A Bíblia é um livro tão completo que deixa claro e evidente as virtudes e fraquezas de grandes homens e mulheres de Deus, atribuindo a Deus o Poder e a glória e ao homem a sua inteira dependencia do Senhor para seguir em frente.
O cansaço é nocivo porque é algo que quando está no controle da vida, ele se torna o maioral, o dono da situação, o cansaço é o ponto de extinção da força, da energia, da capacidade de seguir, de levantar, de agir. O cansaço é o estágio do ”chega, não aguento mais”, “não posso mais, acabou toda a força!...”. Por isso vemos na Bíblia a nosso mapa, referencias importantes de heróis que cansaram mas venceram, a despeito das afrontas que o inimigo nos lança ”você não é crente?Por que estás cansado?!".
O FATO de se sentir cansado traz a muitos a sensação de fracasso, de derrota, no entanto não se deve vestir esta capa, afinal: Cansamos porque somos humanos, cansamos porque lutamos, cansamos porque nos esforçamos, não podermos criar uma idéia de super crentes, incansáveis. O preguiçoso ao contrário, é que cansa de não fazer nada, o que não é o perfil do servo de Deus que tem a coragem para lutar, e se cansou é porque esforçou-se demasiadamente.
Vamos verificar então na Bíblia, três situações em que os servos de Deus se cansaram?
1 – Moisés cansou devido a batalha contra os amalequitas,e Deus preparou ARÃO E HUR para ampará-lo.(Ex 17.11-12) “Porém as mãos de Moisés eram pesadas; por isso, tomaram uma pedra e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, de um lado, e o outro , do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs”.
2 - Davi cansou de lutar contra os filisteus, e Deus preparou Abisai para o livrar de um poderoso gigante que com uma espada nova intentou ferir a Davi. (II Sm 21..15). ”E, tiveram mais os filisteus uma peleja contra Israel; e desceu Davi, e com ele os seus servos, e tanto pelejaram contra os filisteus, que Davi se cansou” (II Sm 21.15) - :“Porém Abisai, filho de Zeruia, o socorreu e feriu o filisteu e o matou” (v. 17.a)
3 – Os discípulos de Jesus cansaram de remar contra as ondas e açoitados pelas fortes ondas e ventos, a ponto de perderem até a noção de Jesus, confundindo-o com um fantasma, mas quando Jesus se apresenta, entra no barco o vento e o mar acalmaram. “E vendo que se fatigavam de remar porque o vento lhes era contrário, aproximou-se deles andando sobre o mar…”(Mt 14)
Enfim, somos todos vulneráveis ao cansaço, o que deve ser momentaneo e não uma realidade instransponível, pois o melhor de tudo é que o DEUS a quem podemos clamar, quando estamos tão cansados, Ele simplesmente NÃO SE CANSA, e somente Ele tem poder para multiplicar as forças de quem não tem mais nenhuma força, ou seja, está esgotado, cansado ao extremo.
Portanto a saída, é ESPERAR…e buscar força no Senhor, Pois o Ele irá nos RENOVAR e nos surpreender com uma força tão poderosa que nos levará a VOAR como águias!Creia nisso e medite nesta Palavra e grave no seu coração:
“Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não há esquadrinhação para o seu entendimento. Dá vigor ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os jovens certamente cairão. Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão.”(Is 40.28-31)