ESPAÇO DE DEVOCIONAL

Seja bem vindo!
Miss.Cacilda Barbosa Santiago

segunda-feira, 27 de julho de 2020

Lições das árvores junto ao RIBEIRO DAS ÁGUAS

Foto by Cacilda Barbosa 

Lições das árvores junto ao RIBEIRO DAS ÁGUAS

"Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará."(Sl 1.3); "Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto." (Jr 17.7-8)


Há um reflexo de uma vida que se propõe em confiar acima de tudo, em Deus e andar nos seus caminhos.

O Significado de “RIBEIRO” - pequeno curso de água; riacho.

Jesus Cristo é o nosso RIBEIRO DAS ÁGUAS, pois o profeta Isaías diz: “Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.” (Isaías 55.1)

1. PLANTADA / ESTENDE AS RAÍZES PARA O RIBEIRO DAS ÁGUAS


Essa comparação como uma “árvore plantada junto às águas” busca expressar de uma forma simples através da linguagem os efeitos desse plantio.

A árvore plantada, não é uma árvore encostada, uma árvore caída, uma árvore perdida, mas uma árvore plantada. Quando uma árvore está plantada é sinal que há raízes incorporadas àquela terra, e esse plantio perto das águas, trás uma prevenção no sentido da sua nutrição e sobrevivência mesmo quando surgem as estações secas.
2. DÁ O FRUTO NO DEVIDO TEMPO

2.1 NÃO RECEIA NO CALOR

2.2 NÃO CANSA NA SEQUIDÃO, MAS DAR FRUTO


A frutificação é a consequência de uma árvore plantada junto ao ribeiro das águas. Jesus nos chamou para dar frutos: “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.” (Jo 15.16) . A frutificação será no seu tempo, pois anterior a frutificação há todo um preparo interno da árvore que saudável não dará fruto nem antes (frutos prematuros) e nem depois do tempo (frutos temporãos já sem condições de se aproveitar). No tempo certo, o fruto é saudável, é apropriado e cumpre a sua finalidade.

O fruto surge, a despeito do calor e da sequidão. A árvore será corajosa na sua frutificação com coragem e no seu tempo prosperará, vencendo toda a circunstancia contrária. Com esperança no SENHOR não teme o calor e não se afatiga nos períodos desérticos das estações da vida. Cumprindo-se assim a Palavra de Deus: “Mas os que esperam no senhor, renovarão as suas forças, subirão com asas como águias, correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão.” (Is 40.31)

3. AS FOLHAS NÃO CAIRÃO – FOLHA FICA VERDE


Portanto, independente das circunstancias, busquemos averiguar aonde estamos plantados, reavaliemos onde estão fincadas nossas raízes, e junto ao ribeiro: Jesus Cristo, sua Palavra fluirá os nutrientes necessários para vencermos e nossa folhagem será reverdecida pela Graça de Deus, caso contrário, as folhagem cairão e o galho seco e espinhento brotará em seu lugar.

Que o Divino “Lavrador” trate da lavoura de cara coração, nos fazendo ser enraizados, fortalecidos e frutíferos para a gloria de Deus!

"Disse-me ainda: "Está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o Fim. A quem tiver sede, darei de beber gratuitamente da fonte da água da vida." (Ap 21:6)

"Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro" (Ap 22:1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário