ESPAÇO DE DEVOCIONAL

Seja bem vindo!
Miss.Cacilda Barbosa Santiago

domingo, 8 de dezembro de 2013

Deus caminha na tormenta e na tempestade

CAMINHO NA TORMENTA “...O Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés. Ele repreende o mar, e o faz secar, e esgota todos os rios."(Na 1.3) Imaginemos a surpresa dos discípulos ao verem em meio a uma forte tempestade Jesus caminhando sobre as águas, de inicio nem acreditaram, pensavam até que era um fantasma e ficaram apavorados!. Mas depois aprenderam a lição da confiança. Diante das tempestades e vendavais da vida, somos levados humanamente a pensar que nada e nem ninguém poderá subsistir ou deter, a tempestade, afinal, ela parece tão forte, e até mesmo indomável. No entanto, com a graça de Deus, podemos vencer o medo, o desanimo, e clamarmos ao Deus que tem o Poder para deter a força das muitas águas, afinal Ele mediu toda água do mar com a concha das suas mãos, (Is.40.12a). É Ele quem manda, quem livra e Sustenta, TUDO lhe obedece, não existe tempestade maior que o Senhor! Podemos então confiar , mesmo em meio ao furor da tormenta e da tempestade, que existe um Deus imbatível, inabalável que tem o controle de tudo em Suas mãos e que está pronto para nos socorrer. Portanto, podemos aquietar o nosso coração, respirar o ar da esperança, e com os olhos da fé contemplar que Ele vem logo ali, caminhando em nossa direção, e fazendo da tormenta e da tempestade um tapete para os seus pés. “AQUIETAI-VOS E SABEI que EU SOU DEUS, serei exaltado entre as nações serei exaltado sobre a terra!”(Sl 46.10)

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

APRENDENDO SEMPRE. SEJA NOS DIAS BONS, SEJA NOS DIAS MAUS...

Por esse motivo, vesti  toda a armadura de Deus, a fim de que possais resistir firmemente no dia mau e, havendo batalhado até o final, permanecereis inabaláveis, sem retroceder.” (Ef. 6.13) 

A vida é uma oportunidade dada por Deus, e Ele nos proporciona  os  dias  para aproveitarmos e para refletirmos diariamente,  nos sejam os  dias  bons, com suas alegrias, realizações, certezas, conquistas, prosperidade etc. etc... ; sejam também os  dias maus, com suas adversidades ou tempestades,  que nos abalam  através de um diagnóstico apavorante, decepção, injustiça, perseguição, calunia, afronta, ingratidão, perdas, traições, falsidades etc...etc...
O fato é que este dia tenebroso, se não apareceu com certeza um dia vai aparecer , transformando o  belo dia ensolarado, e um dia escuro , sombrio e tenebroso. 
CONTUDO,  precisamos entender o  que  Jesus nos advertiu: “no mundo tereis aflições, mas TENDE BOM ANIMO, EU VENCI O MUNDO!”(Jo 16.4), quem cuida de nós seja no dia bom ou mau, É VENCEDOR, e prometeu nos ajudar com a sua maravilhosa companhia que faz toda a diferença: ” Eis que estarei convosco TODOS OS DIAS, até a CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS”(Mt 28.20) . 
Cabe a nós, portanto,  tomarmos a atitude de CONFIAR em JESUS e nos revestirmos da armadura de Deus, pois somente  assim seremos capazes de RESISTIR, VENCER e PERMANECER FIRMES.  Extraindo de todos os dias, um  aprendizado :
   “Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios". (Sl 90.12); 
Em tempo de paz e alegria, sê feliz e APROVEITA-OS  bem;quando os maus dias chegarem REFLETE: Deus fez tanto um quanto o outro, a fim de que o ser humano não tenha poder de desvendar o seu futuro. ”(Ec 7.14) 

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

DIAS DIFÍCEIS...INIQUIDADE MULTIPLICADA E AMOR SUBTRAÍDO


E por se multiplicar a  iniqüidade o amor de  muitos esfriara. Mas  aquele que perseverar até ao fim será salvo” (Mt. 24. 12-13)

 Vivemos numa época em que há excesso de  iniquidade e escassez de amor, o que tem
causado em muitos uma sensação de  impotência diante de tantas distorções.  
A  iniquidade que significa violação da lei, desvio de conduta, quebra da lei, possui  com uma formatação perversa e  egocêntrica inverte valores e princípios, e atua sorrateiramente como um jato de gelo  compressor contra o verdadeiro amor, seja  por Deus, pelo próximo ou por nós mesmos, o que  é um mandamento bíblico.
 Portanto,  devemos ficar atentos, orando em todo o  tempo, olhando para Jesus, o autor e  consumador da nossa fé. Ele é perfeito, Ele é a fonte do amor que pode romper com as  geleiras da maldade.
Que Deus nos ajude a perseverar sempre,  sem  abrirmos mão do Seu precioso amor que  
aquece nossos corações!

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Jessé, simplesmente Jessé...

Então disse o rei aos seus homens: Não sabeis que, hoje, caiu em Israel um príncipe e um grande homem?” (2 Samuel 3.38)
Foi assim que há aproximadamente três mil anos, Davi lamentou a morte de Abner.

O povo de Deus tem tido seus príncipes através da história.

Um deles, sobre o qual falo agora, não se vestia com trajes reais nem possuía um cetro ou uma coroa.
Era uma pessoa simples que viveu trinta e nove anos incompletos.
Viveu nesta época em que o Acre, o Brasil e o mundo passam por grandes transformações.
Há poucos anos ninguém jamais poderia supor que ele teria parte fundamental na melhoria de nossa sociedade, influenciando famílias e uma cidade inteira.
Ouso classificar esse homem como a síntese do melhor de sua geração.
Jessé, simplesmente Jessé.
Nome simples e breve, como foi sua vida.
Mas esse ‘simples’ não significa comum, mas revela uma de suas maiores virtudes – a humildade.
Impressionante como um nome pequeno conseguiu reunir tantos valores e qualidades.... E em tão pouco tempo de vida!
Isso seria um grande desafio para qualquer pessoa. E somente aqueles com uma missão especial conseguiriam realizar, como fez Jessé.
Desde cedo aprendeu a ouvir os conselhos de Deus e a orientação de seus pais... O resultado não poderia ser outro: Deus o honrou sobremaneira em tudo o que ele foi e se propôs a fazer!
Diz a sabedoria popular que só temos uma vida realizada quando plantamos uma árvore, temos um filho e escrevemos um livro. Para Jessé, não houve tempo para cumprir esta última etapa.
Porém, ele gravou dois CDs e encaminhou diversos projetos de lei, na condição de parlamentar.
Talvez esse provérbio admita alteração, não é mesmo?

Sinceramente, não conheço ninguém com tanta disposição para homenagear, reconhecer e valorizar as pessoas e o trabalho das mãos delas...
Jessé nasceu com a vocação da alegria, amizade e companheirismo...
Durante toda sua vida, por onde quer que tenha passado, plantou essas sementes, na vida familiar, eclesiástica, profissional e política...
Filho dedicado, irmão carinhoso, esposo amoroso, pai abnegado, pastor/evangelista vocacionado, homem público exemplar e cunhado-irmão.
A dor é grande. A perda é irreparável...

Mas de alguém tão especial como Jessé, que durante toda sua vida nos contagiou de alegria... já era de se esperar que sua partida prematura nos causasse tanta tristeza e lágrimas.
Jessé tinha a capacidade ímpar de ser engraçado mesmo contando piadas sem graça e inúmeras vezes repetidas, ou fazendo alguma das suas diversas imitações...
Comigo, uma das piadas mais recorrentes que costumava fazer era a de, ao me apresentar a alguém, sempre dizer que eu me orgulhava de dizer que era cunhado dele... Isso, meu amigo, sempre foi verdade e não piada.

Neste momento de despedida, tomo emprestada as palavras de Fernando Pessoa, quando disse que: “o valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”, como você, Jessé.

Jessé, meu cunhado, amigo, pastor, muito obrigado... Pelo amor e cuidado com a “Cildinha”, Lucas, Mathews e João Markos. Eles são o seu legado... Nós continuaremos a amá-los e ele saberão sempre honrar seu nome, sua história, seu exemplo.
Foi muito difícil tentar escrever sem chorar. Muito mais agora tentar ler...
A Palavra de Deus diz que até na morte o justo tem esperança.
Deus é fiel e o recompensará por todas as suas obras.

Obrigado.
 (Autor: Cláudio Barbosa - Homenagem feita em 17/08/2010)

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

O Medo não combina com FÉ...

  1. O medo desestabiliza, escraviza pela ansiedade e inquietude. O medo distorce nossa visão quando a presença, providencia e Poder do Senhor Jesus que Tudo Pode, Tudo Sabe e que nunca nos deixa sozinhos...
    "Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel. Porque eu, o Senhor, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo"( Isaías 41.10-13).
     QUE O DEUS QUE NOS GARANTE SUA PRESENÇA, SUA FORÇA E AJUDA nos conceda UMA SEMANA DE FÉ PARA VENCER!!

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

SE VOCÊ QUER MILAGRE EM SUA VIDA, VENÇA A MULTIDÃO!

A Vida nos propõe um recorrente dilema para alcançarmos  o milagre de Deus, trata-se da “Multidão”.  A multidão no sentido literal, significa um grande ajuntamento de pessoas. No ministério terreno de Jesus, era uma constante o desafio de superá-la, aos que tanto careciam de milagres. Nos dias atuais, não é diferente, ela sempre estará no caminho de alguém que precisa de Jesus.
A multidão tem seu lado positivo, força, unidade, pressão e até mesmo popularidade. No entanto, existe o lado da multidão quepode ser perigoso, pode machucar, servir de muralha para um determinado acesso. Na multidão, são tantas vozes ecoando ao mesmo tempo, que impedem que uma única voz seja ouvida. A multidão é tão forte, que existem até os que têm medo de aproximar-se dela... A multidão, num sentido prático, pode ser tudo aquilo que nos atrapalha de chegarmos perto de Jesus, e de alcançarmos as Suas promessas. No entanto, para chegar perto de Jesus, e alcançarmos a vitória, temos que romper a "multidão" com FÉ, CORAGEM e DETERMINAÇÃO.
Precisamos iniciar essa trajetória de fé, vencendo a “multidão interior”, que são as vozes que ecoam em nossas mentes e corações, pode ser o nosso orgulho, medo, culpa, complexos, traumas e frustrações etc. E, precisamos romper também a "multidão exterior", que pode ser a opinião dos outros, as afrontas, o apontar de dedo, as injustiças, traições, ingratidão... Parece algo impossível de se ultrapassar? Aparentemente sim, às vezes, parece até mais fácil se acovardar e recuar. Mas, não tenha medo, mantenha o foco em JESUS, Ele é o ALVO. Com FÉ e CORAGEM é possível sim vencer, pois JESUS CRISTO, é o maior interessado em nos abençoar, Ele concede forças a todos que ousam enfrentar todo e qualquer tipo de multidão com PERSEVERANÇA.
A mulher do fluxo de sangue, ousou romper a multidão, tocou nas vestes de Jesus, e foi curada; o cego Bartimeu, foi alcançado pela misericórdia de Jesus, porque superou a voz da multidão que lhe mandava se calar, mas ele gritou cada vez mais alto! O paralítico de Cafarnaum, antes carregado pelos outros, foi curado, porque seus amigos determinados, venceram a multidão,entrando pelo telhado; Zaqueu alcançou a Salvação em sua Casa, porque ousou ver além da multidão, subindo em uma árvore; E tantos outros...Mas o maior de todos, é o do próprio Senhor JESUS, que enviado pelo Pai, veio a esta terra de “multidões”, com objetivo de nos abençoar com a Salvação. Venceu a morte e o inferno. Venceu a multidão! O Seu maravilhoso Amor, falou mais alto do que a voz e pressão da multidão! Então, por que parar? Por que recuar? Por que ceder à "multidão"? Se tantas pessoas frágeis e complexas como nós venceram, nós também podemos vencer.
O Senhor JESUS, está conosco TODOS OS DIAS, e nos ajuda a prosseguir vencendo a multidão, com a Graça e a força necessárias dia a dia. Lembremos que “Em Cristo Jesus SOMOS MAIS DO QUE VENCEDORES”!




sábado, 27 de abril de 2013

Grandes guerreiros também se cansam!...


Tiveram mais os filisteus uma peleja contra Israel; e desceu Davi, e com ele os seus servos; e tanto pelejaram contra os filisteus, que Davi se cansou. E Isbi-Benobe, que era dos filhos do gigante, cuja lança pesava trezentos siclos de cobre, ( 3,5kg) e que cingia uma espada nova, intentou ferir a Davi.  Porém, Abisai, filho de Zeruia, o socorreu, e feriu o filisteu, e o matou.” 
  Davi, um grande guerreiro que venceu  em tantas e tantas batalhas, venceu urso, leão, gigante, muitos exércitos inimigos, “Saul venceu milhares, Davi a 10 milhares!”. Um líder guerreiro, referencial para os combatentes, levantou um exercito composto por  homens machucados pela vida sem qualquer expectativa de futuro, tornando-os “os valentes de Davi”  reconhecidos pelos grandes generais de guerra por suas incríveis habilidades e seu líder os superava. Davi, um homem que superou a dor das perdas, traições e conspirações do palácio, enfim um guerreiro aparentemente incansável e inabalável. Mas, o Davi que guerreia, foi o esmo que um dia se cansou. Suas forças não eram as mesmas, ne, sua condição física ,e  as circunstancias mudaram sua reação. E, quando um guerreiro se cansa, logo o inimigo trata de preparar sua espada e lança para o destruir, pois avalia a vulnerabilidade e fragilidade. No entanto, Guerreiros que tem no Senhor a sua força, podem contar com um escape divino, um Absai, filho de Zeruia socorre Davi e mata o filho de gigante. Talvez Davi em seu cansaço em algum momento estivesse certo que seria o seu  fim, as forças esvaíram-se,  o gigante estava lá, com uma espada novinha preparada...
Deus conhece nossas limitações, e assim como deu a saída para Davi, levantando Absai, Ele nos tem dado Jesus Cristo, o nosso amigo fiel de todas as horas, que nos garante: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. (Mt 11:28).  Ele que tem poder para derrotar os gigantes que tentam nos abater, mesmo quando não há mais forças para avançar ou guerrear, o Senhor conhece a nossa estrutura e se lembra que somos pó”. Deus pode levantar ao nosso lado muitos “Absais” de oração para nos ajudar a vencer. Se cansarmos, e estivermos prestes a ser abatido pelo gigante, lembremos  de esperar no Senhor pois Ele: “Dá vigor ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão”.(Is 40. 29, 31) . 

domingo, 14 de abril de 2013

OS “Enquantos” da vida...


Estou pensando no que fazer com o ENQUANTO eu vivo nesta terra, visando chegar no céu.
 A palavra “ENQUANTO” na Língua Portuguesa, dependendo do contexto, funciona como uma conjunção de tempo, “no tempo em que”, “ao passo que”;  uma conjunção de proporção, “enquanto uns ficaram tristes outros aplaudiram”; e ainda, como uma conjunção de conformidade (como),”coloca-se bem enquanto artista”.

ENQUANTO, uma palavra que nos diz muito na Bíblia Sagrada. Afinal a vida é uma sucessiva sucessão de “enquantos”, oriundos do tempo, das proporções e conformidades da vida. Mas não é tão fácil conviver com o “enquanto”, muitos se perdem exatamente por perderem de vista o foco do que fazer no enquanto visando um objetivo amplo no  centro da vontade de Deus.

No enquanto, podemos aprender: Davi aproveitou o enquanto do deserto para desenvolver suas habilidades de pontaria  nos inimigos e sua confiança em Deus; O povo de Israel aprendeu no enquanto que nem só de pão viverá o homem, mas da Palavra que sai da boca de Deus; E nós estamos tirando proveito do “enquanto” em nossas vidas? Ou apenas estacionamos e remoemos as nossas mágoas?

No Enquanto, Deus nos quer fazendo a diferença, o ENQUANTO requer obediência à voz de comando de Deus, requer atitude na direção do Senhor aquele que guerreia nossas guerras.

Na visão de Ezequiel no vale de ossos secos, ENQUANTO profetizava se fez um rebuliço, e ruídos de ossos que se juntaram, e houve vida no vale;  Na batalha de Josafá, ENQUANTO, o povo avançava para uma guerra aparentemente perdida, ENQUANTO louvavam e adoravam ao Senhor, Deus colocou emboscadas entre os exércitos inimigos que brigaram entre si,  e o povo de Deus venceu;  O surpreendente Gideao e seu pequeno grupo de 300 valentes, ao avançarem para a batalha, ENQUANTO tocavam  os shofares e trombetas, o Senhor fez que cada inimigo voltasse a espada contra o próprio companheiro, e todos fugiram apavorados;  Em Samaria, sitiada pela estrutura de Senaqueribe, ENQUANTO apenas 4 leprosos decidiram avançar caminhando fragilmente em direção ao arraial do exercito inimigo, Deus fez com que os inimigos ouvissem seus passos como sons de carros e cavalheiros então  fugiram apavorados. ENQUANTO Josué e o povo sobre seu comando cercavam aos muralhas de Jericó, elas ruíram por terra. ENQUANTO Paulo e Silas louvava, algemas caíram e cadeias se abriram.

São muitos e muitos exemplos, e  o certo é que em nenhum ENQUANTO, Deus nos quer prostrados, derrotados ou desistentes da vida. Deus nos quer avançando e obedecendo a Sua voz, pois o Senhor está acima dos tantos “ENQUANTOS” da vida.

Os ”enquantos” sempre farão parte do nosso viver, enquanto a dor, o Senhor é a cura, enquanto o medo , o Senhor é a nossa coragem, enquanto o pranto o Senhor é nosso consolo, enquanto a vida, o Senhor é a nossa Esperança. E assim chegaremos no céu, nosso maior objetivo, onde o enquanto  não fará mais parte da nossa vida, pois lá será eterna alegria, paz e descanso no Senhor.

 

segunda-feira, 18 de março de 2013

A presença de Deus é TUDO o que nós precisamos!

 
Nossa vida é assim, uma sequência de  presenças e  ausências, e precisamos nos acostumar com essa realidade. No entanto, mesmo quando nos sentimos em situações de total ausência, devemos ter em mente o que nos disse Jesus: “Eis que estou CONVOSCO TODOS OS DIAS até a consumação dos séculos”(Mt 28), temos nesta maravilhosa promessa de Jesus, uma garantia para TODOS OS DIAS,
 24 horas por dia.
Ele é “Emanuel”, o Deus conosco. O Senhor é a presença certa, nas horas incertas, é a Força nos momentos de fraqueza; é Presença que ilumina em meio a escuridão; Presença que alivia e conforta nosso coração. A presença do Senhor nos guia e nos sustenta: “ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque TU ESTÁS COMIGO”(Sl 23.4).
Quando o Senhor nos alerta sobre Sua presença conosco, Ele nos incentiva a não temermos, e a não desanimarmos, e sim a termos CORAGEM: “Não temas, porque EU SOU CONTIGO; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.”(Is 41:10)/ ”Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu DEUS É CONTIGO, por onde quer que andares.” (Js 1:9). “Quando passares pelas águas, ESTAREI CONTIGO…”(Is.43.2).
Portanto, seja passando por planícies, campinas, vales, muitas águas, montes, abismos, cavernas, covas, barriga de peixe, ou fornalhas da vida… Precisamos entender e confiar nesse Deus Presente,“Jeová Shamá”(Deus presente, Deus cuida, Deus Zela…).
Que conheçamos e prossigamos em conhecer a Esse Deus, que está ao nosso lado todos os dias, dando-nos o prazer de Sua maravilhosa companhia.”O Senhor dos Exércitos está conosco, o Deus de Jacó é o Nosso Refúgio”(Sl 46).

quinta-feira, 14 de março de 2013

PENSANDO EM AMIZADE!...

O ser humano foi criado por Deus com a capacidade de relacionar-se, um ser social, ou seja, capacitado em sua natureza para estabelecer contatos. É muito bom sabermos com quem contar, e que não estamos sozinhos. A Bíblia nos diz que “há amigo mais chegado que um irmão.”(Pv 18.24). Também são registradas amizades que superaram diferenças, pressões e tragédias, como por exemp...lo: a de Davi e Jonatas, e a de Noemi e Ruth. No entanto, a grande realidade da vida, é que por mais que haja esforço e companheirismo e amor, as pessoas são frágeis, limitadas e falhas, e muitas vezes nós criamos uma expectativa de perfeição que nunca será alcançada, nem de nossa parte, nem de nossos amigos, pois somos HUMANOS, sujeitos a erros e imperfeições. Mas,nossas expectativas são totalmente supridas quando encontramos JESUS, o Fiel AMIGO que nunca falha. Ele é Onipotente, Onipresente, e Onisciente, é o AMIGO PERFEITO. Ele tem todo Poder para resolver tudo o que precisamos, Ele nunca nos deixa, e está presente em todos os momentos e em todos os lugares, é presença garantida todos os dias. ELE SABE de Tudo, conhece nosso coração, até melhor que nós mesmos!

Portanto, vale a pena estreitar esse laço de comunhão e amizade com este amigo que deu a Sua vida por nós: “Ninguém tem maior amor dos que este de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando”(Jo 15-16). Jesus já provou seu amor e amizade por nós, e nós demonstraremos a reciprocidade a sua lealdade através da nossa OBEDIÊNCIA a JESUS, nosso AMIGO FIEL!

domingo, 10 de março de 2013

PENSANDO NA VIDA...

“Disse JESUS: O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” (João 10:10) - 
VIDA...
 
A vida não é apenas idade, a vida é uma única oportunidade.
Vida...

Em seu curto percurso enfrentamos saudade, bondade, e maldade...
mas para sobreviver, e viver com dignidade,
 é preciso reagir e ter muita força de vontade.
Vontade de viver, de superar, e de vencer, 
buscando sempre agradar o Dono da Vida, o Pai da Eternidade
que acredita e investe em mim e em você! 
 Portanto..."vive la vie”!!
 (Cacilda Barbosa Santiago)

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.” (Jo 11:25)

sábado, 23 de fevereiro de 2013

CONTE PARA O PAPAI!!...


Às vezes trazemos recordações da infância, e uma que é bem  recorrente é a da possibilidade que tínhamos quando nos sentíamos afrontados, agredidos, ou explorados de alguma forma, quando então podíamos até ameaçar “vou contar pra minha “mãe” quando ela chegar!...”Apesar de alguma retaliação ou ameaça, tínhamos uma certa segurança de ter um socorro, e então só em  dizer, ou como dizemos no norte “enredar”, a impressão que tínhamos era de alivio, de que  já estava tudo resolvido... Como era  bom sabermos que tinha alguém para tomar as devidas providências a respeito do “assunto”. Então crescemos, os problemas e situações agora são bem diferentes, “quase sem fim...”rsrs... complexos e amplos, surge a mesma sensação de insegurança, de medo,  e a de que precisamos do socorro de alguém mais forte que nós, que possa de fato resolver... nossos pais terrenos as vezes não existem mais, e quando existem quase nada podem fazer... ou se podem, às vezes quando adultos já não queremos incomodar... Mas às vezes também nos afligimos demasiadamente porque esquecemos que temos um Pai do céu, o nosso  PAI Eterno, que é o Deus Presente, o Deus que tudo VÊ, tudo SABE, e tudo PODE fazer por nós. E, Agora o que precisamos mais e mais aprender a “enredar” (dedurar) para Ele, Clamar, Chamar por Ele,  pois Ele nos OUVE e RESPONDE. Ele é Nosso Pai, e nós somos Seus filhos, e como filhos, temos todos os privilégios, com livre acesso ao seu coração. Ele está atento ao nosso pedido de socorro, contemos para Ele pois "assim como um Pai se compadece dos filhos, assim o Senhor se compadece de nós, pois conhece a nossa estrutura e lembra-se de que somos pó"(Sl 103.13).
Portanto, se estás precisando de uma força, de um socorro, de um colo, de uma mão que te sustenta para não naufragar... CORRA para os braços do Pai, conte para ele o que aflige o seu coração, e Ele tomará as devidas providencias que precisas. Ele vai agir, cuidar de você, exercer justiça  e vai dizer para quem tenta te afligir “ei...não mexe com esse aqui não, pois é meu filho viu?!”... 

Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro” (Salmos 40:1).
Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes” (Jeremias 33:3).  

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Pensando em FÉ...


 “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem.”( Hb 11:1) –

 FÉ, uma palavra tão pequena, mas que faz toda a diferença na vida de uma pessoa. Com FÉ avançamos e sem, nós paramos. Ter fé é uma questão de escolha, ou se tem, ou não se tem, ou acreditamos ou não acreditamos.

 A Palavra de Deus nos  alerta que  Sem fé é impossível  agradar a Deus”... e, “Agrada-te do Senhor e Ele fará aquilo que deseja o teu coração”. Quando não temos fé, desagradamos a Deus, e quando a temos, agradamos o coração de Deus, pois reconhecemos nEle o Poder para nos dar a vitória (Lembrando que Deus concede a resposta Segundo Sua boa e perfeita e agradável vontade).

Quando pensamos em FÉ, pensamos em ESPERANÇA, esperar por algo que não estamos vendo, mas que mantemos a certeza e a convicção concreta. O que não é nada, nada fácil mesmo. É preciso conhecer e ter comunhão com quem nos prometeu, quem vai nos atender, nosso DEUS. Por isso diz a Palavra de Deus, “E esta é a  vitória que vence o mundo, a nossa FÉ”. 

Acreditar quando tudo conspira ao nosso favor, é possibilidade , razão e uma expectativa alcançável. Mas acreditar quando tudo parece impossível e conspira contra nós, é FÉ. Diz um certo sábio escritor indiano que  “A fé é o pássaro que sente a luz e canta quando a madrugada é ainda escura”. Que a luz que emana de Deus, o Deus que promete e cumpre, o Deus que Tem Todo Poder, ilumine cada coração, fazendo-o cantar através dos olhos da FÉ mesmo que tudo esteja escuro, o Senhor que ilumina as nossas trevas nos dá o Socorro. Tenham uma Semana abençoada de FÉ em FÉ!!

domingo, 17 de fevereiro de 2013

CINZAS...(Poesia)


CINZAS...

Final ou recomeço,
Impulso ou tropeço?
Resto do nada, ou inicio de tudo,
Pó pesado  e sem cor, ou adubo fértil
Nas mãos de um bom agricultor 

CINZAS...
Tudo depende de como  se escolhe viver.
Se na frustração do que se foi,
ou na esperança do que  se pode ser...

