ESPAÇO DE DEVOCIONAL

Seja bem vindo!
Miss.Cacilda Barbosa Santiago

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Dame tus ojos (Marcela Gandara)

Canção belíssima e abençoadora de autoria do super Jesus Adrian e interpretada por Marcela Gandara!

Dame Tus Ojos
(Marcela Gandara)

Dame tus ojos quiero ver
Dame tus palabras, quiero hablar
Dame tu parecer
Dame tus pies, yo quiero ir
Dame tus deseos para sentir
Dame tu parecer
Dame lo que necesito
Para ser como tu
Coro
Dame tu voz, dame tu aliento
Toma mi tiempo es para ti
Dame el camino que debo seguir
Dame tus sueños, tus anhelos
Tus pensamientos, tu sentir
Dame tu vida para vivir
Déjame ver lo que tu vez
Dame de tu gracia, tu poder
Dame tu corazón
Déjame ver en tu interior
Para ser cambiado por tu amor
Dame tu corazón



sábado, 21 de maio de 2011

Estou cansado de lutar, e agora?!

A Bíblia é um livro tão completo que deixa claro e evidente as virtudes e fraquezas de grandes homens e mulheres de Deus, atribuindo a Deus o Poder e a glória e ao homem a sua inteira dependencia do Senhor para seguir em frente.
O cansaço é nocivo porque é algo que quando está no controle da vida, ele se torna o maioral, o dono da situação, o cansaço é o ponto de extinção da força, da energia, da capacidade de seguir, de levantar, de agir. O cansaço é o estágio do ”chega, não aguento mais”, “não posso mais, acabou toda a força!...”. Por isso vemos na Bíblia a nosso mapa, referencias importantes de heróis que cansaram mas venceram, a despeito das afrontas que  o inimigo nos lança ”você não é crente?Por que estás cansado?!".
O FATO de se sentir cansado traz a muitos a sensação de fracasso,  de derrota, no entanto não se deve vestir esta capa, afinal: Cansamos porque somos humanos, cansamos porque lutamos, cansamos porque nos esforçamos, não podermos criar uma idéia de super crentes, incansáveis. O preguiçoso ao contrário, é que cansa de não fazer nada, o que não é o perfil do servo de Deus que tem a coragem para lutar, e se cansou é porque esforçou-se demasiadamente.
Vamos verificar então na Bíblia, três situações em que os servos de Deus se cansaram?
1 – Moisés cansou devido a batalha contra os amalequitas,e Deus preparou ARÃO E HUR para ampará-lo.(Ex 17.11-12) “Porém as mãos de Moisés eram pesadas; por isso, tomaram uma pedra e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, de um lado, e o outro , do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs”.
2 - Davi cansou de lutar contra os filisteus, e Deus preparou Abisai para o livrar de um poderoso gigante que com uma espada nova intentou ferir a Davi. (II Sm 21..15). ”E, tiveram mais os filisteus  uma peleja contra Israel; e desceu Davi, e com ele os seus servos, e tanto pelejaram contra os filisteus, que Davi se cansou (II Sm 21.15) - :“Porém Abisai, filho de Zeruia, o socorreu e feriu o filisteu e o matou” (v. 17.a)
3 – Os discípulos de Jesus cansaram de remar contra as ondas  e açoitados pelas fortes ondas e ventos, a ponto de perderem até a noção de Jesus, confundindo-o com um fantasma, mas quando Jesus se apresenta,  entra no barco o vento e o mar acalmaram. “E vendo que se fatigavam de remar porque o vento lhes era contrário, aproximou-se deles andando sobre o mar…”(Mt 14)
Enfim, somos todos vulneráveis ao cansaço, o que deve ser momentaneo e não uma realidade instransponível, pois o melhor  de tudo é que o DEUS a quem podemos clamar, quando estamos tão cansados, Ele simplesmente NÃO SE CANSA, e somente Ele tem poder para multiplicar as forças de quem não tem mais nenhuma força, ou seja, está esgotado, cansado ao extremo.
Portanto a saída, é ESPERAR…e buscar força no Senhor,  Pois o Ele irá nos RENOVAR e nos surpreender com uma força tão poderosa que nos levará a VOAR como águias!Creia nisso e medite nesta Palavra e grave no seu coração:
“Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não há esquadrinhação para o seu entendimento. Dá vigor ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os jovens certamente cairão. Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão.”(Is 40.28-31)

Atitudes para vencer uma guerra invensível (II Cr 20.1-26)

Surgem batalhas na vida que parecem invensíveis, o embate torna-se muito maior que qualquer possibilidade humana de solução, e o “inimigo” ou “inimigos”, numa vantagem tão grande, que, mesmo amedrontados, temerosos, achando que é o fim, cabe  a nós tomar a decisão acertada  de buscar o único e melhor caminho para a vitória, que é através do Deus Onipotente, Onisciente e onipresente.
Josafá era o rei de Judá, passou por um desses “estreitos” da vida, ele tinha um currículo de um servo de Deus que apesar de seus defeitos,  tinha decidido colocar Deus em primeiro lugar, e além de servi-lo, orientava o povo e proporcionava meios para que todos o servissem “Andai no  temor, do Senhor, com fidelidade e com o  coração inteiro”(II Cr 19.9). Mas apesar de tanto compromisso, Josafá com a permissão de Deus, passou por situações e aflições para que pudesse contemplar o poder e a majestade desse Deus que ele decidiu servir. É possível alguém com um perfil completo desses: temor, fidelidade e coração inteiro para Deus, passar por uma situação em que qualquer comentarista crítico, ou testemunha realista diria: É o fim de tudo, você não é nada diante da quantidade de guerreiros e arsenal bélico que eles têm para destruir você!. A Bíblia revela que “no mundo tereis aflições” e essa palavra não tem um “se”, ela é enfática “tereis aflições”, mas como uma brisa de refrigério, e como um alento para o nosso coração, Jesus não deixa incompleta a sua afirmativa, Ele diz: ”mas tende bom anim”, Eu (Jesus) venci o mundo!”. É só avaliar, o Grande, o Poderoso, o Vendedor, está do lado de quem nesta peleja?Quem está realmente buscando dEle a saída, e com inteireza de coração?
Josafá recebe um recado assustador:“vem contra ti uma grande multidão…”(v.2). Quando é um só, ou dois, ou três... mas uma multidão  para destruir, e para completar o quadro estarrecedor, já estavam muito próximos, tinham que pensar e fazer algo rápido e contar com o sobrenatural!
Entretanto, quem é fiel a Deus, numa situação sem saída, vendo a hora ser engolido pode  ver nas atitudes de Josafá algumas medidas fizeram toda a diferença,vejamos suas ações diante de uma peleja invensível:
BUSCAR AO SENHOR. “Então Josafá temeu e pôs-se a buscar ao Senhor”.
UNIDADE COM PROPÓSITO – “E juntou-se judá para pedir socorro ao Senhor… e também de todas as cidades de Judá vieram para buscar ao Senhor”.
3º RECONHECER QUE DEUS DETÉM TODO PODER(v.6) – Josafá tem uma oração direcionada a um Deus que  ele  conhece,  como criador , habitante do céu e poderoso: “Deus nos céusem cuja mão força e poder, e não quem possa te resistir”
4º RECONHECER QUE DEUS OUVE E LIVRA (v. 9b)”…e clamaremos a ti na nossa angustia, e tu nos ouvirás e nos livrarás”- Tal convicção possibilita um entrega da peleja inteiramente nas mãos do Senhor.
5º RECONHECER QUE É TOTALMENTE DEPENDENTE DO SENHOR(v. 12) – “Porque em nós não há força perante esta grande multidão que vem contra nós, e não sabemos o que faremos, porém os nossos olhos estão postos em ti”; Depender do Senhor, é esperar nele, confiar, mesmo quando não há nenhuma força humana, é quando entra a especialidade de Deusque é agir no impossível.
ESTAR DE PÉ DIANTE DO SENHOR (v.13) “…e todo Judá estava em pé diante do Senhor, como também suas mulheres, crianças e seus filhos”.Quando o povo clama e está de pé, Deus entra com a resposta e a providencia necessária segundo a Sua vontade:
“Assim diz o Senhor: Não temais, nem vos assusteis por causa dessa grande multidão,pois a peleja não é vossa senão de Deus(…) Nesta peleja não tereis de pelejar, parai estai de pé, e vede o livramento do Senhor para convosco, ó Judá e Jerusalém; não temais e nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor será convosco”.(v.15,17)
7º TOMOU POSSE DA PALAVRA E LOUVOU AO SENHOR ANTECIPADAMENTE (v. 21) “E Aconselhou-se com o povo e ordenou cantores para o Senhor, que louvassem a majestade santa, saindo diante dos armados dizendo: Louvai o Senhor, porque sua benignidade dura para sempre.” Através do louvor antecipado, o milagre aconteceu: “… e ao tempo que começaram a louvar, o Senhor pôs emboscadas contra os filhos de Amom e Moabe e os da montanha de Seir que vieram contra Judá e foram desbaratado(…)e olharam para a multidão, e esis que eram corpos mortos, que jaziam em terra e nenhum escapou.”(v. 22,24).
Deus detém em sua mão asa força e o poder, Ele surpreendeu Josafá, além de porpiciar o livramento e destruir a multidão de inimigos, deu a Josafá e ao povo todos os despojos( riquezas) que eram tantos que passaram tres  dias para juntar tudo (v.25).Deus pode e tem prazer em surpreender quem confia e depende dEle em tudo!



                                                                                



sexta-feira, 13 de maio de 2011

Saia da caverna, vença o deserto!(I Rs 19.1-11)

imagem:google
Na  vida surgem momentos difíceis em que as afrontas, ameaças e opressões levam-nos a um atitude de fuga, de auto-defesa,o que  é denominada por alguns estudiosos como “síndrome da caverna”. Parece que a melhor e única saída é retirar o “time de campo” e ficar em “stand by” por um tempo, e de preferencia que este tempo seja a vida toda. Mas essa não é a escolha de Deus para seus servos, esta não é a sua vontade, o que  nos distancia do centro da sua vontade, trazendo consequencias e sentimentos destrutivos.
O profeta Elias, foi protagonista de grandes feitos sobrenaturais de Deus, sendo  uma  referencia num ministério de muita autoridade divina. Mas estava suscetível às fragilidades humanas quando  após uma grande e estrondosa vitória contra o sistema de Acabe e Jezabel, quando clama pelo fogo do céu, e destroi os 450 profetas de Baal, se vê temeroso e amedrontado pelas ameças de morte da pervesa Jezabel, razão que o leva a fugir pelo deserto e esconder-se numa caverna.
Desertos são caminhos árduos que levam às cavernas, que por uma perspectiva são  abrigos seguros,  de proteção e refúgio, no entanto possuem  outro lado, e  é um lugar de esconderijo de animais ferozes com o leão e o urso, e também de criminosos. O que deixa esse aparente ambiente de proteção, um lugar muito perigoso.
A caverna é escura, úmida, fria e solitária. Elias fugiu porque se sentiu fragilizado, amedrontado e cansado de lutar contra um poderoso sistema opressor. Mas servia a um Deus que acompanhava seus passos. No deserto proveu o alimento para dar-lhe a capacidade de caminhar mais 40 dias até chegar ao monte de Deus. A Caverna é um dos ambiente mais atrentes quando estamos vulneraveis e fragilizados, é como se tivesse uma placa vela de neon atraindo a todos e dando boas vindas dizendo”aqui é o melhor lugar para você!”, “aqui você está seguro, ninguém vai te ferir!” e outras mensagens atraentes, que só a misericórdia e graça de Deus para nos livrar. Voltanto ao profeta Elias, a  caverna estava no monte de Deus, mas Deus  não queria o seu servo dentro da carverna, ao ponto de questioná-lo “que fazes aqui Elias?.. “Saia da caverna!...” Quando Elias saiu, Deus começa um diálogo com ele e apresenta-lhe os passos seguintes em seu ministério. Elias justifica suas razões e argumentos humanos que o levaram a refugiar-se, a isolar-se a pedir a própria morte. No entanto, Deus que vê além das nossas razões e argumentações, mostra que tem o controle da situação e que quer Elias em ação á marcando território e fazendo a diferença.
Mesmo que surjam momentos tão difíceis que nos levem a perder de vista principios essenciais para mantermos uma fé inabalável, devemos com a graça de Deus não perder de vista, que somente Deus detém na sua mão o poder sobre montes, vales, mares, desertos e  cavernas. “ A voz do SENHOR faz tremer o deserto.”Sl 29.9. E Ele  sempre tem como resposta o milagre: “Eis que estou para fazer uma coisa nova; agora sairá à luz; porventura não a   conhecereis? Farei um caminho no deserto, e rios no ermo”.(Is  43.19); ELE NUNCA NOS ABANDONA, seja em que lugar formos:  “Se  subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu  ali estás também”. Salmos 139:8

