ESPAÇO DE DEVOCIONAL

Seja bem vindo!
Miss.Cacilda Barbosa Santiago

quinta-feira, 17 de março de 2016

O paradoxo da felicidade à luz do cristianismo

imagem internet 
No dia a dia, tanto se fala na felicidade, e alguns pensam: é sonho ou realidade? 
As pessoas pautam suas vidas na busca constante da felicidade. A Felicidade nos dicionários, é definida como  "qualidade ou estado de feliz; estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação, contentamento, bem estar." E, essa satisfação plena  para muitos se adquire em coisas, em objetos, em pessoas, status,  conhecimento,  em tantos e tantos moldes estabelecidos pela sociedade. Torna-se uma busca constante e acelerada por algo insaciável que não atinge seu ideal de satisfação plena e não  preenche o coração, humanamente falando.  
Isso porque, a  felicidade é  algo que vai muito aquém de tudo isso, pois a felicidade no ideal humano, na medida em que as pessoas conquistam tantos e tantos níveis materiais, sociais, intelectuais e sentem-se vazias e desprovidas de motivação, percebem que apesar de tudo, a felicidade parece uma montanha alta, imponente e inalcançável. 
No entanto, a verdadeira e plena felicidade se alcança através de Jesus Cristo, Ele nos apresenta a simplicidade da felicidade, a sua suavidade e ao mesmo tempo sua conduta, Jesus nos deixa claro que a felicidade não é TER, a felicidade é SER.
Acreditar nesse contraponto, é um paradoxo, pois é um  “pensamento, proposição ou argumento que contraria os princípios básicos e gerais que costumam orientar o pensamento humano, ou desafia a opinião consabida, a crença ordinária e compartilhada pela maioria.”
Ocorre que esse paradoxo é motivado pela FÉ, e é nessa caminhada com foco em Cristo, que descobre-se a essência do que é felicidade. Descobrimos que ela não é um estado de espírito, mas sim espírito do estado do ser humano. Felicidade é ser, simplesmente ser em Cristo. Um ser que atrai recompensas da parte de Deus, conforme podemos vislumbrar através do Sermão da Montanha, uma síntese dos ensinamentos de Cristo, um manual de sobrevivência cristã, percebemos esse paradoxo entre a vida terrena e a vida implícita no Reino de Deus.
Enfim, podemos perceber nos ensinamentos de Cristo, em que de fato se constitui a felicidade, e parece um constante paradoxo, pois conclui-se que a felicidade é SER EM CRISTO, pois "em CRISTO JESUS, somos MAIS DO QUE VENCEDORES!" E ser vencedor é ser FELIZ. 
No Sermão da montanha, as bem-aventuranças apontam um perfil das pessoas que podem ser felizes, "apesar de".. e isso faz uma grande diferença em estar satisfeito a despeito das circunstâncias. Isso não quer dizer que não haverá momentos tristes, momentos difíceis, choro, angústia, mas quer dizer que apesar da tristeza, da dor, da angústia a motivação de sermos felizes está fundamentada em Jesus Cristo, a autor e consumador da nossa fé. Ele nos avisou " no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo". 
Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres,pois o Reino do Céu é delas.
Felizes as pessoas que choram, pois Deus as consolará.
Felizes as pessoas humildes, pois receberão o que Deus tem prometido.
Felizes as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois ele as deixará completamente satisfeitas.
Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas.

Felizes as pessoas que têm o coração puro, pois elas verão a Deus.
Felizes as pessoas que trabalham pela paz, pois Deus as tratará como seus filhos.
Felizes as pessoas que sofrem perseguições por fazerem a vontade de Deus,  pois o Reino do Céu é delas.
Felizes são vocês quando os insultam, perseguem e dizem todo tipo de calúnia contra vocês por serem meus seguidores. 
Fiquem alegres e felizes, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Porque foi assim mesmo que perseguiram os profetas que viveram antes de vocês. ( Mt 5.3-12. NTLH) 
No sermão da montanha,  portanto, podemos ver claramente, que apesar de humanamente parecer paradoxal.   o Mestre dos Mestres, Jesus Cristo  apresenta os requisitos inerentes às pessoas felizes, pessoas que sabem, que sofrem, que são, que possuem esperança, amor, desejo de justiça, sinceridade, pacificadoras, perseguidas... com Cristo,que proporciona força. esperança e fé, poderão ser felizes sim, e muito mais quando chegar no céu, onde não haverá mais lágrimas, tristezas e dor. 
SOMOS FELIZES EM CRISTO, APESAR DE TUDO!.. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário