imagem internet google às 23.58 de 27/09/11 |
(Ez 37.vers. 1 a 13)
Viver é um desafio que requer coragem, determinação e muita esperança. Mas as vezes esta esperança acaba sendo enterrada e ressequida pelo sol das tribulações. E, esta esperança para sobreviver tem que estar arraigada em alguem muito Poderoso que possa fazer o sobrenatural, um poder tão forte como no vale de ossos secos, que conforme a visão de Ezequiel, era um vale de ossos sequíssimos, ou seja, já totalmente descalcificados pelo tempo, alguns esfarelados, poeira de ossos, sem a menor possibilidade de ser aproveitado ou de retornar à viver, eram sepulturas expostas no meio de um grande vale, o vale de ossos secos, um cemitérios de esperanças esfareladas.
O texto bíblico deixa claro, que este vale de ossos secos, simbolizava a esperança sepultada de Israel, conforme o v. 11 “…estes ossos são a casa de Israel que dizem: os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança, nós estamos cortados.”
Quando a esperança foge de nós, ou nos é arrancada, ou pereceu com o tempo, ou quem sabe foi frustrada por algo que não aconteceu, sendo portanto sepultada por tantos sentimentos avassaladores, é possível sentir esta sensação de ossos ressequidos, de pó espalhado em meio ao nada, sem expectativa alguma de que algo aconteça, por isso a expressão também ”nós estamos cortados;’, ou seja, tudo acabou, "é o fim da linha".
Diz a Palavra do Senhor “A esperança demorada enfraquece o coração ”Pv 13.12, a esperança vai perecendo através de um processo de enfraquecimento da alma, muitas vezes pela espera de algo que demora a acontecer, pela perda de algo ou alguém.
Se voltarmos um pouco na história, para que o próprio homem existisse, Deus o formou do pó da terra, Genesis 2.7 “E formou o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o folego de vida”. Ou seja, o homem surge do nada, do pó, e Deus queria a vida. Deus não nos fez para ser apenas um pó, uma terra espalhada no nada, Deus nos fez para termos vida e vida em abundancia!
O Deus dos montes, é também do Deus dos vales, seja vale de guerras, vale da morte, vale de fugas, vale de ossos secos. Deus é o mesmo: ontem, hoje e eternamente, e nenhum vale, até mesmo o cemitério da esperança pode deter o Poder sobrenatural de Deus sobre tudo e sobre todos. Pois Ele tem o poder da vida, de trazer à luz o que está em trevas.
Observemos que pelo Poder da Palavra de Deus, os ossos ligaram-se ao lugar certo, nervos surgiram, cresceu carne, surgiu a pele, e veio o espírito de vida. Tudo pelo Poder da Palavra de Deus,”…e vivereis e sabereis que Eu sou o Senhor!”(v.6b). Pelo Seu maravilhoso poder, as coisas tomam o seu lugar certo, pelo Seu poder, há ressurreição até mesmo quando não resta nenhuma esperança e a única referencia é o sepulcro dos sonhos, sepulcro da esperança, sepulcro da alegria de viver.”E sabereis que Eu sou o Senhor, quando eu abrir as vossas sepulturas,e vos fizer sair das sepulturas ó povo meu”. (v.13).Só o Senhor é Deus, somente Ele pode abrir a sepultura da esperança, e fazer ressussitar e trazer para fora. Ele detém o Poder para RESSUSSITAR, afinal Ele ressurgiu, está vivo e intercede à destra de Deus pelos seus.
A oportunidade é dada a cada um, basta entregar para Ele o comando da situação, crê e tomar posse da Palavra, que é viva e eficaz, pois o Deus de esperança “...e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que Eu sou o Senhor” v.6
Quando a esperança estiver enterrada, clame pelo dono da vida, Somente Ele, o Senhor dos Senhores tem na sua mão o poder. Ezequiel foi corajoso, pois profetizou sobre o vale quando nenhuma esperança havia, mas Deus quer vida, e nós somos agentes de Deus para promover a Palavra de Deus onde Ele quer que exista vida! Deus disse a Ezequiel, profetiza ao Espírito “Assim diz o Senhor Jeová: vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam; E profetizei como o Senhor me deu ordem, então o espírito entrou neles, e viveram e se puseram e pé, um exército grande em extremo.”(v.9-10)
Portanto, qualquer que seja o lado ou perspectiva do vale que estivermos: seja na condição de profeta ao contemplar os ossos e obedecer ao Senhor, ou na condição de ossos sequíssimos sepultados e sem chance de vida. Deus é maior e seu poder é maior que a morte.
Autora: Miss. Cacilda Barbosa Santiago