ESPAÇO DE DEVOCIONAL

Seja bem vindo!
Miss.Cacilda Barbosa Santiago

quinta-feira, 31 de março de 2011

POR QUE DEVEMOS SER SAL E NÃO AÇUCAR?!


Vós sois o sal da terra. Mas se o sal se tornar insípido, com que sehá de salgar? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e pisado pelos homens.” (Mt 5.13)


Em nossa cultura social, é comum e até amável utilizarmos com relação a pessoas meigas e mansas o termo “doce”, docinho etc., são pessoas que nos fazem sentir bem, nos acalmam, são dóceis! Enfim, na vida Tudo o que é doce aparentemente é bom e atrativo, e ficamos pensando porque será que  Jesus utilizou exatamente o sal para ser a figura de linguagem que representa o papel do crente nesta terra e não o açucar?!Ouvi este questionamento por um Mestre da Palavra Pr. Valério Oliveira em uma de suas abençoadas saudações, e fiquei a refletir levando-me a uma pesquisa mais apurada desta diferença.
Jesus afirma, que SOMOS O SAL, Ele não pergunta se queremos ser o sal, ou que devemos buscar ser, sua afirmativa é contundente: VOCÊ É O SAL!

O  Cloreto de sódio, popularmente conhecido como sal, é uma  substância  formada por um átomo de Cloro e um átomo de Sódio, e sua fórmula química é NaCl. A formação  do sal é resultado da evaporação da água do mar, é formado na salina (rocha sedimentar quimica que tem origem na precipitadação da água do mar quando esta sofre evaporação, ou seja, as moléculas ou átomos no estado líquido ganham energia suficiente.  Um sal é um composto formado por cátions e ânions,componentes fundamentais para a sobrevivencia dos seres vivos. O sal também está envolvido na regulação da quantidade de água no organismo.
 Por outro lado os Açúcares são carboidratos, uma classe de compostos produzidos por plantas. Existem vários açúcares e podemos destacar a glicose. O açúcar de mesa é chamado de sacarose. Polissacarídeosincluem celulose encontrado em todas as plantas.
O SAL possui basicamente tres finalidades principais:
1-       PROPORCIONAR SABOR – O SAL  proporciona o sabor do alimento, é um tempero  fundamental para o apetite e interesse pelo alimento, ou seja, através de nossas ações, nosso testemunho a Palavra de Deus será ainda mais atraente, outro detalhe é que nossas ações proporcionam na vida das pessoas um sentido pela vida, um sabor pela sua existencia humana através da busca pelos valores eternos.
Um detalhe importante no tempero, é que deve ser na dose certa para não ficar ruim, apenas um pouco, nas receitas observamos sempre uma pitada de sal, uma colher pequena, sempre doses equilibradas!O crente precisa ser dosado, a temperança, a sobriedade em tudo faz com que o tempero seja equilibrado para um saber agradável.
O tempero do SAL tem haver com a HUMILDADE, o tempero deve ser pouco para ser melhor. O açucar, se for pouco não terá muito efeito no sabor.
2 - PROPORCIONAR SAÚDE E BELEZA - O SAL, devido seus componentes quimicos sempre foi usado para curar feridas pois possuem um componente cicatrizante. Além disso o sal pode proporcionar relaxamento e esfoliação da pele proporcionando a restauração celular. Enfim o sal tem a capacidade, na dosagem e utilização adequada, de porporcionar o bom funcionamento do organismo e consequentemente a saúde.A sua pureza e eficiencia nos componentes desenvolver a regulamentação do metabolismo e consequentemente a saúde. Isto é, SANTIFICAÇÃO, nossa diferença no mundo deve mudar para melhor, deve promover restauração e cura.
O açucar por outro lado, apesar do seu sabor e beleza nas maravilhosas guloseimas, pode desencadear uma desestruturação organica, além de ser o inimigo número 1 no funcionamento do intestino, pode causar aumento de glicose, a diabetes, a obesidade, alterações no metabolismo e desequiblibrio imunológico por conta da eliminação do cálcio que por sua vez compromete no fortalecimento dos ossos.  
3. PROPORCIONAR A CONSERVAÇÃO – O sal tem a capacidade de  manter o equilíbrio organico através do seu contato, proporcionando a preservação de diversos tipos organicos, como carne, peixe e diversos alimentos. Assim é a vida do cristão, ele preserva e conserva o mundo para que não apodreça para que não degenere. Através do cristão o mundo ainda pode verificar a providencia divina. Conservar a fé, a esperança a alegria, conservar os passos no caminho designado por Deus, em um mundo que jaz no maligno, só será possível  através da graça de Deus na atuação do SAL, este por sua vez em CONTATO com as pessoas, com as vidas que tanto carecem das Palavras de Vida Eterna.
O açucar, po sua vez, não pode conservar a ponto de evitar a degeneração, a não ser que esteja em contato com elementos de sua mesma composição, como é o caso das compotas. Se for com elemento contrário ele já não tem a capacidade conservante como a do SA!!
E QUANDO o sal  NÃO cumpre essas finalidades?
RESPOSTA:  TORNA-SE INSÍPITO!!
“… Mas se o sal se tornar insípido, com que se há de salgar?  Para nada mais serve senão para ser lançado fora e pisado pelos homens.”            
Ser doce, é bom, tem suas vantagens é claro, mas ser SAL é a caractéristica que marca o testemunho cristão na terra. Mas o pior de tudo neste mundo é ser um SAL   sem SABOR,  sem capacidade de proporcionar saúde e sem capacidade de preservar. O SAL que não cumpre os seus objetivos, ou seja um  SAL INSÍPITO, (O Dicionário Aurélio esclarece o que é insípido: [Do lat. tard. insipidu.]  Adjetivo.  1.Que não tem sabor; que não é sápido. ;2.Fig. Desagradável; tedioso; monótono). Por isso o resultado deste SAL é vergonhoso: SER LANÇADO FORA(jogado no lixo) e SER PISADO pelos homens (Humilhado, envergonhado)
Portanto amados, busquemos com a graça de Deus fazer a diferença neste mundo de iguais. E que Deus nos ajude a sermos SAL fora da saleira, em contato com o mundo, pois não adianta nos isolarmos para evitarmos nos desgastar, para cumprirmos nossa finalidade preciamos  arriscar e SERMOS BENÇÃOS PARA A GLÓRIA DE DEUS!
Obs: Continue sendo um DOCE bem doce!,mas SEMPRE influenciando o mundo como SAL da terra ok?!!
Abçs