 (Miss.Cacilda Barbosa Santiago)

 O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; (...)  A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado.” Is 61:1-3

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

PENSANDO COISAS BOAS!...

Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável,  tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.”(Fp  4:8).
Este texto é um excelente conselho para a saúde mental,  para nós que precisamos  muito de Ajuda do Alto, pois a auto-ajuda pode muitas vezes falhar, Jesus nos avisou:”Sem mim, nada podeis fazer”. Pensar em tudo o que é bom,verdadeiro, nobre, correto, amável... Não significa que seremos alienados e alheios a realidade da vida, mas sim que  nós devemos manter nosso foco no que é bom, no que nos faz bem, pois se nos embaraçarmos com os pensamentos negativos, deprimentes, impuros, seremos incapazes de prosseguir, de avançar  e de ter paz em nossa caminhada passageira, pois nos tornaremos reféns do medo, da ansiedade e insegurança. Um certo escritor já disse: “não podemos impedir que os passaros voem sobre as nossas cabeças, mas podemos impedir que eles façam ninho sobre as nossas cabeças”.  Devemos portanto , com a ajuda de Deus,  buscar o  equilibrio e sobriedade, e sempre avançar, olhando para Jesus, o autor e Consumador da nossa FÉ. “esquecendo-me das coisas que para tras ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo”... Quer prosseguir para o Alvo Maior que é Cristo,nossa Esperança? Mantenha o foco, e sua mente em  pensamentos que façam bem para seu coração. Vale a pena, tente todos os dias, pois Deus nos ajudará sempre, basta clamarmos por Ele. Então... ótimos  pensamentos!
“Cuidado com seus pensamentos, eles se transformam em palavras;
Cuidado com suas palavras, elas se transformam em ações;
Cuidado com suas ações, elas se transformam em hábitos;
Cuidado com seus hábitos, eles moldam o seu caráter;
Cuidado com seu caráter, ele controla o seu destino.”
(Filme “A Dama de ferro” – Margareth Tatcher)

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

PEDRAS... O QUE FAZER COM ELAS?(Poesia)


Pedras...

Possuem formas e tamanhos diferentes
Às vezes são preciosas, belas e  reluzentes
Mas muitas são  cortantes, duras  que ferem , marcam, e só sabe quem sente
Muitas guiam  ou aplainam caminhos,  ou estão  nos desertos  e acolhem espinhos
Ficam para trás ou estão logo à frente, dizem  é logo ali, mas  às vezes,  é o fim, o  silencio e o  ausente...
Muitas  edificam, embelezam e constroem,  mas outras são lançadas sem dó ,  matam ou destroem
Alguns as utilizam para derrubar os gigantes, mas outros para tropeçarem e serem pisados por eles
Mas... o que fazer com as pedras? Se elas  sempre estão tão presentes?
Elas estão no chão, na terra, nos rios, no mar,  nos vales,  nas montanhas altas,  ou  nas nascentes...
Às vezes estão em  nossas mãos, para testar todo  nosso equilíbrio de mente
Quando  são  lançadas contra nós, nos incentivam  a recuar, a desistir  e até ficar descrentes
Pedras... Seja  como for, elas sempre existirão no caminho e na vida do crente... Mas não desista,  persevere, mantenha o foco  e siga em frente!... Pois, o  Deus a quem servimos,  nos edifica,  nos sustenta, nos protege, e caminha firme junto com a gente!
(Miss. Cacilda Barbosa Santiago)

 “Davi, porém, lhe respondeu: Tu vens a mim com espada, com lança e com escudo; mas eu venho a ti em nome do Senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. (...)Quando o filisteu se levantou e veio chegando para se defrontar com Davi, este se apressou e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu. E Davi, metendo a mão no alforje, tirou dali uma pedra e com a funda lha atirou, ferindo o filisteu na testa; a pedra se lhe cravou na testa, e ele caiu com o rosto em terra.”(I Sm 45-49)