ESPAÇO DE DEVOCIONAL

Seja bem vindo!
Miss.Cacilda Barbosa Santiago

sábado, 2 de julho de 2011

"VAI TUDO BEM". HIPOCRISIA OU CONFIANÇA?

Fonte da imagem:google
 Convivemos diariamente com uma pergunta comum na arte das relações humanas, “Como vai você?, e por conseguinte já absorvemos muitas vezes as respostas mecanicas e naturais, geralmente uma afirmativa, e às vezes sai um “vai tudo bem”, meio forçado de  lábios cujo coração está sombrio e amargurado. Então questionamos, foi hipocrisia a minha resposta, foi orgulho, fuga da realidade ou o quê? Por outro lado, será que esta resposta corresponde a uma atitude de fé e confiança que por mais que tudo pareça um caos o nosso bem está no Senhor? Vamos refletir com base nesta preciosa narrativa bíblica  que aborda sobre  a sunamita e  o profeta Elizeu.
Uma certa  mulher cidadã de Suném, que tinha tudo, mas não um filho, e, juntamente com seu marido abençoou com a sua hospitalidade a vida do profeta Elizeu, recebeu através da Palavra do profeta  em nome do Senhor a benção de  ser mãe. O  menino cresceu, e um dia passou mal na lavoura junto com o seu pai, chegando a morrer em casa. Aquela mãe, com o coração esmigalhado pela dor, encontra forças para ser discreta e tomar a atitude de levar o menino ao quarto do profeta, acalmar o seu esposo quando lhe disse: “manda-me um dos moços, e uma das jumentas, para que eu corra ao homem de Deus, e volte. Perguntou ele: por que vais a ele hoje? Não é lua nova ou sábado. Disse ela: TUDO VAI BEM” (vers. 22 e 23),organizar-se para a viagem ao monte carmelo, para  procurar a solução de algo impossível,  através do profeta de Deus,a são reclamou, não se desesperou, e com um controle invejável, foi  pessoalmente nesta missão que poderia ter sido delegada, mas era algo muito sublime e pessoal para ser transferido a outrem.  Elizeu a avistou de longe, e logo acionou  seu servo Geazi:  “(…) Olha! Ali está a sunamita. Corre-lhe ao seu encontro e pergunta-lhe: vai bem contigo? Vai bem com o teu marido? Vai bem com o teu filho? Respondeu ela: TUDO VAI BEM.” (vers. 25 e 26).  Esta resposta da sunamita, é o princípio da contradição, como pode alguem cercada de perdas e de dores profundas dizer “Vai tudo bem”. Nesta  resposta nos trás claramente a uma grande capacidade de prudencia  e auto-controle, atitudes tão fundamentais num momento de absoluta pressão e angústia, e  de falar o que precisa ser dito para a pessoa certa e na hora certa. Não vale a pena compartilhar o que se passa na sua alma com alguém que não lhe inspire a sua confiança e nem tenha nada haver com seus propósitos, não vale a pena expressar tudo o que se passa em nosso coração, é preciso prudencia, discernimento e auto-controle. O assunto que a sunamita tinha para tratar,dizia respeito ao profeta,e a mesma guardou todo um turbilhão de sentimentos para despejar no lugar certo,hora certa e com a pessoa certa.  Ela guardou, mas quando avista Eliseu, lança-se aos seus pés, e entala-se de tanta angústia apegada aos seus pés, somente ela e Deus sabia a dor e intensidade da tristeza da sua alma. "Chegando ela, pois, ao homem de Deus, ao monte, pegou nos seus pés; mas chegou Geazi para retirá-la; disse porém o homem de Deus: Deixa-a, porque a sua alma está triste de amargura, e o SENHOR me encobriu, e não me manifestou”.(II Rs 4.27)
Geazi tentou retirar a mulher que consumida pela dor , lança-se aos pés do profeta. O homem de Deus com discernimento para compreender a dor, sem saber a motivação pede que deixe-a. A partir de então, é que começa a expressar seu dilema. Por isso nos alerta a Palavra de Deus:  "Quando andar em trevas, e não tiver luz nenhuma, confie no Nome do Senhor, e firme-se sobre O seu Deus" Is 50:10
Com uma coragem e força a sunamita abre o seu coração, e ao se aproximar de Eliseu, a sunamita chorou amargamente , e disse ao profeta: “Pedi eu a meu senhor algum filho? Não disse eu: não me enganes?” (vers. 28). Então, Eliseu e Geazi seguiram de volta a Suném, para a casa daquela mulher. Chegando lá, perceberam que a sunamita não havia providenciado o funeral do filho, mas o colocou no quarto e cama do profeta: “Entrou e, fechando a porta sobre eles, orou ao Senhor. Então subiu à cama, deitou-se sobre o menino e, pondo a boca sobre a boca dele, os olhos sobre os olhos dele, estendeu-se sobre ele; e a carne do menino aqueceu. Depois desceu, andou pelo quarto de uma parte para outra, e tornou a subir, e se estendeu sobre ele. O menino espirrou sete vezes, e abriu os olhos. Eliseu chamou a Geazi, e disse: chama a sunamita. Ele a chamou. Quando ela se apresentou diante dele, disse ele: toma o teu filho” (vers. 33 a 36).
A CONFIANÇA da Sunamita, lhe deu uma experiencia poderosa com Deus, nos ajudando a compreender essa resposta:  “vai tudo bem”. A Resposta quando hipócrita, é a resposta envolta no orgulho, na máscara, no fingimento e disfarce da realidade. Mas quando temos o Senhor que entra com a providencia, que tem o poder para nos fazer vencer, este “Tudo bem” é um tudo bem baseado na fé, na esperança no Deus a quem servimos. “Ora a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das que se não vêem.”(Hb 11.1); "Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele". (Hb 10.38).FÉ não é hipocrisia, não é orgulho, é a certeza de viver para agradar a Deus sabendo que Tudo depende do Senhor, e Ele sabe sempre o que está fazendo.
Deus é bom, por isso temos CONFIANÇA neste Poderoso DEUS. Mesmo cercados de sentimentos tão angustiantes como solidão, frustração,impaciencia, ansiedade, revolta e depressão, assim como o salmista Davi, possamos abrir nosso coração para Deus que nos compreende e é BOM. Até quando te esquecerás de mim, SENHOR? Para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto? Até quando consultarei com a minha alma, tendo tristeza no meu coração cada dia? Até quando se exaltará sobre mim o meu inimigo? Atende-me, ouve-me, ó SENHOR meu Deus; ilumina os meus olhos para que eu não adormeça na morte;  Para que o meu inimigo não diga: Prevaleci contra ele; e os meus adversários não se alegrem, vindo eu a vacilar.  Mas eu confio na tua benignidade; na tua salvação se alegrará o meu coração. Cantarei ao SENHOR, porquanto me tem feito muito bem.”(Salmo 13). Observe o contexto e a conclusão desta prece!! Portanto, fiquemos na Paz e na graça, pois assim diz o Senhor:  Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais…” Jr 29:11

Para concluir nossa  REFLEXÃO ofereço a tdos.  essa linda canção do novo CD da Shirley Carvalhaes - "Vai tudo bem"


 

5 comentários:

  1. BOA TARDE QUERIDA REGADA COM A PAZ DO SENHOR JESUS!!!
    TEXTO ABENÇOADO !!!
    FÉ !!!
    NÃO TÁ NADA BEM!!!
    MAS O QUE TEM FÉ DIZ E TE CERTEZA PORQUE DEUS ESTA NO CONTROLE!!!
    VAI TUDO BEM!!!
    QUE DEUS CONTINUE TE USANDO SIM ABENÇOADO SEA AS OBRAS DE TUAS MÃOS..
    DIANA

    ResponderExcluir
  2. MINHA AMADA IRMÃ EM CRISTO JESUS... GRAÇA E PAZ.

    VENHO LHE AGRADECER POR SUA VISITA A MEU BLOG DIARIO ABERTO. VOLTE SEMPRE . COM PRAZER EU A VEJO SEMPRE QUE ABRO MINHA PAGINA. PARABÉNS POR MENSAGEM TÃO EDIFICANTE. CONTINUE A SER ESSA BENÇÃO EM NOME DE JESUS.

    BJOS

    ResponderExcluir
  3. FÉ, uma pequena palavra que move montanhas.

    Voltarei Abraço

    ResponderExcluir
  4. Obrigada queridos visitantes!
    Que Deus vos abençoe mais e mais!
    Abçs

    ResponderExcluir
  5. amiga,agradeço por vc existir e em meio a todas as lutas enfrentadas Deus todo poderoso ainda deu a vc o dom de abençoar pessoas com estas reflexões, vc é especial demais! sei q em breve vou me levantar do chão e juntar os pedaços da minha vida e falar como sunamita VAI TUDO BEM mas a minha esperança no Senhor é maior q tudo e sei q no momento certo a vitória vem.Obrigada por essa reflexão lí em um momento de muita dor e esse texto falou muito ao meu coração que o Senhor continue te dando graça p abençoar nossas vidas com suas mensagens abençoadoras.Te amo amiga mesmo em pedaços conte comigo!..

    ResponderExcluir