Nesses momentos que estamos procurando refúgio, a nossa torre forte está no Senhor Jesus que nos prometeu que  SEMPRE estará CONOSCO, nesta maravilhosa promessa devemos descansar e usufruir do Seu amor e graça, afinal ele nos diz:”Eis que estarei convosco TODOS OS DIAS até a consumação dos séculos”Mt 28.20
Portanto, erga-se, tome uma atitude hoje, e SAIA DA CAVERNA, ou quem sabe aos que estão sendo tentados… NÃO ENE NA CAVERNA, pois tenha certeza, que ela não é o lugar que Deus quer você!
No amor de Cristo Jesus,
 Missionária Cacilda Barbosa - 'Uma Sobrevivente…"
Imagem: caverna/google- blog:tecendoconquistas.blogspot.com

sábado, 7 de maio de 2011

Uma palavra para as mamães…


A doce, especial e preciosa missão de ser mãe, é ao mesmo tempo árdua e desafiante, no entanto, proporciona à mulher uma capacidade sobrenatural de adquirir uma força especial para defender sua prole.
Faz parte do instinto materno a capacidade de defender os seus filhos com coragem e força.
Faz parte da maternidade a capacidade de entender e interpretar o que os lábios não pronunciam e o que as palavras não expressam.
Faz parte da missão da maternidade superar a dor da distancia, da ingratidão, proporcionando meios que o amor flua e se estabeleça acima de tudo.
Ser mãe, seja biológica ou do coração, é algo estabelecido por Deus para representar de forma ainda distante, o seu amor profundo, sincero e incondicional pelos seus filhos.
Que você mãe, encontre no Senhor a fonte de força e graça para ser sempre uma mulher vitoriosa!
Feliz todos os dias do ano para você querida mãe, porque todo dia é dia de celebrar que você existe, que você é especial e amada!
Fraternalmente,
Cacilda Barbosa Santiago, mãe do Lucas, Mathews e João Markos, e filha de Ruth Rodrigues Barbosa (minha rainha!)

sexta-feira, 6 de maio de 2011

DEUS OUVE, A Bíblia nos garante…

Se estás cansado e sem força, Deus te ouve!
Se estás no vale escuro,  ou nos montes,
Deus te ouve!
Se estás no fundo do poço ou atolado na lama, Deus te
ouve!
Se achas que vai morrer neste deserto, Deus te ouve!
O silencio de Deus não significa que Deus que Deus não está
ouvindo,é apenas uma pausa e o trabalhar de Deus. Não é um
ponto final, é apenas uma vírgula no projeto de Deus na tua vida!
Confie, espere, clame e na hora certa a resposta chegará, pois Deus  OUVE!!

SERÁ QUE DEUS ESTÁ OUVINDO?

Deus criador de todas as coisas, cuja habitação está nos céus, conhece cada coração, todos os dilemas e questionamentos quanto ao OUVIR de Deus,dentre eles:  será que realmente Deus está me ouvindo? Será que é muita gente clamando ao mesmo tempo para Deus ouvir a todos?! Deus se importa comigo? Será que Ele está muito ocupado para me ouvir?
O Senhor Deus é Onipresente, Onipotente, Oniciente e Onipresente, isto dá a Ele toda a capacidade sobrenatural para nos surpreender e superar todas as  expectativas, ocorre que é no Tempo dEle, afinal na Sua Soberania, Ele É, E faz o que lhe apraz. Por outro lado, o ser humano é um ser gregário, ou seja, um ser relacional, por isso precisa tanto falar e ser ouvido, ou seja,estabelecer a comunicação efetiva.E, para  comunicar-se com Deus, deve  partir da perspectiva real na ótica da  fé e convicção  que este Deus é real, e  tem todo o Poder para ouvir e agir: “Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido, agravado, para não poder ouvir”(Isaías 59.1) ”.
Deus que habita nos céus, o criador de tudo conhece o coração de cada um e entra com a providencia: “ Ouve tu nos céus, lugar da tua habitação, perdoa, age, e dá a cada um segundo todos os seus caminhos, já que lhe conheces o coração, porque tu, só tu, és conhecedor do coração de todos os filhos dos homens, para que te temam todos os dias que viverem na terra que deste a nossos pais.” I Reis 8:39,40
Principalmente em momentos de angustia, desolação, de impotencia e de vulnerabilidade , é muito bom encontrar pessoas que dispostas a  ouvir, e quando além de ouvir tem a capacidade de resolver e mudar a situação então é algo maravilhoso! Pessoas às vezes resolvem alguma coisa,ou geralmente apenas ouvem,  mas  Deus tem o controle e o domínio sobre tudo e sobre todos, dando-lhe a autoridade para agir nos mínimos detalhes, para intervir onde ninguem é capaz de faze-lo, e  com Seu poder e força  porporciona a Sua  graça a cada dia aos que confiam NEle.
Portanto Deus ouve àqueles que tomam algumas atitudes que atraem a atenção de Deus:
1.      Deus ouve quem ESPERA COM CONFIANÇA: "Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Tirou-me de um poço de  perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos. E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no SENHOR” (Salmo 40:1-3). 
1.1 A palavra "inclinar-se", vem do termo hebraico "hjn" – natah e tem como significado "inclinar-se", "dobrar-se", "curvar-se para baixo". Isto mostra que Deus, apesar de ser tão grandioso e da Sua habitação nos céus,  se inclina, se importa conosco, e está disposto a ouvir e atender as nossas orações.
1.2   A palavra "ouvir", que vem da palavra hebraico "emv" – shama, que significa "entender", "perceber", "ouvir com atenção", "conceder pedido".