sábado, 26 de março de 2011

Fé é confiar no que os olhos não podem ver (Max Lucado)


Os olhos vêem o leão que se aproxima. A Fé vê o anjo de Daniel.
Os olhos vêem a tempestade.A fé vê o arco-iris de Noé.
Os olhos vêem o gigante.A fé vê Canaã.
Seus olhos vêem as falhas.Sua  fé vê o Salvador.
Seus  olhos vêem a culpa. Sua fé vê o sangue de Jesus.
Seus  olhos vêem a cova. Sua fé vê a cidade que Deus construiu.

(autor: Max Lucado, livro:Quando Deus sussurra seu nome,CPAD)

A FÉ QUE FAZ VOCÊ ENXERGAR NO NADA ALGUMA COISA

          

(II Rs 4.1-6)
Existem circunstancias na vida que nos vemos  totalmente a mercê de algo sobrenatural, dependendo de uma milagre para caminhar, para sobreviver para ter alguma razão para continuar lutando.
Quem nos dá um grande exemplo de fé e de superação é a viúva de um dos obreiros do profeta Eliseu. Sua capacidade de argumentar sem reclamar, de pedir sem pressionar e de testemunhar em meio a calamidade por seu marido, nos faz pensar na importancia da FÉ para vencer. 
Na minha opinião o milagre naquela família já começou com a atitude sábia da mulher procurar o profeta de Deus e compartilhar uma situação aparentemente sem saída: LUTO, DÍVIDAS E AMEAÇAS. A partir daí o processo vai ampliando e a fé sendo evidenciada na narrativa do texto. Primeiro, ela clamou a Eliseu: “meu marido teu servo morreu, e tu sabes que ele temia ao Senhor”. Ela salienta para incio de conversa a qualidade principal do seu marido:TEMOR A DEUS!.
Aquela viúva evidentemente estava enfrentando um alto grau de dilema e dor na sua vida, além de ter que lidar com o luto da perda de seu esposo, o qual ela testemunhava seu temor e submissão, ela ainda tinha que enfrentar a insegurança de uma situação que corria o risco de perder a maior herança, seus dois filhos. Ora naquela éposa, a legislação era que se não tinha bens para honrar a dívida, as pessoas;jovens eram levados como escravos para serem vendidos.
Apesar de estar numa situação totalmente desvantajosa, a viúva respeita a memória de seu marido que era obreiro e suplica ao homem de Deus uma atitude. Para o profeta Eliseu, foi outra dificuldade: “Que poderei eu fazer?...” No entanto Deus cria a oportunidade para o milagre quando o impulsiona a perguntar: “O que é que tens em casa?”, Uma pergunta aparentemente absurda dada a situação de uma herdeira de dívidas prestes a perder os filhos, se a execução da dívida tinha chegado na possibilidade de tomada dos filhos, é porque não havia nada de valor que pudesse ser aproveitado. No entanto, Deus aproveita-se das coisas que não são para confundir as que são. “Tua serva não tem NADA… a não ser UMA BOTIJA DE AZEITE.”Ora, do nada para o azeite, já foi um longo trajeto de fé!
Portanto, o grande passo para o milagre é sempre ENXERGAR ALÉM, é vê no pouco ou no nada, alguma coisa que Deus aproveite para fazer o tudo.O nome disso é FÉ, enxergar no NADA alguma coisa, e isto está na Bíblia: Ora, a FÉ é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem. (Hb 12.11). (grifo nosso)
O profeta Eliseu manda que a mulher peça vasos emprestados a visinhança, ora só se empresta alguma coisa para quem tem TESTEMUNHO, se você não confiar ou saber que não voltará o objeto do empréstimo, com certeza você não correrá o risco, a menos que queira dar a fundo perdido. No entanto aquela mulher era digna de confiança e pediu muitos vasos, tais vasos vazios foram os instrumentos para o depósito do milagre. 
Por fim há MULTIPLICAÇÃO do azeite, através de um trabalho conjunto da mulher com os seus filhos (as causas principais de sua busca pela superação do problema) e ao acabar as vasilhas o azeite cessa, e ela vai ao homem de Deus testemunhar o ocorrido, um outro ponto relevante nesta mulher é sua prudencia e paciencia em ter um tesouro em casa, e ir primeiro contar ao profeta o milagre, recebendo do mesmo a palavra final para a comercialização do óleo.
Ora, isso mostra também sua gratidão. A gratidão é uma atitude fundamental para àqueles que usufruem da providencia divina.
Para concluir gostaria de lembrar a você apenas alguns exemplos de situações na Bíblia em que foi percebido alguma coisa através dos olhos da fé, para enxergar além das circunstancias:
Que tal, Cinco pães e dois peixes para alimentar um multidão de mais de cinco mil? Ou um exercito enorme cercando o profeta Eliseu e Geasi? A saída? “Abre os seus olhos Senhor para que ele veja: Maior é o que está conosco!”E outros e outros…
Quem sabe você lembre de alguma vez que os teus olhos procuraram alguma coisa onde não parecia haver nada, e Deus fez você enxergar ALÉM, e ,se ainda não, creia que Ele tem poder para lhe surpreender.
Que a graça de Deus inunde o nosso olhar, e o nosso entendimento para não ficarmos embaraçados com o NADA e sim enxergarmos pelo menos um pouco, o que será o ingrediente principal da FÉ que opera o milagre.

