ESPAÇO DE DEVOCIONAL

Seja bem vindo!
Miss.Cacilda Barbosa Santiago

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Reflexão de final de ano...“Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos.” (Jr 8.20)



 “Passou a sega, findou o verão e nós não estamos salvos" (Jr 8.20)

Quando o final de ano chega, é comum se fazer um retrospectiva da vida. Para muitos é momento de lembrar  e celebrar tantas conquistas e avanços obtidos no decorrer do ano, celebrar as colheitas, ou quem sabe as sementes plantadas. 
.
A “sega” significa a colheita, e era comum na cultura judaica  uma festa especial para celebrar a colheita da produção agrícola, e no verão é o período do plantio das sementes, esperanças depositadas na terra. 
Esse texto em especial, na versão BJKA  temos: 

" Passou o tempo da colheira, acabou o verão e não estamos salvos."(Jr 8.20) 

O profeta Jeremias neste contexto, encontra-se em um momento de profundo pesar pelo seu povo, por perceber o tempo passar e a situação dele e do povo continuar a mesma, ou até ter piorado, vivenciando condições de lamento e dor, por nem ter colhido e nem mesmo ter semeado. Essa situação reproduz um momento de paralisação no processo natural da vida diante das situações adversas. Ele chega a perguntar “porque não se realizou a cura do meu povo? Não há bálsamo em Gileade, ou não há médico?”. Ou seja, as soluções racionalmente possíveis haviam se esgotado humanamente falando.  

Muitos  enfrentam em suas vidas, sensações semelhantes a do profeta Jeremias, a de ver o tempo passar, o ano terminar e pensar acabou "o verão", ou seja, "acabou o ano" e mais um dia se foi, e não chegou o "tempo" da celebração, e refletir sobre sua vida,  ao ver outros celebrarem suas colheitas e até mesmo as plantações de “esperanças”, mas ao olhar para si mesmo, sentem apenas a  dor e o lamento, por perceberem que a situação continua a mesma ou até mesmo  ter se agravado.
Alguns,  por conta de um relacionamento fracassado e sem expectativa de melhora, um emprego frustrante, uma enfermidade, um diagnóstico, uma afronta de alguém, uma esperança não alcançada, sonhos enterrados, frustrações, traições, decepções  e tantos e tantos motivos que levam a dor de buscar em lamento a cura, assim como clamou o profeta. Quanto essas condições perduram por tempos, a Bíblia nos deixa claro o que acontece: 

“a esperança demorada enfraquece o coração, mas o desejo chegado é árvore de vida” (Pv 13.12). 

Um coração enfraquecido desiste de celebrar e de ter esperança. Por isso, é preciso tomar uma atitude de fé e esperança em Deus, que é poderoso para trazer a existência a resposta como uma "árvore de vida" que brota em meio ao deserto da lamentação. 
Observemos na palavra de Deus que o mesmo profeta Jeremias, que se expressou em tanto lamento e frustração, 

descobriu o segredo da sobrevivência, buscando assim na 

esperança em Deus a sua salvação: 


“A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto esperarei nele. Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR.”(Lm 3.24-26).

Portanto, é possível vencer estes momentos difíceis de dissabores, e e de espera pela vitória de Deus em nossas vidas, seja em que área for, mantendo firme a ESPERANÇA no DEUS que TUDO pode fazer, no TEMPO dEle, conforme SUA Soberana vontade. O SENHOR é do dono do tempo. E, com esta firme esperança, será possível, assim como o profeta Habacuque ADORAR, enquanto isso, e depois também,  ao Deus da  força e  da Salvação:   

" Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide, ainda que o produto da oliveira minta e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas e nos currais não haja vacas; todavia eu me alegrarei no Senhor e exultarei no Deus da minha salvação. O Senhor Jeové é a minha força e fará os meus pés velozes como os da gazela e me fará andar nas alturas." (Hc 3.17-19) 

Desejo a você, leitor deste modesto blog, que chegue em seu favor e de sua família, o tempo da celebração e que muitas sementes de esperanças sejam plantadas, mantendo firme a confiança no SENHOR que dá a semente, a chuva , a colheita, e o tempo! Feliz ANO NOVO! 

Miss. Cacilda Barbosa Santiago
Serva do Deus Altíssimo 



segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Coisas da vida...



Coisas da Vida

Na vida...
Às vezes o  sonho se torna realidade
Às vezes realidade se torna um  sonho.
A  dor promove  a vida
E  a  vida  se torna  dor
A esperança atrai a fé
E a fé  motivada sustenta  o amor .
Nem sempre multidão quer dizer companhia
E nem solidão quer dizer abandono
Nem sempre sorriso quer dizer alegria
E nem sempre a lágrima quer dizer tristeza
A Vida e suas tantas complexidades...
Se não fosse assim, não seria vida...
A única certeza que temos na vida
Com todas suas complexidades é que
Estamos aqui de passagem e é preciso
Aprender com todos os momentos da vida
Sejam bons ou maus...
“ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios” (Sl 90.12) 

Autoria: Cacilda Barbosa Santiago

sábado, 13 de setembro de 2014

JESUS, RESPOSTA CERTA PARA O PERDIDO

Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” (Lc 19.10)

Vivemos numa época que por falta de  observância na sinalização e direcionamento dado na Palavra de Deus, há mais e mais pessoas  se perdendo na caminhada. Movidas muitas vezes por sua auto-suficiência, orgulho, decepções, se distanciam de Deus, de suas  família,  e até  mesmo de si mesmas. Distanciam-se de seus sonhos e projetos, vivendo assim num estado vegetativo , tornando-se vulneráveis aos ataques e artimanhas do inimigo das nossas almas, cujo objetivo é sempre"matar, roubar e destruir". No entanto, temos a oportunidade de sermos achados pela atuação do Cristo Vivo e Poderoso veio para nos dar "vida e vida em abundância", e tem como uma de suas especialidades e metas para a humanidade: BUSCAR e SALVAR o que se havia PERDIDO. 
Na parábola do filho pródigo (Lc 15) vemos claramente o AMOR do PAI pelo filho que motivado pelo seu orgulho e egoísmo distanciou-se do pai e se perdeu nos caminhos tortuosos da desobediência como consequência das escolhas que são feitas pela liberdade dada através do livre arbítrio. 
Ao tomar a atitude de voltar para o PAI , foi alcançado pelo AMOR incondicional que proporciona perdão, restauração e celebração pelo tema " 
"Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se (Lc 15.24)
Portanto: JESUS É A RESPOSTA PARA O PERDIDO:
Ao perdido em trevas, ELE é a LUZ
Ao perdido e sem saída, JESUS é a PORTA
AO perdido, sem direção, JESUS é o CAMINHO
Ao perdido no engano, JESUS é a VERDADE
Ao perdido nas garras da morte, JESUS É a VIDA
Ao perdido na escravidão, JESUS é a VERDADE QUE LIBERTA
Ao perdido na escassez, JESUS é o PÃO da VIDA!

Que o Senhor nos ajude a cada dia, a nos lançarmos nos braços do NOSSO PAI, cujo acesso nos foi dado través da Obra maravilhosa executada por JESUS CRISTO, nosso SALVADOR! 

(Miss. Cacilda Barbosa Santiago)



domingo, 24 de agosto de 2014

ERGA OS OLHOS PARA ALÉM DOS MONTES


Levanto meus olhos para os montes e questiono: de onde me virá o socorro? O socorro virá do meu SENHOR, o Criador dos céus e da terra!” (Sl 121.1-2)  

Quantas vezes na vida, erguemos os nossos olhos e o que enxergamos são montes, montanhas intransponíveis, montes de problemas, enfermidades, aflições, dúvidas, medo, frustrações, decepções, dor, e tantos outros que surgem na caminhada, e nos cercam como cordilheiras que se impõem sobre o vale,  e nos fazem nos apequenar diante de sua magnitude. Nestas horas, assim como o salmista, suspiramos por uma saída, por um escape que parece impossível.
Então temos o Consolador, o Espirito Santo que traduz nosso clamor, desta  súplica direcionada ao DEUS dos Montes e Deus dos Vales, e assim podemos ter a força e a graça para elevarmos o nosso olhar e enxergar além dos montes, enxergar o SENHOR, Criador e sustentador de todas as coisas, através da FÉ, a fé que VÊ.  A INCREDULIDADE tem o poder de nos cegar, nos tornar míopes  e nos fazer desistir em meio ao vale, mas a FÉ no CRIADOR nos faz enxergar além, e avançar, crendo no DEUS do Impossível.

se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível. (Mt. 17.20)


segunda-feira, 18 de agosto de 2014

A saudade...

A SAUDADE...

Produz a sensação de que temos diante de nós uma  muralha fria e intransponível que precisa ser encarada e vencida diariamente com a fé e a força que vêm de Deus.

Faz sentir de forma dolorida a ausência de pessoas tão amadas que vieram como presentes de Deus para  nossas vidas,  e que , de repente partiram  no melhor da música, nos deixando sem chão, sem som  e sem ritmo.

Causa a sensação de que a realidade é um sonho, e de que alguns sonhos não são tão reais como imaginávamos.

Enfim...  A Saudade é partida, é despedida, é vazio, é dor sufocada pelo silêncio... É a ausência dilaceradamente sentida pelos que nos ensinaram o valor de um  grande Amor.              
                                                                                   (Cacilda Barbosa Santiago)

E Deus enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor;” (Ap 21.4)


"In memoriam”  Jessé Santiago  (12/10/71-17/08/2010)

17/08/14

terça-feira, 12 de agosto de 2014

DIANTE DE PRESSÕES... PARA ONDE IREMOS NÓS?


No SENHOR confio; como dizeis à minha alma: Fugi para a vossa montanha como pássaro? O SENHOR está no seu santo templo, o trono do SENHOR está nos céus; os seus olhos estão  Atentos, e as suas pálpebras provam os filhos dos homens.” (Sl 11;1,4)

 Mesmo confiando em Deus, assim como o salmista, somo sujeitos a passarmos por conflitos interiores principalmente quando enfrentamos muitas pressões e dificuldades, então somos tentados a fugir, a desistir, a esconder-se,  e então vem esta  vontade de voar assim como um pássaro para o alto de uma montanha, longe de tudo e de todos. No entanto, nosso Deus que conhece bem cada pessoa  está ATENTO, e que não nos perde de vista, apesar de nos provar, conhece nossa estrutura, nosso limite, e entra com a providencia. 
No Salmo 139, há um dialogo sobre este cuidado de Deus “SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces. Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.”(SL 139:1-10).
Deus se importa conosco, acompanha nossos passos, seja dos “foragidos”, escondidos, ou dos que estão sendo pressionados a fugir ou esconder-se de Deus... Pois, Ele   SONDA,  CONHECE, OBSERVA, COMPREENDE, CUIDA, INTERPRETA, Ele nos acha e está PRESENTE com suas mãos de misericórdia e Poder estendidas para nos guiar e nos sustentar. Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna." ( Jo 6.68).
 Que Deus nos ajude a nos refugiarmos nEle, pois Ele tem cuidado de nós!! 

domingo, 3 de agosto de 2014

JESUS CRISTO...EXEMPLO DE AMOR E SUPERAÇÃO PARA A SALVAÇÃO


"Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum./ Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.  Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados."  
(Is 53.2-5)
JESUS CRISTO, se fez humano, e mostrou sua especialidade na arte de superar , bem como fazer vencer todas as provações e sentimentos  que afligem o ser humano e o deixam tão atordoado para viver, como o  desprezo, a  rejeição,  a dor, e  o abandono.
Portanto, Jesus Cristo, o filho de Deus,  superou o DESPREZO, a REJEIÇÃO, a DOR, o TRABALHO, devolvendo  com ações de AMOR, lovendo sobre si a nossa DOR, nossas TRANSGRESSÕES e INIQUIDADES, providenciando a PAZ e a CURA para nossas vidas!
Jesus deixou o exemplo de homem trabalhador nesta terra, sem contudo, perder de vista as questões eternas; E, somente  por AMOR  tomou para si todas malditas consequências do pecado, dos males que permeiam a vida humana. Por amor, Ele foi afligido, ferido e oprimido em substituição a quem não merecia, o que se chamamos  GRAÇA, tudo isso para proporcionar o verdadeiro escape, a salvação que promovem a  PAZ e a CURA que tanto precisamos! 
Vale a pena aceitar este maravilhoso amor, amor de nos faz vencer, o amor de nos cura, o amor que nos dá a verdadeira paz. 

domingo, 27 de julho de 2014

CANTORA LÉA CRISTINA LANÇA O SEU 1° CD INTITULADO “TEU AMOR”


 Léa Cristina, uma das vozes destaques no ministério de louvor da Assembleia de Deus em Rio Branco, apresentou neste mês de julho de 2014,  o seu 1º CD intitulado “Teu Amor”.  







Um CD diferenciado com vários estilos musicais, que primam pela qualidade  de repertório e de produção, sob a direção do músico e compositor Cleyder Barbosa.
O CD “Teu amor” é um sonho que foi acalentado desde a minha infância, e é a realização das promessas de Deus para minha vida e ministério, que foi conquistada com muita oração e esforço, disse a cantora Léa Cristina.
Foram 3 anos de preparação entre a escolha do repertório, composições e   produção das 10 musicas gravadas no CD, que também dispõe dos  seus respectivos play-backs .


Léa Cristina e seu esposo Cleyder Barbosa, moram atualmente em Cochabamba- Bolivia, onde estudam de medicina e também cooperam ativamente no ministério de  louvor.
O CD Teu amor de Léa Cristina, foi  produzido e gravado no Estado do Acre,e sua fabricação fora do Estado. Sob a direção geral do  Pr. Luiz Gonzaga de Lima, presidente da AD em Rio Branco, foi uma forma de valorizar os talentos e potenciais musicais de nossa região. Pr. Luiz, é o pai da cantora Léa Cristina, e  também cantor e compositor, com musicas  de sua autoria neste abençoado CD.
O CD “Teu amor” contém as seguintes canções:
Esperar em Ti; Não me deixarás;Eu Vejo Deus
Teu Amor ;Senhor te exaltamos ;Promessa
Deus de Santidade;Grandioso és Tu;Teu querer
Teu amor (bônus) ;Play back (bônus) 
O CD, está disponível na Livraria Nova Aliança (Térreo da Assembleia de Deus em Rio Branco-  ou 68-3228-0065)

quinta-feira, 12 de junho de 2014

"A oração é um trabalho que traz humildade."( E.M BOUNDS )

A natureza humana quer velejar até o céu com uma brisa suave, em mar calmo e sem sobressaltos. A oração é um trabalho que traz humildade. Ela avilta o intelecto e o orgulho, crucifica a vanglória e sinaliza nossa ruína espiritual, e tudo isso é difícil para carne e sangue suportarem. É mais fácil não orar do que suportar tais coisas. Então chegamos a um dos males clamorosos destes tempos, talvez de todos os tempos - pouca ou nenhuma oração. Desses dois males, talvez pouca oração seja pior do que nenhuma. Pouca oração é uma espécie de faz de conta, um salvo-conduto para a consciência, uma farsa, uma ilusão... ...Não buscamos a Deus com ardor e diligência. Ninguém se achega a Deus se não o seguir com intensidade; nenhuma alma segue a Deus com intensidade se não o buscar cedo de manhã... Se Deus não for a primeira coisa em nosso pensamento e esforços pela manhã, Ele ficará em último lugar no restante do dia. " 
(E. M. Bounds)

Qual tem sido a nossa resposta e percepção a respeito de Jesus, diante das pressões?!

Mas Simão Pedro respondeu a Ele: SENHOR, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna. Sendo assim, nós temos crido e reconhecido que Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo.” (Jo 6.68-69)

Jesus, no decorrer de seu ministério terreno junto com seus discípulos passa por um momento de  baixas,  desistências no grupo causadas  por não corresponder as suas expectativas humanas e egoístas. Uns esperavam que Jesus fosse um revolucionário, outros começaram a desacreditar que Ele era Deus, achavam difícil compreender Seus ensinamentos,  além da fraqueza diante das constantes e sutis interferências dos opositores "religiosos".
Então, diante desse quadro, Jesus pergunta aos seus discípulos: "E vocês, também desejam ir embora?",  mas Pedro, inspirado pelo Espirito Santo, responde com toda convicção   "...SENHOR, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna. Sendo assim, nós temos crido e reconhecido que Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo."
Que resposta linda! Esse discípulo convicto, para dar essa resposta, nos deu a pista, que diante das pressões, nós precisamos compreender com nossa alma e entendimento  as respostas, para duas perguntas:
1ª. “CORRER PARA ONDE, OU PARA QUEM?”; e, 
2ª. “QUEM é , e o que de fato significa JESUS para mim?”. JESUS  é a Porta, é o Caminho, é a Verdade, é a Libertação, e, é a Vida! É o Nosso mediador e acesso ao Pai! Através dEle podemos usufruir o privilégio, o Poder, de sermos feitos “Filhos de Deus”.
No entanto, é fundamental que absorvamos essa realidade de vida, que deve ser buscada diariamente, pois como disse Jesus: "quem quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a cada dia a sua cruz e siga-me".  
Em João 8, e Lucas Cap. 22.54-62, observamos que quando Jesus foi traído e preso, logo começou uma grande pressão sobre o grupo, e mais especificamente sobre Pedro, o mesmo Pedro que deu aquela tão linda resposta, agora  diz que não conhecia  Jesus, finge que nunca andou com ele, que não era seu discípulo.  Pedro, estava tão fragilizado e medroso que suas respostas foram dadas às perguntas dos criados dos religiosos, e não pela "inquisição". Era uma noite fria, e  Pedro, envolto nesta  temperatura fria, junto aos servos e guardas buscava se aquecer junto deles perto da fogueira, queria ser aceito no grupo, no entanto, a maior frieza estava dentro do seu  coração, congelado pelo medo, incredulidade,  frustração, e sensação de abandono. 
O mesmo Pedro que ainda tentou uma reação revolucionária contra os que prenderam a  Jesus, agora se mostra  um Pedro, fraco, amargo e frio, que correu  para longe de Jesus, o desconheceu,  e se esqueceu de Suas palavras de vida eterna. E,  após três vezes questionado, e dando as respostas negativas, conforme tinha avisado Jesus, o galo cantou. Naquele canto do galo cai por terra  uma temporária covardia e  auto suficiência na vida de Pedro. Naque momento, seus olhos encontram-se com os de Jesus, e Pedro lembra-se de sua pequenez e da grandeza do Dono da Vida, o que lhe leva a chorar amargamente, um choro de arrependimento movido pelo operar do Espírito Santo, reaquecendo o seu interior para rever seus conceitos e postura de amor verdadeiro diante de Jesus Cristo.  
A Bíblia nos alerta que "Aquele, pois que cuida estar em pé, olhe não caia" (I Co 10.12).  Pedro, apesar de tudo, usufruiu da misericórdia de Deus, e  teve a nova oportunidade de correr para Jesus, foi alcançado por Seu amor restaurador, e conhecendo as Palavras de vida eterna passou a ser um proclamador da Palavra de Deus com poder e autoridade. De fato, tornou-se um exímio pescador de almas, quando conheceu verdadeiramente QUEM era Jesus. "CONHEÇAMOS E PROSSIGAMOS EM CONHECER AO SENHOR" (Os 6.3a).
Que o Senhor nos ajude a cada dia, darmos as respostas e atitudes satisfatórias diante das pressões que tentam nos levar para longe de Jesus, o melhor e maior Amigo! 

"Portanto, reconheça-o em todos os seus caminhos, creia de todo coração, pois Jesus Cristo, o  Filho do Deus vivo, veio para nos dar Vida e vida em Abundancia!"  (Jo 10.10)

quarta-feira, 4 de junho de 2014

EM BREVE, CD "TEU AMOR' DA CANTORA LÉA CRISTINA



Em Breve, vocês poderão adquirir um CD evangélico de excelente qualidade, produzido e gravado no Estado do Acre, e com a mixagem e fabricação na MCK -São Paulo. 

Após  um trabalho feito com muito esforço e dedicação, a cantora Léa Cristina, estará daqui alguns dias apresentando o seu 1º CD intitulado “Teu amor”.

Léa Cristina, é uma jovem senhora, estudante de medicina, acreana e cantora evangélica  que desde a infância tem um ministério especial na área do louvor. É casada com o músico, e também estudante, Cleyder Barbosa, juntos, atualmente  cooperam ativamente no ministério de louvor em Cochabamba-Bolívia, mas também apoiam o ministério da AD em Rio Branco-AC, presidido pelo Pr. Luiz Gonzaga de Lima, que além de pastor, cantor e escritor, é  o pai da cantora, e um dos produtores do CD "Teu Amor". 

O CD “Teu amor” , trás um repertório eclético que alcança todos os gostos e estilos musicais, até mesmo  o dos mais exigentes. 

E, compartilhando com nossos leitores, temos para divulgação 2 das canções que estão compondo o repertório do CD da Léa Cristina.
Canções que valem a pena conferir!! Deus vos abençoe!

“Teu Amor”(versão em  português),
 e,  
“Esperar em Ti” do compositor, músico e produtor Cleyder Barbosa 



domingo, 4 de maio de 2014

PARA VENCER O MUNDO É PRECISO TER FÉ...


“e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.”(I Jo 5.4b)


A FÉ que vence o mundo promove em nossas vidas FIRMEZA, ESPERANÇA e  CERTEZA.

 "Ora, a FÉ é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem."( Hb 11.1)

A FÉ que vence o mundo ADORA a Deus, e vence o orgulho, o silêncio, a rejeição, o medo, e o caos.

A FÉ que vence o mundo em Deus está pautada na confiança na Onipotência, Onisciência e Onipresença de Deus.

