ESPAÇO DE DEVOCIONAL

Seja bem vindo!
Miss.Cacilda Barbosa Santiago

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Apesar das perdas e da dor. Algumas Lições de Noemi e Rute


APESAR DAS PERDAS... E da DOR.. (Rute 1-3)

As perdas e dores tem um poder letal, podem nos destruir. E para lidar com tudo isso, precisamos nos apegar a algo muito mais forte e poderoso, o dono da vida, e vida com abundância, que é o Senhor Jesus. Ele pode nos fazer vencer e reagir. 

A Bíblia relata uma história que nos ensina muito sobre como lidar com esse processo e o caminho para o recomeço. Está relatado no livro de Rute. E nos conta sobre Noemi. 

Noemi, com seu esposo e filhos seguem para um tempo novo e de oportunidades na terra de MOABE, mas lá , Perdeu o seu esposo, Elimeleque e depois os seus  2 filhos Malon e Quiliom. 

Contudo nos ensinou como lidar com tamanha dor e situação que parece sem saída. Uma situação que aparentemente era apenas esperar a hora de morrer. Mas Noemi nos ensina preciosas lições: 

1.         REAGIU – OUVIU FALAR QUE O SENHOR ABENÇOOU O SEU POVO, DANDO-LHE PÃO. Valorizou uma boa notícia. Precisamos lidar com a realidade, valorizando o que nos dá esperança. 

2.          Noemi não OBRIGOU ninguém a ficar com ela na sua dor.  Foi altruísta apesar da dor. Reagiu voltando para sua terra, disposta a ir sozinha para a terra do pão. 

3. Permita que Deus selecione suas companhias no processo da dor. Rute se dispõem-se a ir com Noemi, com base numa aliança de disposição em servir a Deus e estarem unidas até o fim. 

3.               Mesmo com sua identidade comprometida pela dor, NOEMI segue no proposito de recomeço. Noemi , cujo significado é deleite”, “amável” ou “agradável. . Agora se apresenta como  MARA -  Não me chamem mais Noemi Mas me chamem MARA (significado amarga). "porque o todo poderoso me deu amargura". As perdas e dores tem a capacidade de influenciar a nossa identidade, mas apesar desse processo, há sempre uma saída para o propósito que Deus tem para nossa identidade real. 

4.               Permite que os outros vivam... Cap.2 -  RUTE se dispõe a buscar espigas.. e Noemi diz “Vá minha filha!” - Era apoiadora e conselheira.

5.               Rute torna-se esposa de BOAZ e concebe a OBEDE – v. 15. “Nele você terá renovação da vida (restaurador de alma) consolo na velhice .. sua nora melhor do que 7 filhos... Noemi pegou o menino e passou a cuidar dele, as vizinhas diziam “nasceu um filho para NOEMI!”

Portanto, que apesar das perdas e dores, o Senhor, Consolador, Sumo Pastor e guia nos vales da sombra da morte, conceda-nos a direção, a provisão e a força necessária, para assim como Noemi, reagirmos e usufruirmos da rota que Deus tem para cada um para alcançar o propósito de Deus e a restituição da alegria , esperança de viver. 

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

7 Lições da Casa do Luto (Eclesiastes 7.4,6)

 

"Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, pois naquela se vê o fim de todos os homens; e os vivos que o tomem em consideração.(...) O coração dos sábios está na casa do luto, mas o dos insensatos, na casa da alegria”(Ec 7.2,4)

Com certeza ir na casa onde há luto, não é um programa que gostaríamos de ir, tendo em vista mexer tanto com nossas emoções e sentimentos e confrontar nossa impotência, fragilidade diante da morte. A morte é uma realidade na vida das pessoas. Ir na casa onde há alegria, humanamente parece ser um convite bem mais agradável. Mas nosso sábio autor de Eclesiastes nos convida à apreciarmos e usufruirmos na vida das lições de uma momento de dor e lamento em que vemos o fim de nossa vida passageira, que choramos a dor de uma perda de um ente querido. 

Não pretendemos exaurir um assunto que trás valiosíssimas lições, mas iremos destacar para nossa reflexão apenas 7 lições da casa do luto que nos ajudem a viver com mais atenção, e assim como o Salmo 90.12 pedirmos ao Senhor "ensina-nos a contarmos os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios". 

1.  Na casa do luto:

  Chegamos com mais sensibilidade e empatia ao sofrimento do outro, pensamos mais no que falamos para respeitar o ambiente e a dor que envolve o momento.

2.  Na casa do luto,

    lembramos fortemente que que somos TODOS IGUAIS, todos nascem e todos morrem, independente da classe, cor ou nível de conhecimento... a MORTE É DEMOCRÁTICA. 

3.  A vida é muito breve, tudo passa como um vento, portanto aproveite cada minuto e não perca tem com coisas mesquinhas; O tempo voa...é veloz como um cavalo selvagem, portando precisamos saber domá-lo com paciência, força e equilíbrio.

4.   O Ser humano é frágil e mortal, não há nada que mude essa realidade. Não somos nada, nem ninguém diante do ciclo da vida, diante da morte.

5.  A nossa maior riqueza são as pessoas que amamos e não devemos perder as oportunidades para expressar e declarar esse amor; Lembramos que deveríamos ter amado e declarado esse amor com mais frequência.

6.  Sejamos gratos e generosos em elogiar e reconhecer as qualidades! Na casa do luto, há elogios e gratidão... mas infelizmente muitas vezes até tardios...

7.  É  muito melhor ser do que ter. O maior legado são as marcas de amor, caráter, e de relacionamentos fortes construídos ao longo da vida. 

Melhor é o fim das coisas do que o seu princípio; melhor é o paciente do que o arrogante” (Eclesiastes 7:8)

Portanto,

  Ame, aproveite, viva! A vida é breve! Não sabemos a hora do ponto final aqui na terra...

(Miss. Cacilda Barbosa Santiago) Mensagem em vídeo no CANAL YOUTUBE : CACILDA BARBOSA 

Se inscreva!! 

 https://www.youtube.com/watch?v=peRoUugOWjA