ESPAÇO DE DEVOCIONAL

Seja bem vindo!
Miss.Cacilda Barbosa Santiago

sexta-feira, 8 de maio de 2020

APESAR DE TUDO, VAMOS ADORAR AO SENHOR! (Hc 3.17-19)


Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente.” (Hc 3.17-19)

 1. “Ainda que a figueira não floresça” , mesmo que não haja expectativas de mudanças no tempo, Deus continua o mesmo, pois o  “ o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer” . Portanto, ainda que o  outono e inverno pareçam não ter fim, o Senhor trará o verão nas nossas vidas!
A figueira é uma árvore forte e suas raízes são famosas por destruir paredes e calçadas, simboliza a longevidade e prosperidade. É uma arvore que quando começa a florescer anuncia o verão naquela região, seu florescimento é anuncio de uma nova estação, e estação boa, de colheita. No entanto, a ideia do profeta é que ela “não floressceu”. Esperamos o anuncio de um novo tempo, mas nem isso avistamos.
Há na Bíblia, uma relação escatológica da figueira à figura de Israel e da Igreja na terra, é mencionada mais de 50 vezes nas Escrituras, atinge uma altura de 6 metros e com folhas grandes, a figueira fornece sombra agradável. É uma árvore que se adapta bem neste território e neste clima, por isso é muito cultivada com a característica de dar o fruto antes da folha. A flor da árvore nunca é vista, como as suas flores são minúsculas estão alojados dentro do broto dos frutos.
  2. "não haja fruto na vide...” - Mesmo que as circunstancias , digam não, que o fruto do trabalho não apareça,  eu me alegro no Senhor!
 O fruto da vide ou videira, são as uvas, que simbolizam alegria, energia. Há momentos que a alegria desaparece, não conseguimos acha-la devido as circunstâncias difíceis.  Quando Israel deixou de dar frutos, Deus envia seu filho para que o mundo todo pudesse ver a Sua glória.  Neste momento a Videira(Jesus) vai completar a obra que a Figueira(Israel) deixou de fazer e vai fazer muito mais. Em João 15:1-8, Jesus se coloca como a videira que vai alimentar os ramos. Jesus cristo nos dar motivos para sermos alegres, pois Ele é a videira verdadeira”
    3. “ o produto da oliveira minta”  -  Mesmo que as frustrações nos sobrevenham , o resultado de tudo , seja só decepção. Eu me alegro no SENHOR!
A oliveira que produz a azeitona, é uma das árvores mais impressionantes da terra . As oliveiras, seus frutos, e o óleo do seu fruto sempre tiveram um papel importante na vida cotidiana de Israel, e simbolizam unção, autoridade, suprimento, claridade...  . As oliveiras sempre existiram em grande quantidade por todo Israel, e são conhecidas por sua determinação. Elas crescem praticamente sob quaisquer circunstâncias: nas montanhas ou nos vales, nas pedras ou na terra fértil. Crescem otimamente com grande calor, pouca água e são quase indestrutíveis. Independente das condições: quente, seco, frio, úmido, rochoso ou arenoso, a oliveira viverá e produzirá fruto. Diz-se que, não é possível matar uma oliveira. Ainda que cortada e queimada, novos ramos emergirão da raiz.
 Quando a azeitona deixa de existir, ou parece que vai surgir e desaparece é uma situação de frustração diante de uma expectativa, no entanto a última Palavra vem do Senhor. O Deus Fiel e determinado em nos abençoar.  Estes versículos nos lembram que independente das situações da vida, devemos perseverar como a oliveira na presença de Deus.
4.     os campos não produzam mantimento” -  Mesmo que falte a provisão  terrena, a provisão de Deus não falha - O SENHOR Deus é a minha fortaleza.
Terra tem relação com Produção, terra seca e estéril não tem produção. É cruel ter o campo, mas não ter o mantimento. No entanto,  Terra seca, terra estéril e  SEM PRODUÇÃO é lidar com um sentimento de morte. Ter a vida, a terra, o trabalho, mas não ter o fruto dela, o mantimento para suprir a fome, causa muita dor. Mas última Palavra vem do SENHOR! Ele nos garante: “Abrirei rios nas colinas estéreis e fontes nos vales. Transformarei o deserto num lago, e o chão seco em mananciais.Plantarei no deserto: o cedro, a acácia, a murta e a oliveira. Colocarei juntos no ermo o cipreste, o abeto e o pinheiro…”  (Is 41.18-19) , e ainda no Salmo 107:35 “Transformou o deserto, em lençóis de água, e a terra árida, em mananciais.”
5.      . as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco”  - Quando somos atingidos por outros que tomas de nós o que nos pertence.... AINDA QUE EU SEJA VÍTIMA DE INJUSTIÇAS,  DE LADRÕES E USURPADORES
 Quando somos atingidos por outros que tomas de nós o que nos pertence. As ovelhas são silenciosas e facilmente sequestradas... O Senhor abomina roubo e nos diz:  "Eu asseguro a vocês que aquele que não entra no aprisco das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. (Jo 10:1). Nosso adversário é especialista em usurpar, roubar; A Palavra de Deus nos alerta: “- O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham plenamente.” (Jo 10:10)
 Mas há promessa da parte do Dono da Vida, Jesus, aquele que pode nos restituir o que foi roubado, conforme Joel 2:25-27: “E restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto, e a locusta, e o pulgão, e a oruga, o meu grande exército que enviei contra vós.E comereis fartamente, e ficareis satisfeitos, e louvareis o nome do Senhor, vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo não será mais envergonhado. E vós sabereis que eu estou no meio de Israel e que eu sou o Senhor, vosso Deus, e ninguém mais; e o meu povo não será envergonhado para sempre”.
   6. “e nos currais não haja gado”  ainda que tenha toda uma estrutura e investimento para nada- ...  falta de alimento, sal , água., cuidados. Se o campo não produz, não tem mato para o gado... Ainda assim, vou focar na ADORAÇÃO!
Um curral sem gado, é uma estrutura perdida, não cumpre sua finalidade, em Provérbios 14.4 diz “ Não havendo bois, o celeiro fica vazio, mas por intermédio da força bovina vem a grande colheita.” É desalentador vislumbrar o trabalho feito sem serventia, sem cumprir sua finalidade. Gado, é sinal de produção, de vida, de prosperidade no campo. Um curral com gado reflete a dinâmica e produtividade do rebanho. No entanto, precisamos crer que a última Palavra vem do SENHOR. “Voltem à sua fortaleza, ó prisioneiros da esperança; pois hoje mesmo anuncio que restaurarei tudo em dobro para vocês.” (Zc 9:12)
   7.  “TODAVIA, eu me alegrarei no Senhor!”  Apesar de tudo, vou optar por adorar e me alegrar Senhor!
      É uma DECISÃO, mudar o foco do caos,  para o SENHOR , Ele é  nosso Sustento e alento em meio às adversidades.  Nessa perspectiva de um contraponto diante da dura realidade,  expressa pelas conjunções TODAVIA, MAS, CONTUDO, ou seja, APESAR DE TUDO ISSO, MESMO ASSIM, o nosso olhar  e expectativa  precisam está  no SENHOR. Mesmo que as circunstâncias nos motivem à tristeza, o SENHOR, nos motiva para a ALEGRIA, Ele é a fonte da Alegria . Fp 4.4 “Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai- vos”. Com essa firme expectativa o SENHOR se alegra e nos dá forças: “portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força.” (Ne 8:10).
  8.   COM A FORÇA DO SENHOR , caminhamos firmes acima dos embaraços e barreiras:  “e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente.”.
 Os pés de uma corça são sua garantia de liberdade, pois é um animal ágil e habilidoso com condição de fazer curva em alta velocidade desviando de obstáculo e também mudando de direção para outro caminho, e assim elimina com isso seus perseguidores, levando-os ao cansaço e capotamento por terra.  Quando temos a perspectiva em Deus, apesar de tudo, nossos passos são seguros e firmes. Pois Deus confirma, conforme o Salmo 37. 23-24 “Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e ele deleita-se no seu caminho. Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão.” E ainda, no salmo 18.22: “Com o teu auxílio dou numa tropa; com o meu Deus salto uma muralha.”   


Um comentário: