ESPAÇO DE DEVOCIONAL

Seja bem vindo!
Miss.Cacilda Barbosa Santiago

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Apesar das perdas e da dor. Algumas Lições de Noemi e Rute


APESAR DAS PERDAS... E da DOR.. (Rute 1-3)

As perdas e dores tem um poder letal, podem nos destruir. E para lidar com tudo isso, precisamos nos apegar a algo muito mais forte e poderoso, o dono da vida, e vida com abundância, que é o Senhor Jesus. Ele pode nos fazer vencer e reagir. 

A Bíblia relata uma história que nos ensina muito sobre como lidar com esse processo e o caminho para o recomeço. Está relatado no livro de Rute. E nos conta sobre Noemi. 

Noemi, com seu esposo e filhos seguem para um tempo novo e de oportunidades na terra de MOABE, mas lá , Perdeu o seu esposo, Elimeleque e depois os seus  2 filhos Malon e Quiliom. 

Contudo nos ensinou como lidar com tamanha dor e situação que parece sem saída. Uma situação que aparentemente era apenas esperar a hora de morrer. Mas Noemi nos ensina preciosas lições: 

1.         REAGIU – OUVIU FALAR QUE O SENHOR ABENÇOOU O SEU POVO, DANDO-LHE PÃO. Valorizou uma boa notícia. Precisamos lidar com a realidade, valorizando o que nos dá esperança. 

2.          Noemi não OBRIGOU ninguém a ficar com ela na sua dor.  Foi altruísta apesar da dor. Reagiu voltando para sua terra, disposta a ir sozinha para a terra do pão. 

3. Permita que Deus selecione suas companhias no processo da dor. Rute se dispõem-se a ir com Noemi, com base numa aliança de disposição em servir a Deus e estarem unidas até o fim. 

3.               Mesmo com sua identidade comprometida pela dor, NOEMI segue no proposito de recomeço. Noemi , cujo significado é deleite”, “amável” ou “agradável. . Agora se apresenta como  MARA -  Não me chamem mais Noemi Mas me chamem MARA (significado amarga). "porque o todo poderoso me deu amargura". As perdas e dores tem a capacidade de influenciar a nossa identidade, mas apesar desse processo, há sempre uma saída para o propósito que Deus tem para nossa identidade real. 

4.               Permite que os outros vivam... Cap.2 -  RUTE se dispõe a buscar espigas.. e Noemi diz “Vá minha filha!” - Era apoiadora e conselheira.

5.               Rute torna-se esposa de BOAZ e concebe a OBEDE – v. 15. “Nele você terá renovação da vida (restaurador de alma) consolo na velhice .. sua nora melhor do que 7 filhos... Noemi pegou o menino e passou a cuidar dele, as vizinhas diziam “nasceu um filho para NOEMI!”

Portanto, que apesar das perdas e dores, o Senhor, Consolador, Sumo Pastor e guia nos vales da sombra da morte, conceda-nos a direção, a provisão e a força necessária, para assim como Noemi, reagirmos e usufruirmos da rota que Deus tem para cada um para alcançar o propósito de Deus e a restituição da alegria , esperança de viver. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário