessante, e compartilho com vocês esta preciosidade para nossa reflexão sobre as lições da bicicleta, para a vida cristã: 
1º A bicicleta não tem motor, somente o PEDAL, portanto, depende dé  preciso ESFORÇO, por isso é preciso pedalar, ou seja, um esforço humano equilibrado, e não existindo o fator automatico e sim a disposição individual. Na caminhada cristã é preciso esforço próprio, renuncia, atitudes individuais para poder prosseguir.
2º Para andar de bicicleta é preciso ter EQUILIBRIO. Uma das maiores dificuldades, para manter-se no comando da situação, e o foco na caminhada é o equilibrio, se não tiver, a bicicleta não sai do lugar, não tem serventia,  a não ser que seja empurrada e evidentemente o ciclista a pé.Na caminhada cristã não é diferente, o EQUILIBRIO faz parte direta do nosso padrão de conduta, pois diz respeito a sobriedade e dominio próprio.
3º Para andar junto é preciso CONFIANÇA e HUMILDADE, pois  para andar na garupa há uma dependencia do ciclista, e precisa equilibrar-se em harmonia com o que pedala. Na vida cristã é preciso humildade para ser ajudado, todos sempre precisaram uns dos outros, e há necessidade de lidar com esta realidade.
4º A bicliceta só ANDA para FRENTE ela não tem ré, não recua, a não ser que se faça manualmente. A vida o crente é assim, avançando.”Esquecendo-me das coisas que para trás ficam,e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o ALVO.
5º Para manusear a bicicleta, uma parte fundamental é o GUIDÃO, ou seja é preciso sendo DIREÇÃO para poder seguir a caminhada, sempre dirigindo para o lado certo, sob a orientação de Deus, pois Ele sabe sempre o melhor caminho que devemos seguir.
6ºOutra parte fundamental da bicicleta, é o FREIO, é preciso ENTENDIMENTO para saber discernir quando parar, quando reduzir a velocidade. Discernindo o tempo, o momento certo para avançar ou  recuar.
7º A biclicleta não tem ré, para voltar, é preciso dar a volta sempre na direçao para frente, ou então descer e fazer o manuseio manualmente e a pé. Isso nos mosta que para RECUAR, é preciso avaliar o direcionamento, ou ter humildade para descer, mas DESISTIR JAMAIS!!
QUE DEUS NOS AJUDE A PROSSEGUIR SEMPRE, NA FORÇA DO SENHOR!

 oBS: Pr. Hélio Duarte, é um pregador da Palavra do SEnhor,  é um homem de Deus muito sábio, sempre com palavras muito abençoadoras. É casado com minha querida amiga Clara Luiza, e é o  presidente da Igreja Congregacional em Rio Bonito – RJ.

3 comentários:

  1. Olá abençoada parabéns pela postagem!
    que o Senhor continue de orientando para estar sempre assim:Uma fonte de vitalidade espiritual.
    Abraços fique na paz!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado irmã Cacilda por enriquecer tanto “a lição da bicicleta”, precisava de alguém com sua percepção para atentar para tão preciosos detalhes. Deus trabalha dessa forma: o garimpeiro encontra a pedra, mas é o lapidador que descobre o seu brilho.
    Deus continue te abençoando ainda mais!

    Pr. Hélio Duarte - RJ

    ResponderExcluir
  3. Olá...vim, te visitar, te oferecer o cartão de Natal do Toque e deixar um beijinho-
    san

    ResponderExcluir