quinta-feira, 17 de março de 2011

O Vale da sombra da morte sob o prisma do LUTO

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum porque Tu estás comigo, a tua vara e o teu cajado me consolam” Sl 23.4
Existe um pensamento que diz, o que torna todos os homens iguais são tres coisas: o banheiro, a morte e o luto. O luto é reflexo  da dor da alma pela perda de uma pessoa querida, e é  ao mesmo tempo o processo de absorção de tamanho sentimento, inimigo da nossa alma, o que nos torna tão impotentes, tão feridos e tão vulneraveis ao medo. Por isso está diretamente ligado à uma passagem pelo “Vale da Sombra da morte”, um  vale escuro, profundo , grande, cheio de vozes ecoando e sonidos estranhos. Palavras não vão adiantar muito neste vale, pois nada que se diga vai minorar a dor da alma. A questão é que neste vale temos apenas duas opções: a primeira é cedermos ao pavor e a incorporação e apelos para o fundo do poço, através de nossa fragilidade humana e poderemos desencadear problemas emocionais mais profundos que nos impedirão de seguir adiante ou até mesmo de sobreviver. A segunda opção, é a reação de prosseguir adiante na força do Senhor, vivendo a cada dia conforme o maná, o sustento sobrenatural de Deus no deserto,  e reconhecendo e aceitando o sussurro e o calor da companhia do Senhor, mesmo nos sentindo sozinhos ou desamparados, mesmo tendo todos os nossos sentidos auditivos, visuais e motores comprometidos pela dor e pela tensão oriundas do pior vale que alguem pode encarar nesta  ligeira passagem na terra.
 Por isso a necessidade de nos refazermos na presença do Sumo Pastor, pois o medo, o pavor, a indisposição para a sanidade nos faz perder o foco e somente na força do Senhor é que poderemos resistir os apelos do vale e seguirmos confiantes na certeza de que o Senhor está ao nosso lado, pertinho de nós ao ponto de percebermos a sua vara e o seu cajado nos dirigindo e nos protegendo, nos proporcionando assim a graça e o consolo diário. O nosso Pastor tem tudo sob o Seu controle, por mais que não consigamos enxergar em meio a escuridão do vale,e assim como Jó possamos entender a seguinte verdade: “Bem sei que TUDO PODES, e nenhum dos Seus planos pode ser frustrado” Jo 42.2. Isso quer dizer que Deus tem PODER e que NUNCA TEM PLANO FRUSTRADO. Por mais que humanamente nos sintamos frustrados, Deus na Sua Soberania tem o controle de TUDO nas suas Poderosas mãos.
Portanto, nada podemos contra os desígnos de Deus, Ele é Soberano, tem o controle de tudo e de todos nas suas mãos. Aceitar a Soberania de Deus não é nada facil,e apenas por meio da fé podemos andar sobre as águas e vivermos o milagre de não naufragarmos em meios aos ventos e  tempestades, e  quando PARECE que Jesus não está vendo, Ele diz apenas uma palavra e o milagre da superação pode acontecer.
Venceremos UM DIA POR VEZ, o vale da sombra da morte com  graça dEle se ficarmos perto do Senhor que tem nas Suas mãos a chave da nossa vitória, o mesmo Deus que um dia trará para perto de nós todos àqueles que amamos e que morreram em  Cristo e estaremos todos juntos para sempre.
“Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemos-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.” I Tessalonicenses 4:13-18
Querido amigo ou amiga que passa por este terrível vale, não ignoro em absolutamente nada o que você sente ou pensa, mas precisamos olhar para cima, pois é de lá que vem nosso socorro, nosso consolo.
Nossa ESPERANÇA é que  um dia, não muito distante quando estivermos juntos :  E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas.” Apocalipse 21.4
PORTANTO, oremos uns pelos outros!!E que Deus nos dê força e graça para nos apropriarmos a cada dia das Suas fiéis Promessas.
Miss. Cacilda Barbosa

CANÇÃO: Ferida Aberta

CANÇÃO: Ferida Aberta
Composição: Anderson Freire

O sol se foi
Se foram os meus dias
A dor feriu a minha alegria
A solidão foi a certeza que restou em mim
Mas ainda respiro
Podes me ouvir? Gritar, não consigo
Vem me abraçar, Senhor
Mesmo que saia de mim só gemidos
Quem sabe assim a ferida começa fechar
Mestre...
Não há outro conheça tão bem
A profunda dor deixada por alguém
Mostra-me o caminho da superação
Mestre...
Há uma ferida aberta no meu peito
Às vezes penso que não tem mais jeito
Mas Tu És minha motivação...
Só Teu olhar pra chorar minhas lágrimas
Só Teu falar para dizer o que precisa ouvir um coração tão em pedaços
Pedaços de Vida
Podes me ouvir? Gritar, não consigo
Vem me abraçar, Senhor
Mesmo que saia de mim só gemidos
Quem sabe assim a ferida começa fechar
Mestre...
Não há outro conheça tão bem
A profunda dor deixada por alguém
Mostra-me o caminho da superação
Mestre...
Há uma ferida aberta no meu peito
Às vezes penso que não tem mais jeito
Mas Tu És minha motivação!

quinta-feira, 10 de março de 2011

LIÇÕES SOBRE AGAR, UMA MULHER EMPURRADA PARA O DESERTO

 

(Genesis 21. 14-20)
Em  nossa breve peregrinação na terra, numa jornada que é determinada por Deus, somos agentes das nossas escolhas e decisões, e muitas vezes somos atingidos pela decisao e escolhas de outras pessoas, lembrando que acima está a vontade Soberana de Deus que estabelece e determina todas as coisas a nosso respeito.
Agar foi uma mulher, vítima das circunstancias sociais e pessoais, que no decorrer da vida enfrenta o gosto amargo das consequencias e revés da vida.
Deserto é um lugar  arido, seco, sem água, sem nuvens, sem chuva, sem folhas, sem flores, sem flora, sem fauna, raros arbustos, o deserto é estar no centro do nada, é um ambiente sem vento, de dia é calor e à noite é frio. Não há possibilidade de vida na longo neste habitat, a menos que seja uma especie já organicamente preparada para sobrevivencia. Mas a espécie humana precisa de diversos cuidados para sobreviver…
Percebemos na Bíblia, basicamente 3 formas contextuais de deserto: quando Deus leva para o deserto,  e nos ensina, trata no deserto, quando deliberadamente e decisão própria vai para o deserto, exemplo de Elias, e a terceira forma é quando são empurradas, expulsas por outros para o deserto, que é o caso de AGAR.
A  escrava egípcia Agar, era a mãe de Ismael, filho de Abraão. Ocorre que o menino teve uma contenda com o pequeno Isaque, e cria um mal estar entre as mães, fato este que foi a “gota d’agua” para Sara dizer para expulsá-los, Agar e o filho, do clã de Abraão, o patriarca, que por sua vez sofre com a palavra de Sara, mas em consulta a Deus, tem dEle o seu aval para a decisão. Muitas vezes, Deus permite que sejamos empurradas por outrem ao deserto, afinal tudo está sob o controle de Deus, nada, nada foge ao seu controle, por isso Deus não nos apóia em ficarmos procurando culpados e nos magoando e nos ferindo por causa de “a” ou de “b”, Ele quer que nós o conheçamos, mesmo quando somos EMPURRADOS ERRANTES pelo deserto.
Abraão dá a Hagar um odre de água e pã, suprimento que logicamente não demoraria muito, e o que seria depois?!Aparentemente a morte era certa, no entanto, Deus estava no controle da situação.
Quando tudo parece perdido, Agar joga o menino debaixo de umas árvores e afasta-se para não ver seu filho morrer… e … chorar alto. Mas Deus que ouve tudo, afinal um dos grandes questionamentos é “será que Deus ouve o clamor de alguem no deserto?” Afinal no deserto é dificil de ouvir, é difícil de clamar, pois pela aridez as forças s esvaem…
Deus ouve, e responde e pergunda “o que tens Agar? E dá a primeira palavra de ordem para quem padece em meio ao deserto, sem suprimento, sem forças, pensando qu vai morrer: NÃO TEMAS!! Deus entra com provisão, Deus ouve e atende, até o clamor de uma criança largada pela mae que não qeria vê-lo morrer…
A segunda Palavra do Senhor para aquele mulher aflita foi: ERGUE-TE!!
Ao invés de ficar prostrada, esperando a morte chegar levante a sua cabeça, é do céu que vem o teu socorro, erguer-se requer esforço, ainda mais quando estamos debilitados pela sede e fome, e pela falta de perspectiva de sobrevivência.
Quando ela levanta, com a força do Senhor, Ele abre o seus olhos e ela contemplou a fonte de água perto dela, portanto ABRA OS SEUS OLHOS!! Quando nos dispomos a olhar na perpectiva de Deus, na perspetiva do sobrenatural de Deus, com certeza poderemos contemplar e usufruir do Milagre. Lembra do profeta Eliseu e seu servo Geasi? Cercados pelo exercito da Assiria, Eliseu ora para o Senhor abrir os olhos de Geasi e ele enxerga o sobrenatural e contemplou o exercito muito maior que estava com eles naquele embate.
Portanto, reflita bem: NÃO TEMAS, ERGUE-TE e ABRA SEUS OLHOS, pois  através da ótica de Deus, pois com certeza Ele vai mandar a fonte de agua jorrar no deserto e transformará tudo, porque Ele manda em tudo e em todos!
GRAVE no seu coração esta Palavra do Senhor:
"O pobre e o necessitado buscam água, e não encontram! Suas línguas estão ressequidas de sede. Mas eu, o Senhor, lhes responderei; eu, o Deus de Israel, não os abandonarei. Abrirei rios nas colinas estéreis, e fontes nos vales. Transformarei o deserto num lago, e o chão ressequido em mananciais. Porei no deserto o cedro, a acácia, a murta e a oliveira. Colocarei juntos no ermo o cipreste, o abeto e o pinheiro…”(Is 41.18-20)


segunda-feira, 7 de março de 2011

HOMENAGEM ÀS MULHERES CRISTÃS


 
HOMENAGEM  PELO DIA DA MULHER

Neste dia especial da mulher, dedico a todas as mulheres, de perto e de longe, esta composição poética com muito carinho:
Mulher virtuosa, como  és  preciosa
Teu valor em muito excede o das mais  finas jóias
No jardim de Deus chamas atenção como uma linda rosa
Que para crescer com raízes profundas e estrutura frondosa
Semeias com oração,  regas com  lágrimas, transformando terra seca em gloriosa
Lembra-te sempre que o Deus que tu serves é que provê o sustento 
Mesmo quando tudo parece à mercê dos grandes ventos
Ele sempre mostra que nunca abondona àquele que clama
Por isso revela  sua grandeza em todo o momento
Mandando do céu graça e força sobre  tua vida como um ornamento!...
**************************************************
Parabéns minhas queridas irmãs, amigas e intercessoras. Obrigada por tudo!
Que Deus vos abençoe poderosamente!
Abraços





A MULHER SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS...

Sempre que lemos o Capitulo 31 de proverbios, vemos o retrato de uma mulher incansável e aparentemente com um padrão inatingível, a mulher virtuosa, ou “mulher de força”. Com a graça de Deus podemos vencer nossas fragilidade e vulnerabilidades sabendo que Ele nos chamou para servi-lo segundo o Seu precioso coração. Trago para nossa meditação algumas características que a Bíblia aponta para uma  mulher segundo o coração de Deus …
         1 - É TEMENTE A DEUS -  Enganosa é a graça e vaidade a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada”Pv. 31.30
         Para temer, é preciso conhecer e nesse relacionamento de busca do conhecimento evidenciado com vida e atitudes flui a sabedoria
         A Sabedoria – Vem de Deus:  mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente pura,depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade nem hipocrisia” Tg 3.17
         E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça a Deus que a todos dá liberalmente, e não lança em rosto; e ser-lhe-á dada.
         Busca sabedoria em todas as áreas da vida:  NO FALAR – “Abre a boca com sabedoria, e a lei da beneficencia está na sua boca” Pv 31.26; e em todo o seu padrão de   CONDUTA (Pv 31)
         2 - É CORAJOSA -  Pv.31.17 “Cinge os lombos de forças e fortalece os braços” – Não é uma atitude fácil, no entanto é possível.
         CORAGEM DE VIVER;CORAGEM DE ENFRENTAR OS DESAFIOS
         CORAGEM DE LUTAR  - Exemplo: DÉBORA(Jz 4)
         3-  ORA -  A oração é a chave da vitória que requer: 
         Determinação; Fé e Perseverança -  EXEMPLO: ANA (I Sm 1)
          4 - É OBEDIENTE  : Só obedece quem é agradecido
         Só obedece quem tem disposição em servir
         Só obedece quem respeita a autoridade
         Só obedecer quem AMA  - -  Exemplo: a viúva (Jz 4)
         5 - É SUBMISSA
         Submissão não é: escravidão, alienação, perda de identidade ...
         Exemplo: MARIA
         Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor,cumpra-se em mim segundo a tua palavra”Lc 1.28
          6 - AMA
         A Deus;    Ao próximo - A si mesma;  A PALAVRA DE DEUS
         Amarás o Senhor teu Deus,de todo o teu coração e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento... Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
         (Mt 22.37-39)
         7 - PERDOA
         Perdão é indispensável para  o servo de Deus; 
         Perdoar não é esquecer, é lembrar sem ressentimento;
         Perdoar é um ato de fé e obediência
           Perdoar requer HUMILDADE 

OS SEGREDOS PARA UMA PESCA MILAGROSA

         

