ESPAÇO DE DEVOCIONAL

Seja bem vindo!
Miss.Cacilda Barbosa Santiago

sexta-feira, 6 de maio de 2011

SERÁ QUE DEUS ESTÁ OUVINDO?

Deus criador de todas as coisas, cuja habitação está nos céus, conhece cada coração, todos os dilemas e questionamentos quanto ao OUVIR de Deus,dentre eles:  será que realmente Deus está me ouvindo? Será que é muita gente clamando ao mesmo tempo para Deus ouvir a todos?! Deus se importa comigo? Será que Ele está muito ocupado para me ouvir?
O Senhor Deus é Onipresente, Onipotente, Oniciente e Onipresente, isto dá a Ele toda a capacidade sobrenatural para nos surpreender e superar todas as  expectativas, ocorre que é no Tempo dEle, afinal na Sua Soberania, Ele É, E faz o que lhe apraz. Por outro lado, o ser humano é um ser gregário, ou seja, um ser relacional, por isso precisa tanto falar e ser ouvido, ou seja,estabelecer a comunicação efetiva.E, para  comunicar-se com Deus, deve  partir da perspectiva real na ótica da  fé e convicção  que este Deus é real, e  tem todo o Poder para ouvir e agir: “Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido, agravado, para não poder ouvir”(Isaías 59.1) ”.
Deus que habita nos céus, o criador de tudo conhece o coração de cada um e entra com a providencia: “ Ouve tu nos céus, lugar da tua habitação, perdoa, age, e dá a cada um segundo todos os seus caminhos, já que lhe conheces o coração, porque tu, só tu, és conhecedor do coração de todos os filhos dos homens, para que te temam todos os dias que viverem na terra que deste a nossos pais.” I Reis 8:39,40
Principalmente em momentos de angustia, desolação, de impotencia e de vulnerabilidade , é muito bom encontrar pessoas que dispostas a  ouvir, e quando além de ouvir tem a capacidade de resolver e mudar a situação então é algo maravilhoso! Pessoas às vezes resolvem alguma coisa,ou geralmente apenas ouvem,  mas  Deus tem o controle e o domínio sobre tudo e sobre todos, dando-lhe a autoridade para agir nos mínimos detalhes, para intervir onde ninguem é capaz de faze-lo, e  com Seu poder e força  porporciona a Sua  graça a cada dia aos que confiam NEle.
Portanto Deus ouve àqueles que tomam algumas atitudes que atraem a atenção de Deus:
1.      Deus ouve quem ESPERA COM CONFIANÇA: "Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Tirou-me de um poço de  perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos. E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no SENHOR” (Salmo 40:1-3). 
1.1 A palavra "inclinar-se", vem do termo hebraico "hjn" – natah e tem como significado "inclinar-se", "dobrar-se", "curvar-se para baixo". Isto mostra que Deus, apesar de ser tão grandioso e da Sua habitação nos céus,  se inclina, se importa conosco, e está disposto a ouvir e atender as nossas orações.
1.2   A palavra "ouvir", que vem da palavra hebraico "emv" – shama, que significa "entender", "perceber", "ouvir com atenção", "conceder pedido".
Portanto quando  ESPERAMOS COM CONFIANÇA, Deus nos concede a resposta, pois está atento as nossas orações, e entra com as providencias além das nossas expectativas, pois tira nossos pés do charco de lodo, firma nossos passos na rocha e ainda para fechar coloca um novo cantico em nossos lábios para adorar ao Senhor. Jo.9. 31: “...se alguém for temente a Deus, e fizer a sua vontade, a esse Ele ouve”.
2.1   - Deus OUVE O CLAMOR DOS JUSTOS: “Os justos clamam, e o SENHOR os ouve, e os livra de todas as suas angústias.” (Sl 34.17), Deus reconhece a VOZ daquele que clama por Ele, e está atento a este clamor provendo o LIVRAMENTO pelo Seu Poder.  Por isso Deus nos alerta sobre o poder do clamor:” CLAMA a mim e RESPONDER-TE-EI…”(Jr 33.3 a)-  CLAMAR significa: Rogar ,implorar de forma intensa,e para isso acontecer é preciso humildade e o reconhecimento de quem é aquele que se destina este CLAMOR.
3. Deus ouve a quem  SUPLICA EM ORAÇÃO:  O SENHOR já ouviu a minha súplica; o SENHOR aceitará a minha oração.  Orar é um diálogo estabelecido com Deus, é conversar com Ele num sentimento
de humildade e reverencia ao Senhor que tem Todo Poder na Sua Mão. Ore, persevere, não desista, que no tempo de Deus a resposta chega, porque Deus está ouvindo sim a sua oração. Mt.21.22: “e tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis”. 
A oração acompanhada de humilhação, arrependimento e busca intensa tem um resultado abençoador: “Se meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” (II Crônicas 7:14)
4. Deus ouve quem PEDE SEGUNDO A SUA VONTADE: “E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve”.(I Jo 5.14).
5.     Deus ouve aos que são MANSOS – SENHOR, tu ouviste os desejos dos mansos; confortarás os seus corações; os teus ouvidos estarão abertos para eles; Para fazer justiça ao órfão e ao oprimido, a fim de que o homem da terra não prossiga mais em usar da violência.  (Sl 10.17-18).   A mansidão faz parte da atitude de resignação para servir a Cristo, pois está relacionada ao NEGAR-SE a si mesmo, o que é o oposto a agressividade, ao egoísmo. E para estes, Jesus avisa:
 “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a Terra” (Mateus 5:5). E para que isto ocorra Jesus nos dá o exemplo para ser seguido: “Tomai sobre vós o meu julgo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração”(Mt 11:29).
Portanto continuemos Esperando, clamando, orando, e sendo fiel ao Senhor,porque o Deus a quem servimos está trabalhando em nosso favor,e com certeza está a nos OUVIR, mesmo quando nos sentimos num monólogo e sozinhos, Deus OUVE!
Porque desde a antiguidade não se ouviu,nem com ouvidos se percebeu,nem com os olhos se viu um Deus além de ti,que trabalhe para aquele que nele espera...”(Isaias 64:4)

Um comentário:

  1. obrigado...hoje no meu momento de angústia essas palavras me confortáram.

    ResponderExcluir