ESPAÇO DE DEVOCIONAL

Seja bem vindo!
Miss.Cacilda Barbosa Santiago

sábado, 21 de maio de 2011

Atitudes para vencer uma guerra invensível (II Cr 20.1-26)

Surgem batalhas na vida que parecem invensíveis, o embate torna-se muito maior que qualquer possibilidade humana de solução, e o “inimigo” ou “inimigos”, numa vantagem tão grande, que, mesmo amedrontados, temerosos, achando que é o fim, cabe  a nós tomar a decisão acertada  de buscar o único e melhor caminho para a vitória, que é através do Deus Onipotente, Onisciente e onipresente.
Josafá era o rei de Judá, passou por um desses “estreitos” da vida, ele tinha um currículo de um servo de Deus que apesar de seus defeitos,  tinha decidido colocar Deus em primeiro lugar, e além de servi-lo, orientava o povo e proporcionava meios para que todos o servissem “Andai no  temor, do Senhor, com fidelidade e com o  coração inteiro”(II Cr 19.9). Mas apesar de tanto compromisso, Josafá com a permissão de Deus, passou por situações e aflições para que pudesse contemplar o poder e a majestade desse Deus que ele decidiu servir. É possível alguém com um perfil completo desses: temor, fidelidade e coração inteiro para Deus, passar por uma situação em que qualquer comentarista crítico, ou testemunha realista diria: É o fim de tudo, você não é nada diante da quantidade de guerreiros e arsenal bélico que eles têm para destruir você!. A Bíblia revela que “no mundo tereis aflições” e essa palavra não tem um “se”, ela é enfática “tereis aflições”, mas como uma brisa de refrigério, e como um alento para o nosso coração, Jesus não deixa incompleta a sua afirmativa, Ele diz: ”mas tende bom anim”, Eu (Jesus) venci o mundo!”. É só avaliar, o Grande, o Poderoso, o Vendedor, está do lado de quem nesta peleja?Quem está realmente buscando dEle a saída, e com inteireza de coração?
Josafá recebe um recado assustador:“vem contra ti uma grande multidão…”(v.2). Quando é um só, ou dois, ou três... mas uma multidão  para destruir, e para completar o quadro estarrecedor, já estavam muito próximos, tinham que pensar e fazer algo rápido e contar com o sobrenatural!
Entretanto, quem é fiel a Deus, numa situação sem saída, vendo a hora ser engolido pode  ver nas atitudes de Josafá algumas medidas fizeram toda a diferença,vejamos suas ações diante de uma peleja invensível:
BUSCAR AO SENHOR. “Então Josafá temeu e pôs-se a buscar ao Senhor”.
UNIDADE COM PROPÓSITO – “E juntou-se judá para pedir socorro ao Senhor… e também de todas as cidades de Judá vieram para buscar ao Senhor”.
3º RECONHECER QUE DEUS DETÉM TODO PODER(v.6) – Josafá tem uma oração direcionada a um Deus que  ele  conhece,  como criador , habitante do céu e poderoso: “Deus nos céusem cuja mão força e poder, e não quem possa te resistir”
4º RECONHECER QUE DEUS OUVE E LIVRA (v. 9b)”…e clamaremos a ti na nossa angustia, e tu nos ouvirás e nos livrarás”- Tal convicção possibilita um entrega da peleja inteiramente nas mãos do Senhor.
5º RECONHECER QUE É TOTALMENTE DEPENDENTE DO SENHOR(v. 12) – “Porque em nós não há força perante esta grande multidão que vem contra nós, e não sabemos o que faremos, porém os nossos olhos estão postos em ti”; Depender do Senhor, é esperar nele, confiar, mesmo quando não há nenhuma força humana, é quando entra a especialidade de Deusque é agir no impossível.
ESTAR DE PÉ DIANTE DO SENHOR (v.13) “…e todo Judá estava em pé diante do Senhor, como também suas mulheres, crianças e seus filhos”.Quando o povo clama e está de pé, Deus entra com a resposta e a providencia necessária segundo a Sua vontade:
“Assim diz o Senhor: Não temais, nem vos assusteis por causa dessa grande multidão,pois a peleja não é vossa senão de Deus(…) Nesta peleja não tereis de pelejar, parai estai de pé, e vede o livramento do Senhor para convosco, ó Judá e Jerusalém; não temais e nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor será convosco”.(v.15,17)
7º TOMOU POSSE DA PALAVRA E LOUVOU AO SENHOR ANTECIPADAMENTE (v. 21) “E Aconselhou-se com o povo e ordenou cantores para o Senhor, que louvassem a majestade santa, saindo diante dos armados dizendo: Louvai o Senhor, porque sua benignidade dura para sempre.” Através do louvor antecipado, o milagre aconteceu: “… e ao tempo que começaram a louvar, o Senhor pôs emboscadas contra os filhos de Amom e Moabe e os da montanha de Seir que vieram contra Judá e foram desbaratado(…)e olharam para a multidão, e esis que eram corpos mortos, que jaziam em terra e nenhum escapou.”(v. 22,24).
Deus detém em sua mão asa força e o poder, Ele surpreendeu Josafá, além de porpiciar o livramento e destruir a multidão de inimigos, deu a Josafá e ao povo todos os despojos( riquezas) que eram tantos que passaram tres  dias para juntar tudo (v.25).Deus pode e tem prazer em surpreender quem confia e depende dEle em tudo!



                                                                                



Nenhum comentário:

Postar um comentário