Um homem de Deus, profeta Elias possuía um currículo de sucessivas vitórias narradas na Biblia, dentre as quais ordenou em nome do Senhor que não chovesse obre a terra, foi alvo da provisão de Deus através dos corvos a beira do riacho, multiplicação do alimento da viúva de Sarepta, a ressurreição do filho da viúva, arrumou o altar e desceu fogo do céus sobre o holocausto, destruiu centenas de falsos e profanos profetas... Depois de tantos prodígios, o Profeta Elias, ser humano frágil assim como nós, passa por uma crise oriunda das pressões e reações do sistema... Foge para o deserto, perde o animo, pede a morte, mas recebe o alimento que lhe deu forças para chegar até o monte de Deus, mas lá no monte mesmo, estava algo muito atraente... uma caverna!!
Ao ser questionado por Deus, com a pergunta “O que fazes ai Elias?” O profeta Elias responde embasando-se em 3 fortes argumentos para fugir de tudo e de todos e refugiar-se numa caverna: 1.Zelo pelas coisas de Deus,2. a solidão do combate e, 3. a ameaça de morte. A resposta de Deus que falou numa voz suave e mansa, e não no vento e terremoto, foi direta, de quem Pode e ordena aos seus filhos uma reação imediata: “ Sai da Caverna!”." Volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco,vem e unfe a Hazael, rei da Síria, jeú, rei de Israel, e Eliseu profeta em teu lugar", ou seja, nova missão para você fazer: ungir reis e profeta... (IRs 19.15-16)
As cavernas diante das pressões são atraentes e proporcionam a falsa idéia de refúgio e segurança, dos nossos medos, conflitos, perseguições... Mas precisamos reagir a cada dia sob a ordem do Senhor!Que Deus nos conceda a graça para entendermos que o Senhor é que é o verdadeiro refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia (Sl 46). E para usufruir desta benção o primeiro passo é reconhecer que "A caverna não é o lugar que Deus quer para nós".
Que Deus nos conceda da Sua graça de reagirmos sempre nos colocando no lugar que Deus quer, para fazer o que Ele manda e assim sermos canais de bênçãos!