A FÉ que vence o mundo crer no sobrenatural, no inexplicável, no atemporal, e mantém o olhar firme em JESUS, o autor e consumador da nossa FÉ!

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Pensando em fugir e voar para longe como um pássaro?!...


No Senhor eu me refugio. Como podeis dizer-me: Foge como um pássaro para os 
montes? Vê! os ímpios preparam os seus arcos, 
ajustam com precisão as flechas nas cordas, para atirar ocultamente contra os retos de coração. Se os fundamentos estão destruídos, que pode o justo fazer? MAS o  Senhor  está no seu Templo Sagrado, o Senhor tem seu trono nos céus. SEUS OLHOS OBSERVAM TUDO; vê atentamente os filhos de Adão.(...)Portanto justo é  o Senhor, e ama a justiça; os íntegros verão a sua face!”(Sl 11.1-4;7) 


Diante das pressões, armações e cercos que surgem ao longo da vida,  uma das primeiras reações de defesa humana é a fuga, queremos fugir  para bem longe de tudo e de todos e assim nos auto protegermos. Exatamente como o salmista Davi, que foi tentado a fugir “como um pássaro para os montes.” O pássaro que voa para bem algo, distante de tudo e de todos no alto dos montes. Parece calmo por lá, parece tranquilo. Mas o centro da vontade de Deus é o lugar em que por mais que nossa alma esteja anelante pela fuga, o melhor lugar é o CENTRO DA VONTADE DEUS. Sua vontade é BOA, PERFEITA E AGRADÁVEL. 
O Senhor  concede neste texto bíblico a  iluminação na mente do salmista, a resposta para esse conflito interior desde o inicio desta oração, nos ensinando algumas lições preciosas de retorno a realidade: 
1. O Senhor é o REFÚGIO, é nEle que precisamos nos abrigar, pois Ele é a defesa, é o Escudo, nossa Fortaleza. 
2. O Senhor é SANTO E PODEROSO que habita nos céus, e é de lá que Ele envia o nosso Socorro; 
3. o SENHOR VÊ Todas as coisas com atenção e interesse pelos seus. O Senhor nos prova, mas Ele é a nossa JUSTIÇA.  

Portanto, vamos correr para nosso refugio e fortaleza, Ele é maior do que os montes, é o Criador,O Sustentador,  o nosso socorro bem presente na angústia, nosso Abrigo Seguro!


sábado, 26 de abril de 2014

Como lidar com o Silêncio de Deus?!...

O Senhor está no seu santo templo, o trono do Senhor está nos céus; os seus olhos estão atentos, e as suas pálpebras provam os filhos dos homens.” (Sl 11.4)

A nossa trajetória nesta terra nos possibilita muitas experiências algumas doces , outras amargas, dias bons e dias maus. Mas uma das situações que proporciona certa inquietude e desalento é quando nos dias amargos e maus temos como resposta o silêncio de Deus, quando suas “pálpebras se fecham” e nos provam.
Nos deparamos com o Silêncio de Deus, quando Ele se cala a nosso respeito ou a algo que temos pedido. A  impressão humana que sentimos é de abandono, nos sentimos esquecidos, desamparados, desprestigiados, o que  favorece um ambiente de  frustração e  consequentemente uma confrontação direta para com a nossa FÉ em Deus.
A dimensão do  silencio em um texto escrito é dimensionada através dos sinais de pontuação como a virgula, o ponto e virgula, dois pontos, reticências,  ponto continuando e até um ponto final. 
Na vida também enfrentamos  as pausas  breves, longas, definidas, continuáveis etc. Embora, a  quando se fala da dimensão do silencio de Deus, por mais que seja breve, ecoa como uma eternidade, como um abismo, um vazio em que se ouve apenas o eco da própria voz em meio a um vale.

O patriarca  Jó passou por esta aflição em meio a sua dor e extrema provação chegando a expressar:
"Ah quem me deram um que me ouvisse! Eis que o meu desejo é que o Todo-Poderoso me responda, e que o meu adversário escreva um livro."(Jó 31.35)
 O Salmista Davi por sua vez,  em várias ocasiões de angústia e espera expressou em seus cânticos a sua dor diante do silencio de Deus:
“Ó Deus, não estejas em silêncio; não cerres os ouvidos nem fiques impassível, ó Deus”.( Sl 83.1); “Até quando  me esquecerás, SENHOR? Para sempre? Até quando sofrerei com preocupação e tristeza no coração, dia após dia? Até quando prevalecerá o inimigo contra mim?”(Sl 13.1-2) 

A mulher siro fenícia clamando por Jesus, obteve como resposta um silencio dilacerador, e como agravante o descaso e rejeição dos discípulos: “Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós “. (Mt 15:23).

Em todas essas situações como em muitas e muitas outras citadas na Bíblia Sagrada, vimos que Deus entrou com a devida providencia no tempo dEle. Deus ouve, mas a resposta está relacionada à Sua Soberania. E em meio ao silencio, não podemos esquecer da Soberania de Deus. Soberania significa governo, e a soberania de Deus significa que Deus governa sua criação com absoluto poder e autoridade. Ele determina o que vai acontecer, e acontece. Ele faz o que quer, como quer, quando quer e para quem Ele quer, isso é Soberania.
O Soberano Deus decidiu silenciar, Ele conhece a estrutura de cada pessoa, sabe até quando suportamos. “Conhece a nossa estrutura e se lembra que somos pó”.
Nesta hora de Silencio, precisamos ser sensíveis a presença de Deus, por mais que não fale, que não aconteça, mas Ele está conosco, é o tempo do silêncio, e não do abandono e do desprezo, porque Deus jamais desampara os seus filhos.
Jó, Davi, a mulher siro-fenícia e tantos outros, frágeis como nós,  entenderam perfeitamente como lidar com o Silencio de Deus, compreendendo  o princípio  da Sua Soberania, expressaram seus sentimentos e apelos ao Senhor, mas fizeram algo a mais neste momento, algo que demostra superação,  Eles ADORARAM ao Senhor, O Senhor que está nos céus, o Senhor que tem os seus olhos atentos, ao Senhor que tem todo Poder nos céus e na terra. O TEMPO está sob o seu comando e nada nem ninguém impede o AGIR de Deus.
Portanto, se você está na pausa, no silencio de Deus na tua vida, na tua história, ESPERE,  e  ADORE, ADORE, ADORE ao Senhor que Reina, e toda amargura, frustração será dissipada e substituída pela CONFIANÇA no Deus que Governa e Reina para Sempre!

Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera". (Is 64.4)

sexta-feira, 18 de abril de 2014

MUSICAL DE PÁSCOA "O PLANO DA SALVAÇÃO"





A Juventude do Templo Sede da Assembleia de Deus em Rio Branco, sob a coordenação da Missionária Rochelle Cruz e equipe, está preparando com muita dedicação uma linda apresentação para o próximo dia 20 de abril de 2014, será o  MUSICAL DE PÁSCOA - " O plano da salvação", uma noite inesquecível!

Um evento inesquecível com Música de qualidade,  encenações e muito mais abordando o maravilhoso plano de Salvação através de JESUS CRISTO, a verdadeira Páscoa!





Vale a pena prestigiar!
Com certeza, falará muito aos nossos corações.
E você, sua família, seus amigos são os nossos convidados especiais.
                              
Domingo (20/04), às 19:00, no Templo Sede da Assembleia de Deus em Rio Branco (Av. Antônio da Rocha Viana, 2492, Rio Branco -Acre

Para quem mora longe, em outra cidade, ou que não poderá comparecer ao evento ha opção também para assistir ou ouvir: 
- Web TV pelo endereço eletrônico: www.adriobranco.com.br
- Rádio AM Difusora Acreana, Rádio Gazeta FM
- TV (local): canal 21 e 40

VENCENDO GIGANTES


VENCENDO GIGANTES...
 ( I Sm 17)

 Na vida encaramos muitos gigantes, e precisamos ficar atentos para que cada batalha nos traga aprendizados. Os gigantes, são bem maiores que nós, falam mais alto, estão mais armados..., são situações em que nos vemos tão pequenos, inferiores e impotentes... por conta disso geralmente os gigantes paralisam as pessoas, as engessam e atemorizam, tornando-as reféns de seus medos, foi assim que fez o gigante Golias com o exercito de Israel...
No entanto, quando olhamos para a Palavra de Deus, que registra as atitudes de Davi, tão pequeno e insignificante diante do embate, podemos perceber em sua vida um grande aprendizado nas batalhas vencidas e travadas no deserto, onde teve a oportunidade de derrotar um leão e o urso. Podemos então aprender mais sobre esse Deus que  é estrategista, que nos ensina através da vida de  Davi,  5 grandes lições para vencermos o gigante:
1) Que antes de tomar qualquer atitude, devemos  avaliar e ter noção da realidade da batalha/inimigo;
2) Que para ir para o combate  não precisamos das vestes e armaduras de outros, mas da nossa própria(seja você  mesmo);
3) Que Afronta e ameaças, só podemos  vencer avançando, jamais recuando; 4) Que com Deus, um menino, uma pequena funda e uma pedra são armas mais poderosas que um exercito inteiro reunido;
 5) Que é possível Vencermos em nome do Senhor dos Exércitos, pois a  guerra é do Senhor, a vitória vem do Senhor que tem poder para abater  qualquer que seja o  gigante.
Bendito seja o Senhor, minha rocha, que adestra as minhas mãos para a peleja e os meus dedos para a guerra; meu refúgio e minha fortaleza, meu alto retiro e meu e meu libertador, escudo meu, em quem me refugio;(SL 144:1-2)  

