ESPAÇO DE DEVOCIONAL

Seja bem vindo!
Miss.Cacilda Barbosa Santiago

sábado, 27 de abril de 2013

Grandes guerreiros também se cansam!...


Tiveram mais os filisteus uma peleja contra Israel; e desceu Davi, e com ele os seus servos; e tanto pelejaram contra os filisteus, que Davi se cansou. E Isbi-Benobe, que era dos filhos do gigante, cuja lança pesava trezentos siclos de cobre, ( 3,5kg) e que cingia uma espada nova, intentou ferir a Davi.  Porém, Abisai, filho de Zeruia, o socorreu, e feriu o filisteu, e o matou.” 
  Davi, um grande guerreiro que venceu  em tantas e tantas batalhas, venceu urso, leão, gigante, muitos exércitos inimigos, “Saul venceu milhares, Davi a 10 milhares!”. Um líder guerreiro, referencial para os combatentes, levantou um exercito composto por  homens machucados pela vida sem qualquer expectativa de futuro, tornando-os “os valentes de Davi”  reconhecidos pelos grandes generais de guerra por suas incríveis habilidades e seu líder os superava. Davi, um homem que superou a dor das perdas, traições e conspirações do palácio, enfim um guerreiro aparentemente incansável e inabalável. Mas, o Davi que guerreia, foi o esmo que um dia se cansou. Suas forças não eram as mesmas, ne, sua condição física ,e  as circunstancias mudaram sua reação. E, quando um guerreiro se cansa, logo o inimigo trata de preparar sua espada e lança para o destruir, pois avalia a vulnerabilidade e fragilidade. No entanto, Guerreiros que tem no Senhor a sua força, podem contar com um escape divino, um Absai, filho de Zeruia socorre Davi e mata o filho de gigante. Talvez Davi em seu cansaço em algum momento estivesse certo que seria o seu  fim, as forças esvaíram-se,  o gigante estava lá, com uma espada novinha preparada...
Deus conhece nossas limitações, e assim como deu a saída para Davi, levantando Absai, Ele nos tem dado Jesus Cristo, o nosso amigo fiel de todas as horas, que nos garante: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. (Mt 11:28).  Ele que tem poder para derrotar os gigantes que tentam nos abater, mesmo quando não há mais forças para avançar ou guerrear, o Senhor conhece a nossa estrutura e se lembra que somos pó”. Deus pode levantar ao nosso lado muitos “Absais” de oração para nos ajudar a vencer. Se cansarmos, e estivermos prestes a ser abatido pelo gigante, lembremos  de esperar no Senhor pois Ele: “Dá vigor ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão”.(Is 40. 29, 31) . 

domingo, 14 de abril de 2013

OS “Enquantos” da vida...


Estou pensando no que fazer com o ENQUANTO eu vivo nesta terra, visando chegar no céu.
 A palavra “ENQUANTO” na Língua Portuguesa, dependendo do contexto, funciona como uma conjunção de tempo, “no tempo em que”, “ao passo que”;  uma conjunção de proporção, “enquanto uns ficaram tristes outros aplaudiram”; e ainda, como uma conjunção de conformidade (como),”coloca-se bem enquanto artista”.

ENQUANTO, uma palavra que nos diz muito na Bíblia Sagrada. Afinal a vida é uma sucessiva sucessão de “enquantos”, oriundos do tempo, das proporções e conformidades da vida. Mas não é tão fácil conviver com o “enquanto”, muitos se perdem exatamente por perderem de vista o foco do que fazer no enquanto visando um objetivo amplo no  centro da vontade de Deus.

No enquanto, podemos aprender: Davi aproveitou o enquanto do deserto para desenvolver suas habilidades de pontaria  nos inimigos e sua confiança em Deus; O povo de Israel aprendeu no enquanto que nem só de pão viverá o homem, mas da Palavra que sai da boca de Deus; E nós estamos tirando proveito do “enquanto” em nossas vidas? Ou apenas estacionamos e remoemos as nossas mágoas?

No Enquanto, Deus nos quer fazendo a diferença, o ENQUANTO requer obediência à voz de comando de Deus, requer atitude na direção do Senhor aquele que guerreia nossas guerras.

Na visão de Ezequiel no vale de ossos secos, ENQUANTO profetizava se fez um rebuliço, e ruídos de ossos que se juntaram, e houve vida no vale;  Na batalha de Josafá, ENQUANTO, o povo avançava para uma guerra aparentemente perdida, ENQUANTO louvavam e adoravam ao Senhor, Deus colocou emboscadas entre os exércitos inimigos que brigaram entre si,  e o povo de Deus venceu;  O surpreendente Gideao e seu pequeno grupo de 300 valentes, ao avançarem para a batalha, ENQUANTO tocavam  os shofares e trombetas, o Senhor fez que cada inimigo voltasse a espada contra o próprio companheiro, e todos fugiram apavorados;  Em Samaria, sitiada pela estrutura de Senaqueribe, ENQUANTO apenas 4 leprosos decidiram avançar caminhando fragilmente em direção ao arraial do exercito inimigo, Deus fez com que os inimigos ouvissem seus passos como sons de carros e cavalheiros então  fugiram apavorados. ENQUANTO Josué e o povo sobre seu comando cercavam aos muralhas de Jericó, elas ruíram por terra. ENQUANTO Paulo e Silas louvava, algemas caíram e cadeias se abriram.

São muitos e muitos exemplos, e  o certo é que em nenhum ENQUANTO, Deus nos quer prostrados, derrotados ou desistentes da vida. Deus nos quer avançando e obedecendo a Sua voz, pois o Senhor está acima dos tantos “ENQUANTOS” da vida.

Os ”enquantos” sempre farão parte do nosso viver, enquanto a dor, o Senhor é a cura, enquanto o medo , o Senhor é a nossa coragem, enquanto o pranto o Senhor é nosso consolo, enquanto a vida, o Senhor é a nossa Esperança. E assim chegaremos no céu, nosso maior objetivo, onde o enquanto  não fará mais parte da nossa vida, pois lá será eterna alegria, paz e descanso no Senhor.