Portanto quando  ESPERAMOS COM CONFIANÇA, Deus nos concede a resposta, pois está atento as nossas orações, e entra com as providencias além das nossas expectativas, pois tira nossos pés do charco de lodo, firma nossos passos na rocha e ainda para fechar coloca um novo cantico em nossos lábios para adorar ao Senhor. Jo.9. 31: “...se alguém for temente a Deus, e fizer a sua vontade, a esse Ele ouve”.
2.1   - Deus OUVE O CLAMOR DOS JUSTOS: “Os justos clamam, e o SENHOR os ouve, e os livra de todas as suas angústias.” (Sl 34.17), Deus reconhece a VOZ daquele que clama por Ele, e está atento a este clamor provendo o LIVRAMENTO pelo Seu Poder.  Por isso Deus nos alerta sobre o poder do clamor:” CLAMA a mim e RESPONDER-TE-EI…”(Jr 33.3 a)-  CLAMAR significa: Rogar ,implorar de forma intensa,e para isso acontecer é preciso humildade e o reconhecimento de quem é aquele que se destina este CLAMOR.
3. Deus ouve a quem  SUPLICA EM ORAÇÃO:  O SENHOR já ouviu a minha súplica; o SENHOR aceitará a minha oração.  Orar é um diálogo estabelecido com Deus, é conversar com Ele num sentimento
de humildade e reverencia ao Senhor que tem Todo Poder na Sua Mão. Ore, persevere, não desista, que no tempo de Deus a resposta chega, porque Deus está ouvindo sim a sua oração. Mt.21.22: “e tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis”. 
A oração acompanhada de humilhação, arrependimento e busca intensa tem um resultado abençoador: “Se meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” (II Crônicas 7:14)
4. Deus ouve quem PEDE SEGUNDO A SUA VONTADE: “E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve”.(I Jo 5.14).
5.     Deus ouve aos que são MANSOS – SENHOR, tu ouviste os desejos dos mansos; confortarás os seus corações; os teus ouvidos estarão abertos para eles; Para fazer justiça ao órfão e ao oprimido, a fim de que o homem da terra não prossiga mais em usar da violência.  (Sl 10.17-18).   A mansidão faz parte da atitude de resignação para servir a Cristo, pois está relacionada ao NEGAR-SE a si mesmo, o que é o oposto a agressividade, ao egoísmo. E para estes, Jesus avisa:
 “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a Terra” (Mateus 5:5). E para que isto ocorra Jesus nos dá o exemplo para ser seguido: “Tomai sobre vós o meu julgo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração”(Mt 11:29).
Portanto continuemos Esperando, clamando, orando, e sendo fiel ao Senhor,porque o Deus a quem servimos está trabalhando em nosso favor,e com certeza está a nos OUVIR, mesmo quando nos sentimos num monólogo e sozinhos, Deus OUVE!
Porque desde a antiguidade não se ouviu,nem com ouvidos se percebeu,nem com os olhos se viu um Deus além de ti,que trabalhe para aquele que nele espera...”(Isaias 64:4)