quarta-feira, 5 de março de 2014

O NOSSO PAPAI CUIDA DE NÓS!!

Como pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem. Pois Ele conhece a nossa estrutura; lembra-se que somos pó.”(Sl 103.13-14)

Todos os dias precisamos trazer à mente a maravilhosa realidade de sermos filhos de Deus. Observamos na Bíblia que o Poder deste privilégio de filho vem  através de Jesus Cristo. Essa maravilhosa graça nos habilita a recebermos as bençãos paternais de uma forma especial.
Nessa relação gloriosa temos alguns privilégios abordados pelo salmista:
*Temos um PAI atento e que se importa conosco;
*Nosso pai tem compaixão das nossas dores;
*Nosso Pai conhece a nossa estrutura, os nossos limites, Ele sabe e lembra-se da nossa fragilidade, e age em favor dos seus filhos queridos.

Portanto, vale a pena confiar e descansar nos braços do Pai, pois  afinal o NOSSO PAPAI CUIDA DE NÓS!!

sábado, 18 de janeiro de 2014

JESUS, LEVEZA, PAZ E VITÓRIA!

Disse JESUS: 
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve"
(Mt 11.28-30). 
“Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo
 (Jo 16.33). 

 Quando entregamos nossa vida a JESUS CRISTO, temos o privilégio de sermos libertos de   todo peso e sobrecarga que nos oprime. Jesus  nos proporciona descanso para alma , isso é maravilhoso! Faz parte das bênçãos oriundas da Salvação. Jesus nos concede a  leveza da submissão e da libertação em substituição ao fardo do pecado e da opressão. 
Seguir a Jesus é maravilhoso, e não é sinônimo de uma vida isenta de lutas, de dores e aflições. Mas é  sim, a certeza da verdadeira paz e descanso para nossas almas. E, mesmo em meio as aflições da vida podemos animar o nosso oração e nos refazermos, pois  Jesus  já venceu,  e a Sua companhia e  Senhorio sobre as nossas vidas nos fazem “ mais do que vencedores!".Afinal. “ Ele tem cuidado de nós” (I Pe5.7) 

 JESUS CRISTO, É O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA!



quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

JESUS: SUA GRAÇA É SUFICIENTE E O SEU PODER É APERFEIÇOADO NA FRAQUEZA

O apóstolo Paulo certa vez questionou ao Senhor a respeito de suas fraquezas. Como resposta o Senhor lhe afirmou "Minha graça é suficiente a você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Paulo aprendeu com Jesus que o PODER se aperfeiçoa à medida em que há uma atitude de fé, gratidão  e alegria mediante a  GRAÇA e o PODER  do Senhor disponibilizado e aperfeiçoado na vida dos fracos, por isso concluiu: “Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.” (2 Co 12.8-9). / Esse  PODER maravilhoso de Jesus  repousa na vida dos fracos por várias razões, dentre elas: Os  fracos compreendem suas limitações e dependem totalmente de quem é verdadeiramente Forte:  DEUS; Os fracos não correm, e não andam  sozinhos, pois  temem cair, precisam de reforço e guia na caminhada. Os fracos estão sempre atentos aos seus passos, observam  onde pisar e como pisar, procuram dar   um passo de cada vez e segurando na mão de quem sabe o caminho e pode ampará-lo. E, somente os fracos sabem que a vitória só é possível com a ajuda do Senhor Jesus, e não por seus próprios méritos ou capacidade,  pois  “em Cristo Jesus somos mais do que vitoriosos”. ENTÃO,” VIVA OS FRACOS QUE DEPENDENTES DE DEUS!” 
 “Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte" (2 Co 12:10)