CINCO SEGREDOS PARA UMA PESCA MILAGROSA!( Lucas 5 1-11)
Muitas vezes em nossas vidas, seja em que área da vida, nos encontramos a beira da praia, ancorados, seja abastecendo o barco para novos desafios, seja refletindo sobre não ir mais, seja tentando recobrar as forças perdidas ao longo das experiencias em alto mar, o certo é que na beira da praia a decisão é individual. Jesus possibilita uma experiencia profunda aos pescadore, como também faz com cada pessoa
“E aconteceu que, apertando-o a multidão para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré.E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes.” Lc 5:1-2
Dois barcos a beira da praia, os pescadores estavam cansados, desanimados e frustrados pela péssima pescaria sendo obrigados a desistir da pesca,  mesmo sendo profissionais na arte da pesca.
“E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão.” Lucas 5:3
Jesus escolheu UM dos barcos, Ele sabe todas as coisas, se Ele escolheu o seu barco para entrar e lhe dar a chance de usufruir dos seus milagres, não tente transferir responsabilidades para outros, porque quando Deus escolhe Ele garante a provisão.
1º SEGREDO – RECONHEÇA QUE JESUS ESCOLHEU VOCÊ E OBEDEÇA
Quando toma o comando do barco do frustrado Simão, Jesus dá a primeira ordem, que exige de Simão o seu segundo sacrifício de obediencia:
Afastar o barco da terra, tem relação com o desprendimento do que é material, estável, confortável, é sair do controle da situação e permitir que o comandante tome a direção, e através deste afastamento da terra a acustica da ministração de JESUS tornou-se favorável pelo direcionamento do vento, e ensinava a multidão, enquanto isso, esta Simao lavando a rede no LUGAR CERTO!
2º SEGREDO – LAVE SUA REDE NO LUGAR CERTO: PERTO DE JESUS
Ás vezes nós lavamos nossas redes no lugar errado e trazemos consequencias negativas, pois compartilhamos com quem não vai compreender, não vai e nem pode ajudar. A diferenção de Simao é que apesar de estar decepcionado, chateado, frustrado com a sua fracassada pescaria, ele lavou sua rede no LUGAR certo, PERTO DE JESUS, àquele de tem todo Poder para mudar a situação e tem uma preocupação especial com cada pescador.
“E, quando acabou de falar, disse a Simão: faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.” Lucas 5:
3º SEGREDO - ABRA MÃO DE SUA RAZÃO E DIRIJA-SE PARA AS ÁGUAS PROFUNDAS
Ao concluir o ensino, Jesus observa a perseverança de Simão em estar no lugar certo, e agora pede mais, mais um passo, já tinha mandado afastar da terra, agora pede que vá para o mar alto, aguas produndas para lanças as redes.
Os pescadores poderiam até se revoltar com a atitude de Jesus e Simao poderia perguntar: “Senhor de pescaria eu entendo, de lá eu já vim e não deu nada certo… o Senhor é um carpinteiro, o que entende de pesca?!” No entanto tudo leva a crer que Simao sente que estava na frente do  Criador do Céu, da terra e do Mar.
E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, porque mandas lançarei a rede.” Lucas 5:5
Pedro, apesar do seu questionamento,  não teve dúvida alguma em obedecer a Jesus,  e mesmo tendo se esforçado sem exito a noite inteira, apesar de todas as suas comprensíveis desculpas, abriu mao da lógica e sob a Palavra do Senhor, ousou lançar novamente sua rede, que por sinal agora já estava limpa, no entanto lugar de rede é sendo lançada no mar. Rede parada, guardada é prenuncio de um problema: esterelidade espiritual.
4º SEGREDO – CONFIE NA PALAVRA DE DEUS E LANCE SUA  REDE AO MAR
Muitas vezes nós, pescadores de almas, passamos a noite da aflição e da frustração buscando respostas, buscando solucionar a situação por nossas proprias forças e nos cansamos, nos estressamos  e não a atingimos o objetivo. Mas quando Jesus dá a ordem, que será sempre no tempo dEle e não no nosso, devemos obedecer pois Ele garante suprir todas as nossas ansiedades.
5º SEGREDO – COMPARTILHE COM OS OUTROS AS BENÇÃOS QUE DEUS LHE CONCEDE
“E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede. E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique” Lc 5:6-7
Foi tanta benção, um milagre surpreendente a ponto de precisar de reforço para levar a quantidade de peixes, quando as coisas acontecem debaixo da orientação divina, o resultado será sempre alem daquilo que pedimos ou pensamos. O outro barco foi um sortudo, ou até mesmo um curioso, ou até alguem que perseverou em insistir lançar sua rede ao mar mais tempo, e que foi abençoado pela obediencia e disposição de Simao, bem como por estar no lugar certo e na hora certa. As bençãos de Deus são sempre para abençoarmos a outros pois para isso fomos chamados, ninguem faz nada sozinho, sempre precisamos de outras pessoas, seja para nos ajudar, seja para nós ajudarmos.
CONCLUSÃO -  Com o resultado da árdua obediencia dos discipulos, Simao adora ao Senhor, reconhecendo sua pequene, pois sem Jesus jamais conseguiria logra êxito diante de uma situação acima da sua capacidade, acima do seu conhecimento e acima da sua razão. “E, vendo isso Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, por que sou um homem pecador.” Lucas 5:8
A partir de então tornam-se seguidores de Cristo, movidos pela convicção e conhecimento de quem verdadeiramente é Jesus, o Senhor dos Senhores, dominador de todas as coisas!
Pois que o espanto se apoderara dele e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca que havia feito, e, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante, serás pescador de homens. E, levando os barcos para terra, deixaram tudo e o seguiram.” Lucas 5:9-11