domingo, 1 de maio de 2011

AFINAL, AONDE ESTÁ O OLHAR DE DEUS?

fonte imagem:google
Vamos iniciar uma série de relfexões sobre os Sentidos de Deus em relação aos seres humanos. A Bíblia, como um livro divino e especial, inspirado por Deus, se utiliza  de diversos recursos de linguagem, um deles é o  antropomorfismo, esta figura de linguagem  atribui a Deus características do homem, para que assim nos identifiquemos e entendamos com nossa limitação humana  algumas atitudes de Deus,  afinal Deus é espírito. Logicamente, é impossível humanamente delinear características profundas e insondáveis da grandiosidade de nosso Deus, no entanto, nos propomos à luz de Sua preciosa Palavra trazer uma relampejo reflexivo de características dos sentidos de Deus que são tão relevantes para a nossa sobrevivencia espiritual e o fortalecimento da nossa relação com este Deus, que é tão Poderoso e se importa conosco. Vamos começar com os OLHOS de Deus, onde está focada a sua visão com relação ao homem?
Primeiramente precisamos compreender que Deus vê tudo e todos, sejam seres humanos bons ou maus.E além de olhar,Ele sabe qual o momento e que providencia tomar. “ Os olhos do Senhor estão em todo o lugar, contemplando os maus e os bons.” Provérbio 15:3.
Em segundo lugar o que Deus vê, na ótica de um justo juiz, pois diante dEle será prestado contas dos atos: “E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.”Hebreus 4:13
E Em terceiro lugar, a perspectiva de  Deus é profundamente diferenciada da do homem, pois Deus vê o que está no coração, enquanto o homem vê o exterior: “Porém o Senhor disse a Samuel:Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração”,   1Sm 16: 7.
Mas, quais são os requisitos que atraem o olhar cuidadoso do Senhor  Onipresente, Onisciente e  Onipotente? A resposta está claramente delineada  na Palavra de Deus,  estes  proporcionarão não somente um olhar na perspectiva visual, mas mas um olhar  seguido de ação e providencias divinas:
1º - CONHECIMENTO DE  DEUS – Para contruir uma relação de comunhão é preciso buscar conhecer a Deus, sabendo que este conhecimento é ilimitado e progressivo, “Conheçamos e prossigamos em Conhecer ao Senhor”(Os 3.6). E, através deste conhecimento temos a preservação do Deus a quem servimos: ”Os olhos do Senhor conservam aqueles que têm o conhecimento dele”. Provérbio 22:12
 UM CORAÇÃO INTEIRO PARA DEUS -  Um coração dedicado por completo a Deus, propicia a sua atenção, pois Deus se agrada daqueles que entregam o seu caminho a Ele e confiam NeLE que por sua vez TUDO FARÁ! (Sl 37.3). Ninguem pode servir a dois Senhores, é preciso escolher a um, Deus não se conforma com metade, Ele nos quer por completos. “Os olhos do Senhor passam por toda a terra para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente Dele.” II Crônicas 16:9
4º - TEMOR A DEUS – Esta característica se constitui  numa atitude de sabedoria e depencia de Deus, só teme a Deus quem o conhece, temor é reverencia, é respeito e obediencia ao Senhor, e isto nos traz resultados abençoadores. “Os olhos do Senhor estão sobre os que o temem para abençoar, livrá-lo e dar prosperidade.” Salmo 33:18
5º ESPERA PELA MISERICÓRDIA DE DEUS – As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos. E esta misericordia envolve muitos dos atributos compassivos de Deus para com o homem. A misericórdia do Senhor é nova a cada manhã e não tem fim,  por isso precisa ser a principal esperança de quem depende tanto deste misericordioso e poderoso Senhor (Lm 3.23). “Os olhos do Senhor estao sobre os que o temem e sobre os que esperam na sua Misericórdia.”  Sl 33.18
6º O AFLITO E O ABATIDO DE ESPÍRITO  - Como um pai amoroso e supridor, Deus tem uma atenção especial para com aqueles que passam momentos de aflição e abatimento, clamando assim por esse Deus criador do céu e da terra. “Porque a minha mão fez todas estas coisas, e todas vieram a existir, diz o Senhor, mas o homem para quem olharei é este: o aflito e o abatido de espírito, e que treme da minha palavra.” Is 66:2. Observemos que este aflito e abatido tem o temor de Deus em seu coração ao ponto de TREMER DIANTE DA PALAVRA DE DEUS, que merece nossa reverência e reconhecimento.
7º  FIEL  A DEUS  - Aqueles que buscam ser fiéis a Deus, são alvos do seu precioso olhar, inclusive num processo de procura,  afinal Deus vê o coração. “ Meus olhos procuram os fiéis da terra, e eles habitarão comigo. Somente quem tem vida integra me servirá. (salmos 101-6).
8º - JUSTO – O homem pode ser considerado justo através da sua  fidelidade e   conhecimento de Deus, proporcionado pelo reconhecimento de  Jesus como Senhor e Salvador de sua vida, adquirido pelo sacrifício de Jesus Cristo na Cruz do calvário. “ Os olhos do Senhor repousam sobre os justos e seus ouvidos estão abertos ás suas súplicas”.(Sl 34.15)
Portanto, busquemos apartir de atitudes simples e de entrega por inteiro a Deus, atrair este maravilhoso olhar que muda a história, que levanta, que restaura, que justifica,e que nos faz triunfar para a glória do Seu Nome.Servimos a um Senhor que se alegra em nos abençoar: “Os olhos do Senhor têm prazer em favorecer o seu povo e restituir de todas as bênçãos roubadas.(Jr 24:4-7)
Basta olharmos para Ele e clamarmos como único e suficiente Deus que nos salva onde quer que estejamos. É Ele quem diz em Sua Palavra: “Olhai para mim, e sede salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou o Senhor Deus e não há outro.”( Is.45:22)